A história por trás do nome AC/DC segundo Dave Evans, primeiro vocalista da banda
Por Bruce William
Postado em 03 de janeiro de 2025
Em um corte recente da participação de Dave Evans no Podpokas, o primeiro vocalista do AC/DC contou como foi que a banda adotou o nome que ficou marcado para a posteridade.
AC/DC - Mais Novidades
Dave gravou os dois primeiros singles do AC/DC, "Can I Sit Next To You Girl" e "Baby, Please Don't Go". Mas, em outubro de 1974, menos de um ano após o primeiro show do AC/DC, Evans deixou a banda. Ele foi substituído por Bon Scott, que cantou nos primeiros seis álbuns de estúdio do AC/DC e se tornou uma lenda após sua morte em 1980.
A história que se conta é que o AC/DC escolheu seu nome quando Malcolm e seu irmão, o guitarrista Angus, estavam procurando por algo marcante, e sua irmã Margaret viu as letras AC/DC no adaptador de energia de uma máquina de costura ou no verso de um aspirador de pó. Os irmãos Young teriam achado o nome adequado para a banda porque "tinha algo a ver com eletricidade, então parecia se encaixar."
Será que foi isso mesmo? Vamos ver as palavras de Dave, conforme transcrição feita pelo Blabbermouth:
"Bem, estávamos felizes ensaiando [no final de 1973], e um cara que queria nos gerenciar chamado Alan Kissack disse: 'Ei, pessoal, tenho um show para vocês em algumas semanas.' E ele disse que seria na véspera de Ano Novo, 31 de dezembro [de 1973], no famoso Chequers nightclub, o principal clube da Austrália", conta Dave. "Seria Véspera de Ano Novo à meia-noite, e era o melhor show na Austrália. E precisávamos de um nome porque aconteceria em poucas semanas. Então pensamos: 'Ah, tudo bem.' Então éramos uma banda, mas não tínhamos nome. Então começamos a sugerir nomes entre nós, mas ninguém concordava. Eu tinha alguns nomes realmente bons, mas eles não gostaram. Então não sabíamos o que fazer. Decidimos que, no próximo ensaio, todos levaríamos três nomes cada um, colocaríamos em um chapéu e escolheríamos um. Qualquer que fosse, seria nosso nome, porque precisávamos de algo rápido."
Prossegue Dave: "No próximo ensaio, eu trouxe três nomes no bolso... Mas isso não importava, porque, quando todos chegamos, Malcolm Young disse: 'Minha cunhada' - a esposa do irmão mais velho George - 'sugeriu um nome.' Perguntamos: 'Ok, qual é?' E Malcolm disse: 'AC/DC.' E eu pensei rapidamente: é um nome fácil de lembrar, AC/DC. E estava na lateral de muitos aparelhos elétricos. AC/DC significa corrente alternada e corrente contínua. Corrente alternada são baterias. Corrente contínua, você liga na tomada. Eu tinha um toca-discos portátil que tinha AC/DC na lateral. Então, eu podia levá-lo ao parque e usar baterias, depois voltar para casa e conectá-lo na tomada. AC/DC. Sim, muitos aparelhos tinham AC/DC."
O vocalista relata que, ali naquela hora, ele rapidamente percebeu que aquele nome emplacaria por um motivo mais que óbvio, que talvez nem todos se dão conta. "E eu pensei: propaganda gratuita - propaganda gratuita em todos esses aparelhos, e é fácil de dizer, e significa força. Tudo isso passou pela minha cabeça rapidamente. E eu disse sim. Eu disse: 'Ótimo. Eu adorei, adorei.' E então [o baterista] Colin Burgess disse: 'Sim, eu também gosto.' E então [o baixista] Larry [Van Kriedt] disse: 'Ok, eu gosto.' E Malcolm nos olhou e disse: 'Bem, vamos nos chamar de AC/DC?' E todos levantamos as mãos, e foi unânime. E dissemos: 'Ok, somos AC/DC.' E os três nomes que pensei, voltei para casa e os joguei fora."
O vídeo completo com a participação de Dave Evans no podcast Podpokas pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
O solo de uma nota que Eddie Van Halen elegeu como um dos maiores; "um tapa na cara dos virtuoses"
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil


O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A banda que Bon Scott viu ao vivo e ficou em choque; "parecia o Little Richard no palco"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A cantora que foi apelidada "Batgirl" pelo AC/DC
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Cinco artistas que Angus Young, do AC/DC, não suporta — nas palavras dele mesmo


