A curiosa semelhança entre dois dos maiores hits da história do Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de dezembro de 2023
Embora não seja o estilo musical mais popular do planeta, o nosso amado Heavy Metal tem os seus sucessos, que fazem a alegria dos headbangers até hoje. E dois dos maiores hits da história do Metal possuem uma curiosa semelhança, como você pode conferir nesta matéria.
Black Sabbath - Mais Novidades
As duas músicas acima citadas são as magníficas "Paranoid", do Black Sabbath, e "Smoke On The Water", do Deep Purple. Esses dois hinos colossais do Heavy Metal foram lançados há mais de meio século e ajudaram a mudar os rumos da música pesada. Além disso, ambas foram escritas com o mesmo intuito: preencher espaço.
Geezer Butler, baixista e letrista do Black Sabbath, falou sobre a faraônica "Paranoid" em uma entrevista concedida ao site American Songwriter.
"Basicamente, é sobre depressão, porque eu realmente não sabia a diferença entre depressão e paranóia. É uma coisa de drogas; quando você fuma um baseado você fica totalmente paranóico com as pessoas, você não consegue se relacionar com elas. Há aquele cruzamento entre a paranóia que você sente quando fuma maconha e a depressão que se segue."
"Muito do álbum ‘Paranoid’ foi escrito na época do nosso primeiro álbum, ‘Black Sabbath’. Gravamos tudo em cerca de dois ou três dias, ao vivo no estúdio. A música ‘Paranoid’ foi escrita como uma reflexão tardia. Basicamente precisávamos de um ‘preenchimento’ de 3 minutos para o álbum, e Tony [Iommi] veio com o riff. Eu rapidamente fiz as letras e Ozzy [Osbourne] as lia enquanto cantava", relatou o baixista, em uma entrevista cedida à Guitar World.
Conhecida pelo seu famoso riff de guitarra, "Smoke On The Water" também foi composta para preencher o espaço do disco em que foi lançada ("Machine Head", de 1972). O cantor e compositor Ian Gillan contou a história no DVD "Classic Albums: Deep Purple – The Making Of Machine Head", lançado em 2002.
"Foi apenas mais um riff, como ‘Into The Fire’. Não demos muita importância a isso e não estava sendo considerada uma faixa para o álbum. Foi uma jam na primeira passagem de som. Não trabalhamos no arranjo, foi apenas uma jam. ‘Smoke…’ só entrou no álbum como uma faixa de preenchimento porque estávamos com pouco tempo. No vinil, trinta e oito minutos (dezenove minutos de cada lado) era o tempo ideal se você queria boa qualidade, e faltavam cerca de sete minutos para o fim. Então nós pegamos a jam e colocamos os vocais nela."
As duas músicas retratadas nesta nota cumpriram suas missões e se tornaram obras imortais. E pensar que "Paranoid" e "Smoke On The Water" deveriam apenas ocupar espaço.
Histórias de Músicas - Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps