Por que Keith Richards se recusou a ouvir os discos de alguém vital para os Rolling Stones
Por Bruce William
Postado em 10 de junho de 2025
Keith Richards sempre teve apreço pelo bom e velho rock de raiz. Blues, country, riffs secos e diretos — esse é o território onde ele se sente em casa. E mesmo com décadas de estrada ao lado dos Rolling Stones, nunca escondeu que nem tudo que gravaram, especialmente nos anos 1980, o agradava. Mas o que ele definitivamente não fez foi dar uma chance aos discos solo de Mick Jagger.
Rolling Stones - Mais Novidades
A relação entre Richards e Jagger é conhecida por suas tensões, apesar da parceria musical lendária. Quando os Stones começaram a flertar com o disco e o pop radiofônico, Jagger era quem puxava o grupo para esse lado. Richards, por sua vez, torcia o nariz. Quando Jagger resolveu lançar álbuns solo, tentando se adaptar às novas tendências, Keith não apenas não aprovou — ele sequer ouviu.
"Eu só fiz meus discos porque ele não estava trabalhando com a gente", explicou Richards certa vez. Sobre os projetos de Jagger, foi direto: "Tinha a ver com ego. Ele realmente não tinha nada a dizer. O que ele fez, dois álbuns? Nunca ouvi. Deixo por isso mesmo." Richards ainda completou: "Pra mim, nunca se tratou de fazer discos pra ficar famoso ou mandar algum recado."
O incômodo era evidente, ressalta a Far Out: boa parte das ideias que Jagger estava desenvolvendo em carreira solo poderiam muito bem ter sido usadas em álbuns dos Stones. Para Richards, o vocalista parecia mais preocupado em seguir modismos do que fortalecer a banda. E, francamente, vê-lo em duetos como "Dancing in the Street" com David Bowie só reforçava essa impressão.
Enquanto Jagger testava caminhos mais comerciais, Richards se manteve fiel à sua essência — e talvez por isso ele nunca tenha sentido falta de apertar o play nos álbuns do colega. Pra ele, se não tinha alma, não valia nem o risco de ouvir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Black Crowes e Whiskey Myers lançam cover para "Star Star", dos Rolling Stones
Rolling Stones lançam amanhã música sob nome falso e segue o mistério sobre novo álbum
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
3 músicas subestimadas de 1972 que hoje soam melhores, segundo a American Songwriter
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Quando o Lynyrd Skynyrd irritou Mick Jagger ao abrir o show dos Rolling Stones
O momento que Angus Young deixou de curtir Rolling Stones: "A partir daí, não há nada"


