Metallica: All That Matters; A História Definitiva
Por Ricardo Seelig
Postado em 22 de setembro de 2012
Antes de falar sobre "All That Matters - A História Definitiva", biografia não-autorizada do Metallica lançada no Brasil pela editora Benvirá, vamos falar um pouco sobre o seu autor, o jornalista britânico Paul Stenning. Stenning já lançou 24 livros, incluindo títulos sobre o AC/DC ("Two Sides of Every Glory"), Rage Against the Machine ("Stage Fighters", publicado recentemente no Brasil com o título "Guerreiros do Palco" pela Edições Ideal), Slash ("Surviving Guns N’ Roses, Velvet Revolver and Rock’s Snakepit"), Guns N’ Roses ("The Band That Time Forgot", também publicado no Brasil pela Edições Ideal com o título "A Banda Que o Tempo Esqueceu") e Iron Maiden ("30 Years of the Beast", lançado no Brasil pela Beast Books com o título "30 Anos da Besta"), além de "Thrash Metal: A Seemingly Endless Time". Além deste vasto catálogo, Paul Stenning colabora há mais de 15 anos com diversas revistas norte-americanas e inglesas como Rolling Stone, Metal Hammer, Record Collector e Spin. Ou seja, o cara manja da coisa.
"Metallica All That Matters - A História Definitiva" tem 368 páginas e formato 23x16. A aplicação de uma impressão especial na capa sobre o nome da banda, deixando esses caracteres em relevo e com brilho, dá um aspecto ainda mais interessante para a obra. O livro de Stenning vai desde os primeiros dias de vida de James Hetfield e Lars Ulrich, no ano de 1963, até o lançamento do álbum "Death Magnetic" (2008) e a inclusão da banda ao Rock and Roll Hall of Fame, em 2009. Como a obra foi escrita e publicada originalmente lá fora em 2010, não cobre os últimos dois anos da carreira do Metallica, incluindo aí a criação do Big 4 ao lado de Slayer, Megadeth e Anthrax, a gravação do álbum "Lulu" em parceria com Lou Reed e os shows comemorativos aos 30 anos de carreira do grupo, realizados em San Francisco em dezembro de 2011.
Há uma grande diferença entre a obra de Stenning e "Metallica: A Biografia", de Mick Wall, lançado também este ano aqui no Brasil. O livro de Wall é mais profundo, com análises mais detalhadas da carreira e dos discos do Metallica. Já o texto de Stenning se destaca por não ser baseado exclusivamente em declarações dos músicos e trazer opiniões de gente de fora da banda e que conviveu, em algum período, de maneira muito próxima com os caras. Os principais são o chapa Fred Cotton, parceiro de Hetfield, Ulrich, Kirk Hammett e Cliff Burton no anárquico projeto Spastik Children, e Leah Storkson, ex-namorada de James nos primeiros anos da banda. Além disso, somos premiados frequentemente com as sempre interessantes opiniões de Torben Ulrich, pai de Lars.
Tudo isso faz o livro de Paul Stenning ter um distanciamento que, muitas vezes, a obra de Mick Wall não possui, devido à relação próxima de Wall com os músicos, principalmente com Lars. Há um grande destaque para o período entre "Kill ‘Em All" (1983) e "Metallica" (1991), enquanto, desse momento da carreira da banda para frente, as informações são mostradas de maneira mais rápida e, muitas vezes, um tanto superficial. Há também alguns erros ortográficos no livro, o que uma revisão mais atenciosa evitaria. Agora, o contraponto: o texto é extremamente bem escrito e prende o leitor sem maiores esforços. Stenning sabe como contar uma história e narra a carreira do Metallica com maestria, apesar da sensação de que poderia ter se aprofundado mais em determinados assuntos, como o estouro mundial com o "Black Album" e as experimentações da década de 1990 nos discos "Load" e "Reload".
"Metallica All That Matters - A História Definitiva" é um bom livro, mas o adjetivo "definitiva" do título não pode ser aplicado, em nenhum momento, à obra. Ele funciona mais como um complemento ao livro de Mick Wall, apresentando uma versão alternativa e não oficial dos fatos que transformaram o Metallica na maior banda de heavy metal de todos os tempos.
Resumindo: leia "Metallica: A Biografia", primeiro, e depois complemente o seu conhecimento sobre a banda com "All That Matters". As coisas irão funcionar melhor assim.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
A música desconhecida que deu origem a um dos maiores clássicos do heavy metal
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Por que Ira! nunca fez tanto sucesso quanto Capital Inicial, segundo Edgard Scandurra
Quanto vale o Metallica? Quanto cada um deles tem de dinheiro?
Eloy compartilha história contada por Shawn sobre a influência do Sepultura no Slipknot

Dave Mustaine elogia performance vocal de James Hetfield em "Ride the Lightning"
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
Os clássicos de rock/metal da suposta playlist vazada de Donald Trump
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Líder do Sweet Savage reconhece que o Metallica salvou sua carreira
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
John Lennon: A Vida - Philip Norman
A Autobiografia - Eric Clapton



