O emocionante processo de composição de "Blackened", nas palavras de Jason Newsted
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de novembro de 2023
O músico estadunidense Jason Newsted foi baixista do Metallica por 14 anos. Jason se tornou integrante do quarteto fundado por James Hetfield e Lars Ulrich no final de 1986, semanas após a trágica morte de Cliff Burton.
Enquanto foi membro do Metallica, Jason participou da autoria de apenas três músicas, porém, uma dessas canções é uma das melhores composições do quarteto: "Blackened", faixa que abre "...And Justice For All", quarto disco de estúdio do Metallica (o primeiro gravado por Newsted), lançado em alguma data misteriosa do segundo semestre de 1988.
O processo de composição de "Blackened" foi um momento marcante para Jason Newsted, que contou a história durante uma entrevista concedida a Greg Prato, do site Songfacts.
"Esse foi um momento muito especial na minha vida. Foi quando James [Hetfield] e eu nos tornamos amigos. Ele era alguém que eu admirava muito antes de entrar na banda – todos nós o admiramos. Qualquer pessoa em qualquer outra banda, até mesmo os caras das bandas ao nosso redor, do Exodus e do Vio-lence, todos nós admirávamos James. Ele era simplesmente uma pessoa especial e talentosa, ainda é.
Então, estávamos nos tornando amigos e ficávamos na casa ou no apartamento um do outro, cuidávamos dos animais um do outro quando saíamos de férias e fazíamos coisas desse tipo.
Estávamos no meu apartamento de um quarto. Eu tinha meu pequeno Tascam de quatro canais instalado no canto do quarto, estávamos tocando nossas guitarras, apenas tocando alguns riffs. E eu toquei isso [Jason cantarola o riff inicial de ‘Blackened’, como pode ser ouvido aqui, relembrou Newsted.
Após ouvir o riff, o guitarrista/vocalista James Hetfield ficou impressionado. E assim começou a nascer uma das músicas mais caóticas da carreira do Metallica.
"Ele [James] disse: ‘Cara, o que é isso?’. Porque foi realmente muito louco. A coisa [riff] original é uma coisa alternada muito rápida. Cara, é bem complicado, na verdade. Quero dizer, aquele [riff] que acabou no disco também é bem complicado, mas o original é realmente complicado.
James percebeu isso e gravamos aquela parte. E ele disse: ‘Vamos construir isso, e construir isso’. Foi um momento. Na verdade, eu estava compondo uma música com James do Metallica, ele estava aprovando meus riffs e dizendo: ‘Essa vai ser uma música do Metallica’. Esse foi um grande, grande momento para mim. Já estávamos em turnê juntos, então eu tinha um pôster gigante da turnê Damage Inc. na parede do meu quarto, logo acima da minha pequena estação, onde eu tinha meus alto-falantes, meu pequeno quatro canais e as duas ou três guitarras da minha coleção", disse o baixista, que obviamente, ficou muito feliz por ter gravado uma música com James Hetfield.
"Lá estávamos nós, eu poderia pintar esse quadro para você de forma muito clara. Foi um momento muito, muito grande para mim, porque eu estava sendo aprovado pelo ‘The Man’ para ter minha primeira chance de ter uma de minhas composições em um disco do Metallica. Então foi um momento muito especial", concluiu Jason.
Jason foi integrante do Metallica de 1986 até 2000 e gravou os álbuns "...And Justice For All", "Metallica", "Load", "Reload", "Garage Inc." e "S&M". O baixista anunciou sua saída no início de 2000.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps