Kirk Hammett diz que Jason Newsted só escreveu uma música que preste para o Metallica
Por Bruce William
Postado em 19 de agosto de 2025
Jason Newsted entrou no Metallica em um dos momentos mais delicados da história da banda. Após a morte de Cliff Burton em 1986, coube a ele assumir o posto de baixista, em meio a uma atmosfera de luto e enorme expectativa. Embora tenha permanecido no grupo por mais de uma década, Newsted sempre foi visto como o integrante menos valorizado.
Metallica - Mais Novidades
Um dos pontos mais lembrados dessa relação é o álbum "... And Justice for All" (1988). Apesar de ser considerado um clássico do thrash metal, o disco ficou marcado pela mixagem que praticamente eliminou o baixo. O próprio Newsted admitiu anos depois que sabia "seu lugar" na banda, reconhecendo que não tinha espaço para competir com James Hetfield na composição.
Ainda assim, foi ele quem criou o riff de "Blackened", faixa de abertura do álbum e até hoje uma das preferidas dos fãs. A contribuição, no entanto, não mudou a forma como era tratado pelos colegas. Para Kirk Hammett, essa acabou sendo a única grande ideia de Newsted registrada em disco.
Em entrevista à Kerrang! (via Far Out), o guitarrista disse: "Estávamos esperando que o Jason escrevesse algumas coisas épicas, mas isso nunca aconteceu. Foi um não-início, em retrospecto. Era ótimo ele estar ali, cheio de entusiasmo, mas não fez grandes contribuições. Não sei por quê, mas foi assim que as coisas aconteceram."
A declaração escancara como Newsted foi mantido à margem do processo criativo do Metallica. Embora sua técnica e sua presença de palco tenham sido fundamentais na consolidação da banda ao vivo no final dos anos 1980 e nos anos 1990, suas ideias dificilmente chegavam ao material final. Apesar disso, Jason até hoje ainda colhe os frutos de seu trabalho na banda.
A fala de Kirk deixa clara que, mesmo dentro de um grupo de sucesso mundial, a dinâmica interna pode ser marcada por tensões, silenciamentos e ressentimentos. Para muitos fãs, Jason Newsted poderia ter deixado uma marca muito maior caso tivesse encontrado mais espaço para se expressar no Metallica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Geoff Tate não considerou chamar outros ex-Queensryche para "Operation: Mindcrime III"
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Primeira música que o Trivium tocou ao vivo foi um clássico do Slipknot
Malevolent Creation celebra 35 anos de "The Ten Commandments" em São Paulo
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Fugindo do óbvio: 5 artistas fora do radar para quem cansou da mesmice


As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo
Amy Lee destaca tratamento especial que o Metallica deu ao Evanescence
O músico que para James Hetfield representava a própria América
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
Accept divulga nova versão de "Fast As a Shark", com participação de Kirk Hammett e Phil Anselmo
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
Metallica quebra recorde e faz maior show em estádio na história da Alemanha
As 5 melhores músicas que o Metallica lançou nos anos 1980, segundo a Classic Rock
Metallica toca música do Rammstein durante show em Berlim
Kerry King escolhe a banda que poderia substituir o Slayer no Big Four do Thrash
Todos os álbuns do "Big Four do Thrash Metal", do pior ao melhor, em lista do Loudwire


