O riff clássico do AC/DC que surgiu para Malcolm Young enquanto ele dormia
Por André Garcia
Postado em 22 de abril de 2025
Ser artista é uma eterna busca por inspiração ou ideias daquelas em que você tropeça. Como a criatividade geralmente é um telefone que só recebe ligação, essas coisas podem surgir em qualquer lugar e a qualquer hora.
Reza a lenda que Ray Manzarek, do The Doors, estava de bobeira com Jim Morrison em Venice Beach quando teve a ideia da introdução de "Light My Fire". Aí ele foi correndo para casa procurar no teclado as notas que ele ouvia em sua cabeça.
AC/DC - Mais Novidades
Segundo a SongFacts, o guitarrista do INXS Andrew Farriss teve a ideia de "Need You Tonight" no hotel pouco antes de partir para o aeroporto. O mais rápido possível ele gravou a base usando uma bateria eletrônica. Quando taxi chegou ele ainda estava trabalhando na música, então pediu que o taxista o esperasse com o taxímetro ligado.
Sonhos também podem ser fonte de inspiração. Um dos maiores hits dos Rolling Stones, "Satisfaction" surgiu para Keith Richards enquanto dormia. Também surgiu nos sonhos de Paul McCartney dois dos maiores hits dos Beatles. "Yesterday" e "Let It Be".
Um dos maiores sucessos do AC/DC, "Back in Black" também surgiu de um sonho, mais especificamente do guitarrista Malcolm Young. Em entrevista de fevereiro para a Guitar World Angus Young relembrou:
"Malcolm veio falar comigo uma vez quando estávamos na turnê de Highway to Hell e disse 'Tenho um riff aqui que está me deixando louco'. Eram 3 da manhã e eu estava tentando dormir. Ele perguntou 'Bem, o que você acha dele?' Eu respondi 'Parece bom para mim'. E assim surgiu 'Back in Black'. BANG!"
"É assim que eu e Malcolm geralmente trabalhamos. Colocamos nossas ideias em uma fita e depois mostramos um para o outro."
"Back In Black" é a faixa-título do sétimo álbum do AC/DC — o primeiro com o vocalista Brian Johnson no lugar do falecido Bon Scott. O sucesso foi tamanho que se trata simplesmente do álbum de rock mais vendido de todos os tempos! "Back In Black", seu quarto e último single, segundo o Setlist.fm foi a sétima música mais tocada ao vivo por eles (atrás de "Hell's Bells" e à frente de "Shoot to Thrill", também do mesmo disco).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"


Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O guitarrista que Angus Young disse ser "o mais imitado do mundo"
A cantora que foi apelidada "Batgirl" pelo AC/DC
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
Lars Ulrich diz quem escolheria para substituí-lo no Metallica
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


