Legião Urbana: a banda quase acabou por causa de um show em Brasília
Por Helton Grunge
Fonte: Rockstage
Postado em 04 de março de 2025
A Legião Urbana é, sem dúvida, uma das maiores bandas de Rock do Brasil. Liderada por Renato Russo, os músicos vieram do Punk, mas trouxeram o Post-Punk e outras sonoridades distintas para o trabalho da banda.
Renato Russo teve uma doença grave na adolescência que o fez ficar muito tempo trancado em seu quarto. Até se recuperar, o futuro músico ouviu muitas músicas diferentes, leu muitas revistas sobre Rock e conheceu grandes bandas. Dentre todo o acervo que começou a ouvir, o Punk Rock foi o que mais chamou sua atenção.
Legião Urbana - Mais Novidades
Os anos se passaram e ele, junto de dois amigos (André Pretorius e Felipe Lemos) decidiram formar o Aborto Elétrico, uma das primeiras bandas de Punk Rock de Brasília. Porém por brigas internas, Renato decidiu deixar a banda. Tempos depois ele iniciava sua carreira com a Legião Urbana enquanto Felipe Lemos formava o Capital Inicial.
Anos depois, a Legião conseguiu uma chance de gravar seu primeiro álbum por causa de Herbert Vianna. O líder dos Paralamas do Sucesso levou uma música de Renato Russo para o álbum de estreia de sua banda e o produtor do álbum ficou curioso para saber quem havia composto a letra de Química, faixa escolhida por ele para fazer parte do trabalho. O guitarrista e vocalista dos Paralamas disse que o compositor era Renato Russo e que ele era tudo o que Herbert queria ser; essa frase o que deixou o produtor ainda mais curioso para conhecer quem era Renato Russo.
Porém, Renato Russo havia saído do Aborto Elétrico e, antes de começar a Legião Urbana, iniciou um projeto solo chamado Trovador Solitário. Nesse trabalho, Renato se empenhou mais em trabalhos de violão, tendo influências de Folk. Foram gravações desse estilo que Herbert mostrou para seu produtor e que fizeram Renato Russo e sua banda serem convidados para gravarem seu primeiro álbum.
O primeiro álbum da Legião foi lançado e já chamou muito a atenção, mas, sem dúvida, o Dois (1986) foi um dos maiores sucessos da década na história do Rock. A gravadora pressionou a banda para lançarem um terceiro álbum, porém com o ritmo de shows, os músicos não tinham um acervo de músicas suficiente para lançarem um trabalho novo. Com isso, recorreram a trabalhos antigos que Renato havia composto tanto para o Aborto Elétrico, quanto para o Trovador Solitário. Assim, lançaram o Que País é Este? (1987).
Na turnê desse disco, a banda foi convidada para se apresentar no estádio Mané Garrincha, em Brasília - DF. Como a banda havia feito muito sucesso com os primeiros álbuns, a residência dos músicos deixara de ser a capital do Brasil e nesse momento seria o primeiro show da banda lá já com o nome estabelecido nacionalmente.
O que era para ser um sucesso, tornou-se um pesadelo: o show foi muito mal organizado e o público acabou culpando a banda por isso, arremessando garrafas e objetos no palco em sinal de protesto. Renato Russo e os músicos ficaram completamente decepcionados com a situação, uma vez que não eram os responsáveis pela organização do evento.
A banda quase acabou naquele momento. O público, enfurecido, começou a queimar os álbuns da banda em praça pública, em sinal de protesto. Aquilo poderia ter sido o fim da Legião, mas, serviu para um recomeço.
Os músicos decidiram se concentrar mais em lançar bons trabalhos de estúdio e menos em fazer muitos shows, podendo assim filtrar que apresentações fariam e os locais onde tocariam. A escolha, que parecia arriscada, mostrou-se uma decisão correta, pois com menos shows, a banda conseguia se concentrar mais em materiais melhores a serem lançados.
O álbum que acabou mudando a história e a sonoridade da banda foi o As Quatro Estações (1989), trabalho onde a banda se tornou um trio (Renato Rocha deixou a banda) e apostou também em uma musicalidade mais voltada para o violão, deixando as influências de Post-Punk um pouco de lado.
O álbum acabou sendo o de maior sucesso da banda e mostrou que os músicos poderiam mudar sua sonoridade e ainda fazerem muito sucesso. O canal Só Me Resta o Rock 'n' Roll falou um pouco mais sobre esta mudança de sonoridade, sobre o problemático show em Brasília - DF e sobre o recomeço da banda com o lançamento de seu quarto álbum. Quer saber mais? Basta clicar abaixo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A banda de rock alternativo que conseguiu juntar lado agressivo e delicado segundo André Barcinski
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine


O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
O hit da Legião Urbana que revela crítica de Renato Russo a hábito de apresentadoras infantis


