A noite mais importante da história do Guns N' Roses; "Obrigado a todos que vieram", disse Axl
Por Bruce William
Postado em 15 de junho de 2025
Em meados de 1985, o Guns N' Roses ainda era apenas uma ideia teimosa na cabeça de Axl Rose e Izzy Stradlin. Eles já tinham passado por formações instáveis, brigas de ego e até fuga de músicos no último minuto. Naquela altura, faltavam datas para cumprir e sobravam problemas para resolver. Para muitos, era só mais uma banda de garotos malucos de Hollywood, fadada a sumir antes do primeiro riff ecoar pelos bares da Sunset Strip, relembra a Classic Rock.
Guns N' Roses - Mais Novidades
A virada começou quando Duff McKagan, o novo baixista, trouxe dois nomes que conhecia bem da cena underground: Slash, um guitarrista magrelo com cartola e dedos afiados, e Steven Adler, baterista que tinha mais energia que juízo. Foi tudo decidido na pressa; não havia tempo para conversas, ensaios longos ou apresentações formais. Se não encaixassem na marra, aquela turnê pelo noroeste dos EUA seria cancelada, enterrando de vez o embrião do GN'R.
Eles se reuniram num cubículo em Silverlake e testaram o que seria a química mais explosiva do rock oitentista. Bastaram poucos segundos de "Shadow Of Your Love" para todo mundo perceber que havia nascido um monstro. "A química foi imediata, barulhenta, suja e absolutamente certa", disse Duff depois, lembrando que até Axl, atrasado como sempre, entrou correndo, pegou o microfone e rasgou a garganta enquanto escalava as paredes do estúdio. Adler definiu a cena de forma simples: "Eu soube na hora: era a banda que eu esperei a vida inteira."
Do ensaio direto para o campo de batalha. O primeiro show com a formação clássica rolou no Troubadour, casa lendária de Los Angeles, ponto de partida de tantos gigantes do rock que começaram pobres, bêbados e famintos. Para o Guns, ainda não havia fãs devotos nem imprensa interessada: a plateia era feita de curiosos, bêbados de quinta-feira e amigos de amigos. Mas naqueles poucos metros de palco, eles tocaram como se já estivessem em Wembley.
Axl agradeceu educadamente: "Obrigado a todos que vieram", mas Slash soltou o veneno: "Cheguem mais perto, mexam essas bundas, vamos animar isso aqui!". O setlist misturava faixas que ninguém conhecia como "Don't Cry" e "Anything Goes", e covers de "Jumpin' Jack Flash" e "Heartbreak Hotel". Marc Canter, amigo de infância de Slash, estava lá, clicando fotos para registrar o que ninguém imaginava: o nascimento de um furacão.
Quando voltaram do pequeno giro pelo noroeste, enfrentando perrengues de estrada, confusões e dívidas, todos sabiam que nada mais seguraria aqueles cinco. Foi uma noite que não mudou só a história deles, mas também fincou no rock um novo padrão de caos, sujeira e honestidade brutal. Duff não teve dúvidas ao resumir tudo anos depois: "Aquele dia foi o mais importante das nossas vidas. Ali a gente deixou de ser garotos e virou o Guns N' Roses que o mundo conheceu: perigoso, imprevisível e faminto."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
Até 62% de desconto em ofertas de vinis, CDs, smartphones, acessórios e outros na Amazon
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho


Guns N' Roses, Melania Trump e a "música linda" que não foi liberada
Por que as guitarras de Brian May ficaram fora do "Chinese Democracy" do Guns N' Roses
Axl Rose queria "o guitarrista mais maluco de todos", e Joe Satriani sabia onde achar
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
As músicas que ajudaram a implodir o Guns N' Roses por dentro, segundo Slash
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista
O membro mais subestimado do Guns N' Roses segundo Slash: "É metade do charme do 'Appetite'"


