Steve Morse conta como é seguir tocando com caso severo de artrite
Por João Renato Alves
Postado em 07 de março de 2026
Durante entrevista ao American Musical Supply, Steve Morse falou sobre a luta que vem enfrentando para seguir em frente com a carreira. Aos 71 anos, o guitarrista enfrenta um caso severo de artrite, que consumiu toda a cartilagem do punho da mão direita – resultado de "praticar dez mil notas por dia há décadas", nas palavras do próprio.
Steve Morse - Mais Novidades
"É difícil continuar tocando. O motivo pelo qual sigo é porque isso realmente faz parte de mim - é uma parte muito importante da minha vida. Mas sim, a artrite é um grande problema. Já tentei todos os tratamentos que encontrei. Aliás, tenho outra viagem marcada, a milhares de quilômetros de distância, para tentar algo diferente. Mudei minha técnica, mudei meu padrão de palhetada, mudei tudo o que posso para superar qualquer desafio."
O instrumentista reconhece que ver situações mais extremas de outros artistas o impulsiona a seguir em frente e suportar a dor. "Em certo momento, pensei: 'Cara, acabou para você'. Então lembrei de quando era adolescente e ia ver bandas em Atlanta, uma viagem de três horas de carro, e uma banda chamada Hydra tocou lá. O baixista tinha o braço amputado. E ele estava tocando, se empolgando, e foi ótimo. Toda vez que eu me sinto mal por causa da dor, por ter que dar um jeito de tocar, lembro dele tocando com o coto. Também penso no Jeff Healey, que era cego, mas criou sua própria técnica."
Outro fator motivacional está nos animais, que lhe ensinaram lições. "Os humanos se adaptam. Aprendi muito observando as coisas na fazenda, observando as formigas, por exemplo, ou... Eu sou como o Bill Murray com as marmotas. A persistência dos animais é importante. Os insetos continuam, continuam e continuam, encontram um jeito. Nunca desistem. Acho que essa é uma das minhas grandes lições: não desistir enquanto ainda houver fôlego."
A Steve Morse Band lançou o álbum "Triangulation" em novembro do ano passado. O disco também contou com o baixista Dave LaRue e o baterista Van Romaine, além de participações especiais de Eric Johnson e John Petrucci (Dream Theater).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Rolling Stones anuncia novo álbum de estúdio, "Foreign Tongues"
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
Steve Morse diz que nunca fez um show perfeito, e cita um guitarrista amigo que é capaz disso
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Para Steve Morse, do Deep Purple, "o segredo é fazer o que se gosta"


