Como o AC/DC contribuiu para a criação do disco mais vendido da história do heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de agosto de 2025
Fundada pelos irmãos Malcolm e Angus Young, ambos guitarristas, a banda AC/DC é um dos nomes mais influentes do rock. Com sua sonoridade vigorosa, direta e eletrizante, o grupo criou músicas que se tornaram clássicos eternos, como "Highway to Hell", "T.N.T.", "Back in Black" e "Thunderstruck".
Metallica - Mais Novidades
O AC/DC é responsável pelo álbum mais comercialmente bem-sucedido da história do gênero, o icônico "Back in Black" (1980). Lançado poucos meses após a morte de Bon Scott — vocalista que gravou os primeiros registros de estúdio do grupo — o disco marcou a estreia de Brian Johnson e a "ressurreição" da banda. Além da monumental faixa-título, o repertório inclui composições igualmente memoráveis, como "Hells Bells" e "You Shook Me All Night Long".
Com mais de 50 milhões de cópias vendidas, "Back in Black" é um marco absoluto da música pesada. O feito se torna ainda mais impressionante ao considerar que a banda atravessava um período traumático, transformando a adversidade em triunfo artístico.
Mesmo que indiretamente, o AC/DC também exerceu influência sobre a obra mais vendida do heavy metal: "Metallica", quinto e autointitulado trabalho da banda norte-americana, lançado em agosto de 1991. Popularmente conhecido como "Black Album", o disco ultrapassou a marca de 30 milhões de unidades comercializadas.
Sucessor do complexo "...And Justice for All" (1988), "Black Album" representou uma mudança decisiva na sonoridade do Metallica. A estrutura intrincada e a velocidade do registro anterior deram espaço para composições mais diretas e acessíveis. A escolha rendeu hinos atemporais, como "Enter Sandman", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters".
Mas onde entra o AC/DC nessa história? Lars Ulrich, baterista do Metallica, revelou que passou boa parte do ano anterior ao lançamento de "Black Album" imerso no som da banda australiana, como relata matéria publicada no site Music Radar.
"Em 1990, passei seis meses ouvindo apenas AC/DC. E isso mudou completamente a minha forma de compor."
Mais de três décadas após o lançamento, "Black Album" continua a alcançar resultados expressivos. Prova disso são os números de "Nothing Else Matters" nas plataformas digitais: a balada ultrapassou 1,4 bilhão de reproduções no Spotify e seu videoclipe oficial, disponível abaixo, já soma mais de 1,5 bilhão de visualizações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Kreator divulga clipe de "Krushers of the World", faixa-título de seu novo disco
Divulgado o título da nova biografia de Dave Mustaine (Megadeth)


Dave Mustaine diz que, da parte dele, está tudo bem com o Metallica
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
A opinião de Marty Friedman sobre comentários de Dave Mustaine a respeito do Metallica
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
A música caótica do Sepultura que foi escrita na casa de Jason Newsted
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
Por que era melhor abrir para Metallica que para Guns N' Roses, segundo Robert Trujillo
James Hetfield, do Metallica, faz tatuagem com cinzas de Lemmy Kilmister


