James Hetfield vazou durante gravações do clipe de "One", clássico do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2021
A música "One" é um dos maiores sucessos do Metallica. A faixa de "...And Justice For All", quarto álbum do quarteto (lançado em setembro de 1988), é presença obrigatória nos shows da banda e foi a primeira composição da banda que ganhou um clipe.
O vídeo oficial de "One", dirigido por Bill Pope e Michael Salomon, estreou na MTV em janeiro de 1989 e fez sucesso quase imediato entre os headbangers. Porém, os líderes do grupo não estavam muito confortáveis durante a gravação, como relatou Salomon durante entrevista para a edição especial da Metal Hammer, que comemora os 40 anos do Metallica.
Para quem não se recorda, o clipe de "One" alterna cenas da banda tocando a música com trechos do filme "Johnny Got His Gun", de Dalton Trumbo. Lançado em 1971, o filme combina com a letra da música, já que narra a história de um soldado que perdeu os membros e os sentidos na Primeira Guerra.
"Falei longamente com Lars Ulrich sobre como íamos integrar a música com os visuais e ele foi muito cauteloso com todo o processo de vídeo. Ele basicamente me disse mil vezes para não estragar tudo", relembrou Salomon, em trecho publicado no site da revista.
"Mais da metade da primeira versão [do clipe] era o filme e o diálogo, e Lars me disse: ‘Este é o nosso primeiro vídeo, e você está cobrindo todas as nossas músicas!’. Ele estava assustado. Fomos e voltamos por um mês antes de chegarmos a um acordo sobre o equilíbrio certo", afirmou Salomon.
Não foi apenas Lars que estava inseguro. O frontman da banda não estava muito certo do que estava fazendo e chegou a picar a mula no meio das gravações. "Antes de filmarmos a performance, peguei a música e o filme, editei juntos um corte bruto com diálogos e imagens, e mostrei a eles. Depois de cerca de um minuto, James [Hetfield] - que era meio assustador para mim, eu tinha ouvido algumas histórias - disse, ‘Não sei que porra é essa’, se levantou e foi embora. Não é o começo ideal".
Felizmente, James resolveu voltar para terminar as gravações do vídeo, que dividiu a programação da MTV com grandes nomes do rock e do pop. "Pelo que me lembro, foi o último vídeo reproduzido no programa noturno de heavy metal da MTV, então foi ao ar por volta das 3h30 na costa oeste [dos EUA], onde eu estava. Achei que seria o único horário que a MTV ofereceria, porque era [um vídeo] muito escuro e incomum. Mas uma semana depois de ir ao ar, a MTV tinha tantos pedidos que eles começaram a exibi-lo durante o dia, entre os vídeos de Michael Jackson e Bon Jovi, o que foi uma grande surpresa para mim. Realmente afetou as pessoas, foi um momento relâmpago que ninguém poderia ter previsto", afirmou o diretor.
Por fim, Salomon disse que o impacto causado pelo clipe de "One" o emociona até hoje, mais de 30 anos após o lançamento. "Estou surpreso e emocionado com seu impacto duradouro. Recentemente, alguém me enviou uma cópia da Rolling Stone com uma lista dos 100 melhores vídeos de todos os tempos, e estava na casa dos 40 [número 42]. Para muitas pessoas, ‘One’ é uma parte muito visceral e importante de suas vidas. Para mim foi um trabalho difícil e um vídeo que traumatizou uma geração de meninos de 10 a 13 anos!".
O vídeo de "One" faz sucesso até hoje, tanto que no Youtube, passou as 200 milhões de visualizações. Se você nunca teve o prazer de assistir o primeiro clipe gravado pelo Metallica, aperte o play e boa viagem!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Show do AC/DC em São Paulo será realizado no MorumBIS; Pretty Reckless fará a abertura
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando

O artista que serviu de ponte entre o punk e o heavy metal, segundo Kirk Hammett
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
Dave Mustaine diz que som da guitarra do Metallica mudou o mundo
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Mustaine acha que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" ficou tão boa quanto a original
Por que Dave Mustaine escolheu gravar justo "Ride the Lightning", segundo o próprio
Cinco músicas gravadas por bandas de Metal que foram inspiradas em filmes
James Hetfield afirma que é "quase impossível" manter o ritmo do passado


