A resposta do Led Zeppelin quando punks o acusaram de serem muito ricos
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de julho de 2025
No fim dos anos 1970, o mundo do rock foi sacudido por um novo movimento: o punk. Com guitarras sujas, três acordes e uma atitude de confronto, bandas como Sex Pistols e The Clash colocaram em xeque os gigantes do rock de estádio — entre eles, o Led Zeppelin. Mas Jimmy Page e Robert Plant não deixaram barato. A reação veio em forma de música: "Wearing and Tearing", a faixa mais agressiva já lançada pelo grupo após a era dourada.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Em matéria publicada pelo site Far Out Magazine, o jornalista Tim Coffman narra como o Zeppelin, mesmo nos anos finais de sua trajetória, decidiu responder às críticas punk com a mesma linguagem: raiva e velocidade.
"Eu amo Wearing and Tearing, que eu e Page escrevemos juntos. Estávamos tão irritados com esse papo punk de ‘o que esses ricaços sabem?’", contou Robert Plant. "Primeiro: a gente nem tinha tanto dinheiro assim. Segundo: sabíamos mais de psychobilly do que eles."
A faixa, lançada em 1982 na coletânea Coda (mas gravada em 1978 durante as sessões de In Through the Out Door), traz um Led Zeppelin visceral. Guitarras rápidas, vocais ásperos e a bateria esmagadora de John Bonham formam um som que pouco deve aos Sex Pistols — e muito ao rock cru dos primórdios.
"Embora a música não seja das mais pesadas do grupo, ela tem algo que o punk não conseguia: groove", escreveu Coffman. "Bonham impõe uma força que bateristas como Paul Cook ou Topper Headon não alcançavam."
A crítica punk à pompa e ao luxo do rock clássico mexeu com os gigantes. Para os punks, nomes como Led Zeppelin representavam o excesso, o distanciamento da rua. Mas, como lembra a reportagem, poucos se lembram que Page e Plant haviam começado tocando blues em porões esfumaçados e palcos improvisados. A energia de "Since I’ve Been Loving You" em versões ao vivo, por exemplo, rivaliza com a urgência do punk em qualquer clube londrino.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Ouça o single punk gravado por Dave Murray antes do sucesso com o Iron Maiden
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem

Site elege as 10 piores do Led Zeppelin: "Nem toda canção pode ser tão boa quanto Kashmir"
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A música do Led Zeppelin que para Robert Plant é o seu "cartão de visitas" como vocalista
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A curiosa música do Led Zeppelin que melhor define Jimmy Page, segundo Robert Plant
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A banda que para Roger Daltrey estava à frente do Cream e Jimi Hendrix Experience
O álbum que fez Dave Mustaine perder interesse no Led Zeppelin: "Não estão tocando bem"


