A banda que Tom Araya achou igual ao Slayer: "Podemos processar por soar igual?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de fevereiro de 2025
Slayer, uma das bandas mais influentes do thrash metal, sempre teve um som único e reconhecível. Mas, em 2006, Tom Araya percebeu que um grupo em ascensão, Demiricous, soava demais como sua própria banda — a ponto de cogitar se seria possível processá-los por plágio. A entrevista foi publicada pelo Ultimate Guitar.
"Kerry [King] estava elogiando eles, então eu os ouvi e pensei: 'Podemos processar alguém por plágio?'", disse Araya em entrevista. "Eu até perguntei ao meu empresário. Perguntei: 'Podemos processar alguém por soar muito parecido com a gente?' Eles são muito, muito Slayer. [Risos] Eu até toquei para alguém e a pessoa disse: 'Se eu não soubesse, e você estivesse cantando, isso seria Slayer'. Não curto muito isso."
Ao contrário de Araya, Kerry King parecia ver a semelhança com bons olhos. Em entrevista à Metal Maniacs, ele afirmou gostar do som da banda de Indianápolis, destacando sua energia ao vivo: "Sem enfiar o pé na boca, minha banda nova favorita é Demiricous, e eles soam exatamente como nós. Eu amo esses caras. Eles estão criando suas próprias músicas e, sim, soam como nós, mas são boas músicas. Eu os vi tocar e eles são insanos! Foi ótimo."
Formado em 2001 por Nate Olp, Scott Wilson, Ben Parrish e Christopher Cruz, Demiricous lançou seu álbum de estreia, "One (Hellbound)", em 2006 — o mesmo ano da polêmica entrevista. O grupo seguiu com "Two (Poverty)" em 2007 e retornou com "III: Chaotic Lethal" em 2022, consolidando um estilo próprio ao longo dos anos.
Apesar da desconfiança inicial de Araya, Demiricous chegou a abrir um show para o Slayer em Indianápolis, em 2007. Não houve nenhum processo, e parece que a banda conseguiu escapar da sombra de seus ídolos para construir uma base fiel de fãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps