A canção mais seminal do The Who, segundo Pete Townshend, nunca saiu em um álbum da banda
Por Bruce William
Postado em 13 de abril de 2025
Pete Townshend sempre usou a música como uma ponte entre o mundo interior e o exterior. Ao longo da trajetória do The Who, ele buscou não apenas criar canções impactantes, mas também expressar seus conflitos pessoais, dúvidas espirituais e frustrações existenciais. Para ele, algumas dessas composições acabaram assumindo um significado mais profundo, como foi o caso de "The Seeker".
Who - Mais Novidades
Lançada como single em 1970, "The Seeker" não entrou em nenhum álbum de estúdio da banda. Ainda assim, Townshend a considera uma de suas músicas mais importantes. Segundo ele, trata-se de um ponto de virada em sua vida criativa. "Foi uma peça seminal para mim sobre a futilidade necessária da busca espiritual. Por que fútil? Porque sempre estamos onde deveríamos estar", disse o guitarrista, conforme relata a wikipedia.
Essa noção de busca sem fim aparece em várias fases da obra do The Who. Em Tommy, o personagem-título usa a música como forma de se conectar com o mundo, enquanto "Quadrophenia" mergulha em conflitos internos e identitários. Já em "The Seeker", a mensagem é mais direta: não importa quantas referências religiosas ou culturais você procure — você nunca estará mais próximo de uma verdade absoluta.
Esse sentimento de frustração e realismo também aparece de forma simbólica em "Won’t Get Fooled Again", canção originalmente composta para o projeto Lifehouse, que acabou nunca sendo concluído. A famosa frase "Meet the new boss / Same as the old boss" resume bem a percepção de que as mudanças externas não resolvem dilemas internos, algo recorrente na filosofia lírica de Townshend.
Mesmo em fases posteriores da banda, como em "Eminence Front", Pete já mostrava sinais de cansaço com a ideia de representar algo em que já não acreditava. Ele preferia ser sincero com o público a manter uma imagem que julgasse artificial. "A honestidade sempre foi mais importante do que a performance", explicou certa vez, conforme relata a Far Out.
Apesar disso, o impacto das canções do The Who não se limita à introspecção. Faixas como "Baba O’Riley", dedicadas ao mestre espiritual Meher Baba, revelam o desejo constante de Townshend de encontrar uma espécie de transcendência na música, mesmo que o resultado seja uma confissão de fracasso nessa missão.
Para ele, a grandeza de "The Seeker" está justamente em sua conclusão amarga e realista: o reconhecimento de que a busca nunca terá fim. Ao colocar isso em uma canção de rock com estrutura simples e letra direta, Pete conseguiu transformar sua frustração pessoal em algo universal, e talvez por isso ela ainda soe tão atual. Afinal, como ele mesmo disse, "sempre estamos onde deveríamos estar", mesmo que isso nem sempre pareça suficiente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
O detalhe irritante em clássico do Led Zeppelin que Jimmy Page não consegue ignorar
Membros do Green Day respondem quem inspirou o clássico "American Idiot"
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Molly Hatchet anuncia "Lost Horizon", primeiro álbum de estúdio em uma década e meia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd

Roger Daltrey revela que o The Who voltou a ensaiar com Zak Starkey na bateria
A estranha música do The Who em que Roger Daltrey tentou cantar como uma criança de oito anos
A canção do The Who que Pete Townshend criou para imitar os Rolling Stones
O maior sobrevivente do rock, segundo Eddie Vedder do Pearl Jam
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
A banda que entregou a Neil Peart tudo o que ele queria encontrar na bateria
A banda clássica que Bono diz ter sido o maior modelo para o U2
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
As 4 melhores músicas do The Who segundo seu principal compositor, Pete Townshend
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"


