Pete Townshend ficou "incrivelmente decepcionado" com seu herói Bob Dylan
Por André Garcia
Postado em 07 de dezembro de 2023
Desde os anos 50, o rock é hierarquizado entre ídolos e fãs. Enquanto os primeiros são considerados heróis e colocados em um pedestal quase divino, os fãs assumem um papel quase que de adoradores e súditos, consumidores.
Em entrevista de 1974 para a Penthouse, Pete Townshend foi questionado sobre quem foi seu herói na década anterior.
"Bem, tinha Bob Dylan. Quando eu era jovem [...] e ouvia Dylan, mal podia esperar pelo dia em que alguém o entrevistasse a fundo, e descobrisse o que realmente se passava em sua mente. E quando descobri que não havia nada lá... absolutamente nada... devo dizer que fiquei incrivelmente decepcionado. A partir daquele dia, ele deixou de ser meu herói."
"Ele permaneceu sendo alguém que escrevia músicas que eu amava. Ainda amo as coisas mais antigas pela pura nostalgia de lembrar o quanto ele era empolgante; mas ele não era exatamente o gladiador que eu esperava. No entanto, você não pode negar que a música de Dylan marcou uma nova dimensão no rock n roll. Ele abriu a porta para que o rock dissesse coisas maiores e melhores."
Sobre como exatamente Bob Dylan mudou em termos de discurso no rock, Townshend acresecentou: "Creio que o rock se tornou mais idealista. Virou música de adolescente, e também um veículo para a denúncia do que não acreditávamos. Se algo fosse meio duvidoso, sabíamos que logo haveria uma música sobre, e que através dela saberíamos o que achávamos certo e o que achávamos errado. Era como uma afirmação."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps