O maior frontman de todos os tempos, segundo Bono (e por que ele preferia seus rivais)
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de janeiro de 2025
Em entrevista resgatada pela Far Out, Bono, vocalista do U2, apontou Mick Jagger, dos Rolling Stones, como o maior frontman de todos os tempos. Ele comentou sobre a capacidade única do cantor de comandar o palco e criar uma conexão com o público.
Em suas declarações, Bono enfatizou a diversidade e profundidade presentes na trajetória da banda britânica, mas disse que no caso deles a ideia sempre foi se parecer mais com os rivais históricos dos Stones - os Beatles.
"Embora Mick Jagger tenha sido o maior frontman, nós queríamos ser os Beatles mais do que os Stones. Os Rolling Stones passaram por muitas fases ao longo de 60 anos. Suas músicas têm uma dimensão infinita, mas, na maior parte, trabalham com uma paleta de sons semelhante."
Para Bono, segundo a publicação, a função de um frontman vai muito além de simplesmente cantar e encenar um espetáculo; trata-se de manter a integridade e a autenticidade do artista, assim como de garantir que a performance se torne uma experiência compartilhada com o público.
Bono faz referência a momentos emblemáticos, como a atuação no Live Aid, que demonstrou a habilidade de gerar empatia e energizar multidões. Essa capacidade, segundo o vocalista, é elemento central para qualquer artista que aspire a transcender o mero espetáculo para alcançar uma conexão mais profunda com a plateia.
Ainda segundo Bono, embora o U2 tenha crescido e se consolidado em arenas de grande porte, sua proposta artística sempre buscou transcender o que é imediato e comercial. O objetivo seria, em certa medida, levar o rock a um patamar mais elevado, onde a música se expressasse como uma experiência que vai além do prazer momentâneo de uma apresentação ao vivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps