James Hetfield vazou durante gravações do clipe de "One", clássico do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2021
A música "One" é um dos maiores sucessos do Metallica. A faixa de "...And Justice For All", quarto álbum do quarteto (lançado em setembro de 1988), é presença obrigatória nos shows da banda e foi a primeira composição da banda que ganhou um clipe.
O vídeo oficial de "One", dirigido por Bill Pope e Michael Salomon, estreou na MTV em janeiro de 1989 e fez sucesso quase imediato entre os headbangers. Porém, os líderes do grupo não estavam muito confortáveis durante a gravação, como relatou Salomon durante entrevista para a edição especial da Metal Hammer, que comemora os 40 anos do Metallica.
Para quem não se recorda, o clipe de "One" alterna cenas da banda tocando a música com trechos do filme "Johnny Got His Gun", de Dalton Trumbo. Lançado em 1971, o filme combina com a letra da música, já que narra a história de um soldado que perdeu os membros e os sentidos na Primeira Guerra.
"Falei longamente com Lars Ulrich sobre como íamos integrar a música com os visuais e ele foi muito cauteloso com todo o processo de vídeo. Ele basicamente me disse mil vezes para não estragar tudo", relembrou Salomon, em trecho publicado no site da revista.
"Mais da metade da primeira versão [do clipe] era o filme e o diálogo, e Lars me disse: ‘Este é o nosso primeiro vídeo, e você está cobrindo todas as nossas músicas!’. Ele estava assustado. Fomos e voltamos por um mês antes de chegarmos a um acordo sobre o equilíbrio certo", afirmou Salomon.
Não foi apenas Lars que estava inseguro. O frontman da banda não estava muito certo do que estava fazendo e chegou a picar a mula no meio das gravações. "Antes de filmarmos a performance, peguei a música e o filme, editei juntos um corte bruto com diálogos e imagens, e mostrei a eles. Depois de cerca de um minuto, James [Hetfield] - que era meio assustador para mim, eu tinha ouvido algumas histórias - disse, ‘Não sei que porra é essa’, se levantou e foi embora. Não é o começo ideal".
Felizmente, James resolveu voltar para terminar as gravações do vídeo, que dividiu a programação da MTV com grandes nomes do rock e do pop. "Pelo que me lembro, foi o último vídeo reproduzido no programa noturno de heavy metal da MTV, então foi ao ar por volta das 3h30 na costa oeste [dos EUA], onde eu estava. Achei que seria o único horário que a MTV ofereceria, porque era [um vídeo] muito escuro e incomum. Mas uma semana depois de ir ao ar, a MTV tinha tantos pedidos que eles começaram a exibi-lo durante o dia, entre os vídeos de Michael Jackson e Bon Jovi, o que foi uma grande surpresa para mim. Realmente afetou as pessoas, foi um momento relâmpago que ninguém poderia ter previsto", afirmou o diretor.
Por fim, Salomon disse que o impacto causado pelo clipe de "One" o emociona até hoje, mais de 30 anos após o lançamento. "Estou surpreso e emocionado com seu impacto duradouro. Recentemente, alguém me enviou uma cópia da Rolling Stone com uma lista dos 100 melhores vídeos de todos os tempos, e estava na casa dos 40 [número 42]. Para muitas pessoas, ‘One’ é uma parte muito visceral e importante de suas vidas. Para mim foi um trabalho difícil e um vídeo que traumatizou uma geração de meninos de 10 a 13 anos!".
O vídeo de "One" faz sucesso até hoje, tanto que no Youtube, passou as 200 milhões de visualizações. Se você nunca teve o prazer de assistir o primeiro clipe gravado pelo Metallica, aperte o play e boa viagem!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
We Are One Tour 2026 ganha data extra em São Paulo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos


A música do Metallica que faz um estádio de futebol americano tremer
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Metallica teve 2,2 bilhões de streams no Spotify no ano de 2025
Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Quando Belchior concordou plenamente com o Metallica, mas de nada adiantou


