A opinião de Chad Smith do Red Hot Chili Peppers sobre a banda alemã Rammstein
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de maio de 2025
Mesmo que Rammstein e Red Hot Chili Peppers pareçam ocupar extremos opostos do espectro musical, isso não impediu uma conexão curiosa entre dois de seus integrantes. Em entrevista à revista Guitar World (via Ultimate Guitar), Richard Kruspe, guitarrista do Rammstein, revelou que Chad Smith, baterista do RHCP, é um grande fã da banda alemã.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
"Chad Smith é um grande fã do Rammstein. Ele veio a Berlim e nos visitou no estúdio de ensaio. Tive o prazer de tocar com ele por ali e fiquei tipo: ‘Uau!’", contou Kruspe. "Mas é verdade: musicalmente, Chili Peppers e Rammstein são bem diferentes. Ainda assim, consigo apreciar música que é única e guitarristas que têm um toque especial."
A surpresa de Kruspe se explica não apenas pela diferença de estilos entre os grupos — funk rock de um lado, industrial sombrio de outro —, mas pelo respeito mútuo entre músicos de mundos distintos. E Kruspe também não economiza elogios. Ao falar sobre John Frusciante, guitarrista do RHCP, destaca sua habilidade de emocionar com pouco: "Admiro muito a simplicidade dele. Ele tira tanto de apenas três notas e faz soar mais impressionante do que outros tocando 300."
A experiência com Chad Smith foi, segundo Kruspe, inesperada e marcante. "Foi algo especial. Ele entrou ali, no nosso espaço, e tocou com a gente de uma forma tão natural... Foi como se já nos conhecêssemos há tempos."
Quem é Richard Kruspe
Richard Kruspe é guitarrista, compositor e um dos fundadores do Rammstein, banda alemã de metal industrial formada em 1994. Nascido na antiga Alemanha Oriental em 1967, cresceu sob forte repressão cultural e encontrou na música uma forma de expressão e escape. Antes do Rammstein, tocou em projetos underground como Orgasm Death Gimmick, onde começou a desenvolver o estilo pesado e direto que se tornaria marca registrada da banda.
Conhecido por sua preferência por riffs simples, mas impactantes, Kruspe é o responsável por boa parte da identidade sonora do grupo. Para ele, o segredo está na força do ritmo, não na velocidade. Além do Rammstein, mantém um projeto paralelo chamado Emigrate, onde experimenta influências mais amplas do rock alternativo e eletrônico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito

Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Membros do Public Enemy e Red Hot Chili Peppers discordam de Gene Simmons
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Red Hot Chili Peppers afirma que documentário da Netflix é sobre Hillel Slovak
Anthony Kiedis relembra "bizarra" demonstração de profissionalismo dos Ramones


