A balada tão sonolenta dos Stones que Keith Richards literalmente pegou no sono ao tocar
Por Bruce William
Postado em 21 de julho de 2025
Na década de 1970, os Rolling Stones estavam em plena forma, lançando discos que definiriam sua história. Mas nem tudo que saiu daquela fase virou clássico imediato. Entre os álbuns que passaram meio batidos está "Black and Blue", de 1976, que é um disco com bons momentos, como o riff de "Crazy Mama" ou o clima country de "Memory Motel", mas também com algumas faixas que nem os próprios integrantes pareciam levar tão a sério.
Rolling Stones - Mais Novidades
Um exemplo é "Fool to Cry". A balada, conduzida ao piano (youtube), dista bastante do padrão das grandes canções lentas que os Stones já tinham feito. Diferente do peso emocional de "Angie" ou "Wild Horses", essa tinha um andamento arrastado, quase embalado por uma suavidade que mais lembrava uma canção de ninar. Nem mesmo Mick Jagger, que sempre soube dar intensidade às baladas da banda, conseguiu escapar do tom excessivamente meloso.
Se para o público a música já parecia sem energia, para Keith Richards ela chegou ao ponto do insuportável. O próprio guitarrista admitiu o que aconteceu durante uma apresentação ao vivo: "Eu adormeci no palco, no meio de 'Fool to Cry'. É uma música muito chata, e eu estava bem chapado. Estava usando um pedal de volume e fiquei ali... mas ficou tão alto que eu tive que acordar."
Richards não era exatamente um modelo de sobriedade na época, e ninguém estranharia vê-lo exagerar nos bastidores. Mas dormir tocando ao vivo, em pleno show, foi um daqueles momentos que só reforçam a fama do guitarrista. Ainda mais sabendo que o tal "despertador" foi o próprio som da guitarra, que explodiu nos alto-falantes por causa do pedal travado.
Se Keith chegou a esse ponto, talvez "Fool to Cry" devesse ter ficado mesmo só no estúdio, ou na trilha sonora de quem precisa de uma boa canção de ninar. Porque, para o riffman mais resistente do rock, ela funcionou melhor do que qualquer calmante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O músico que para James Hetfield representava a própria América
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Europe lança "The Cult of Ignorance", faixa de seu próximo disco de estúdio
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi


A banda à frente de seu tempo, influenciada pelos Stones, que teria sido rejeitada por Jagger
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
O "disco fraco" dos Rolling Stones que fãs estão redescobrindo em versão deluxe
Keith Richards, dos Rolling Stones, se torna bisavô aos 82 anos de idade
Brasil viajará para a Copa do Mundo no avião dos Rolling Stones
5 músicas dos Rolling Stones que Mick Jagger não suporta ouvir
Produtor considera novo álbum dos Rolling Stones ainda melhor que o anterior
Cinco bandas que lançaram o primeiro disco há mais de 50 anos e continuam na ativa
Por que Mick Jagger aceitou conselho de John Lennon para nunca conhecer Elvis Presley?
Quem é o Jack citado na música "Jumpin' Jack Flash", dos Rolling Stones?


