Metallica: All That Matters; A História Definitiva
Por Ricardo Seelig
Postado em 22 de setembro de 2012
Antes de falar sobre "All That Matters - A História Definitiva", biografia não-autorizada do Metallica lançada no Brasil pela editora Benvirá, vamos falar um pouco sobre o seu autor, o jornalista britânico Paul Stenning. Stenning já lançou 24 livros, incluindo títulos sobre o AC/DC ("Two Sides of Every Glory"), Rage Against the Machine ("Stage Fighters", publicado recentemente no Brasil com o título "Guerreiros do Palco" pela Edições Ideal), Slash ("Surviving Guns N’ Roses, Velvet Revolver and Rock’s Snakepit"), Guns N’ Roses ("The Band That Time Forgot", também publicado no Brasil pela Edições Ideal com o título "A Banda Que o Tempo Esqueceu") e Iron Maiden ("30 Years of the Beast", lançado no Brasil pela Beast Books com o título "30 Anos da Besta"), além de "Thrash Metal: A Seemingly Endless Time". Além deste vasto catálogo, Paul Stenning colabora há mais de 15 anos com diversas revistas norte-americanas e inglesas como Rolling Stone, Metal Hammer, Record Collector e Spin. Ou seja, o cara manja da coisa.
"Metallica All That Matters - A História Definitiva" tem 368 páginas e formato 23x16. A aplicação de uma impressão especial na capa sobre o nome da banda, deixando esses caracteres em relevo e com brilho, dá um aspecto ainda mais interessante para a obra. O livro de Stenning vai desde os primeiros dias de vida de James Hetfield e Lars Ulrich, no ano de 1963, até o lançamento do álbum "Death Magnetic" (2008) e a inclusão da banda ao Rock and Roll Hall of Fame, em 2009. Como a obra foi escrita e publicada originalmente lá fora em 2010, não cobre os últimos dois anos da carreira do Metallica, incluindo aí a criação do Big 4 ao lado de Slayer, Megadeth e Anthrax, a gravação do álbum "Lulu" em parceria com Lou Reed e os shows comemorativos aos 30 anos de carreira do grupo, realizados em San Francisco em dezembro de 2011.
Há uma grande diferença entre a obra de Stenning e "Metallica: A Biografia", de Mick Wall, lançado também este ano aqui no Brasil. O livro de Wall é mais profundo, com análises mais detalhadas da carreira e dos discos do Metallica. Já o texto de Stenning se destaca por não ser baseado exclusivamente em declarações dos músicos e trazer opiniões de gente de fora da banda e que conviveu, em algum período, de maneira muito próxima com os caras. Os principais são o chapa Fred Cotton, parceiro de Hetfield, Ulrich, Kirk Hammett e Cliff Burton no anárquico projeto Spastik Children, e Leah Storkson, ex-namorada de James nos primeiros anos da banda. Além disso, somos premiados frequentemente com as sempre interessantes opiniões de Torben Ulrich, pai de Lars.
Tudo isso faz o livro de Paul Stenning ter um distanciamento que, muitas vezes, a obra de Mick Wall não possui, devido à relação próxima de Wall com os músicos, principalmente com Lars. Há um grande destaque para o período entre "Kill ‘Em All" (1983) e "Metallica" (1991), enquanto, desse momento da carreira da banda para frente, as informações são mostradas de maneira mais rápida e, muitas vezes, um tanto superficial. Há também alguns erros ortográficos no livro, o que uma revisão mais atenciosa evitaria. Agora, o contraponto: o texto é extremamente bem escrito e prende o leitor sem maiores esforços. Stenning sabe como contar uma história e narra a carreira do Metallica com maestria, apesar da sensação de que poderia ter se aprofundado mais em determinados assuntos, como o estouro mundial com o "Black Album" e as experimentações da década de 1990 nos discos "Load" e "Reload".
"Metallica All That Matters - A História Definitiva" é um bom livro, mas o adjetivo "definitiva" do título não pode ser aplicado, em nenhum momento, à obra. Ele funciona mais como um complemento ao livro de Mick Wall, apresentando uma versão alternativa e não oficial dos fatos que transformaram o Metallica na maior banda de heavy metal de todos os tempos.
Resumindo: leia "Metallica: A Biografia", primeiro, e depois complemente o seu conhecimento sobre a banda com "All That Matters". As coisas irão funcionar melhor assim.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
Nenhum de Nós celebra show histórico de número 2.500 com teatro lotado em Belo Horizonte
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
Edu Falaschi lamenta vazamento: "Qualidade horrível, o cara captou do jeito que pôde"
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
Suzi Quatro comenta o álbum de Bob Dylan que a deixou "viciada para a vida toda"
Após hesitar, Keith Richards escolhe seu álbum favorito dos Rolling Stones
"Não somos o Pink Floyd, pelo amor de Deus", afirma Glen Benton, vocalista do Deicide



O cantor que viu o Metallica ao vivo e achou que a banda não iria a lugar nenhum
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Classic Rock aponta a melhor música do Metallica nos anos 90 (e a escolha surpreende)
A música dos anos noventa que Lars Ulrich levaria até para a vida após a morte
Show do Metallica mudou a vida de Tuomas Holopainen, fundador do Nightwish
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne
Dark Side of the Moon: os Bastidores da obra-prima



