Os 50 anos de Sgt. Pepper's: entrevista exclusiva com o Sargento Pimenta
Por Renato Azambuja - Dali
Fonte: Confraria Floydstock
Postado em 26 de junho de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O GOLPE DE '67! (Pelo confrade Renato Azambuja.)
Sargento Pimenta, militar de meia-idade da reserva, preso por fraude ao ser flagrado vendendo cópias adulteradas do álbum clássico dos Beatles (uma 'reedição de luxo' contendo Strawberry Fields e Penny Lane), resolve romper um silêncio de 50 anos num acordo de delação premiada para tentar recuperar seu prestígio junto às novas gerações, e confessa: 'Sim, foi tudo parte de um grande golpe!'.
O Blog Confraria Floydstock obteve com exclusividade as gravações e uma entrevista de igual teor, que transcreve abaixo, na data do jubileu de Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band.
CF: De que tipo de golpe estamos falando, Sargento?
SP: De um golpe militar, ora bolas! Eu sou um sargento!
CF: Ok. E de que trata esse golpe?
SP: Foi um golpe contra o poder estabelecido, contra Abbey Road, contra os Beatles. Eu assumi o controle! Eu e a banda dos corações solitários.
CF: Certo, isso está ficando interessante. Então o álbum não é obra dos Beatles? O golpe está relacionado com a suposta morte de Paul McCartney?
SP: Oh, não! Paul estava bem vivo, e ainda está. A ordem partiu dele, aliás. Eu subjuguei o restante da banda sob o comando de Paul McCartney, e assim o álbum foi gravado!
CF: Meu Deus! Por que ele fez isso? Por que ele procurou o Sr? Quais as suas credenciais, o Sr já lutou em alguma guerra?
SP: Sim, eu e os corações solitários derrotamos os Malvados Azuis e libertamos Pepperland. Paul McCartney queria ser o líder da banda e requisitou meus serviços. O estopim para o golpe foi o primeiro levante ocorrido no seio do grupo.
CF: Levante? O Sr pode falar em termos não militares? Que levante foi esse? Os Beatles já estavam se desentendendo antes do lançamento de Sgt Pepper´s?
SP: Foi mais do que um desentendimento, foi um levante, um motim! Beatle contra Beatle! A banda estava perdendo força, e a estratégia de George Martin mostrou-se inadequada, outro motivo para a necessária tomada de poder.
CF: Que levante foi esse, quando ocorreu?
SP: O caos se instalara na banda, as gravações se estendiam por tempo demais. Faltava disciplina. Pra piorar, Martin, num ato impensado, lançou o single de 'duplo lado A' com Strawberry Fields e Penny Lane, que acabaram não sendo incluídas no Long Play. Não até esse ano, quando resolvi por bem fazer justiça e 'terminar o serviço', junto com essa confissão.
CF: Ah, o 'levante' em questão foi a competição entre as canções do mesmo single, uma lutando contra a posição da outra nas paradas de sucesso.
SP: Você me entendeu....
CF: Houve outros fatores? O que mais desencadeou o golpe?
SP: Sim, os Beatles não tocavam mais ao vivo, ninguém precisaria saber quem estava por trás do projeto. Não havia 'aparências' a manter. Além disso, John virou um pai de família suburbano, fraco e indisciplinado. 'A fish in a barrel', como dizemos na caserna.
CF: Houve outros envolvidos?
SP: Sim, o Sr Wilson.
CF: Wilson...?
SP: Brian Wilson!
CF: 'O' Brian Wilson, dos Beach Boys? Ele participou do golpe?
SP: Indiretamente. Paul e Brian vinham conspirando já há algum tempo, desde o lançamento de Rubber Soul. Pet Sounds foi o código para a eclosão do golpe, para irmos além e tomar o poder.
CF: Ir além?
SP: Exato! Brian demonstrou que a banda era desnecessária, gravando o PS com músicos de estúdio, a 'Wrecking Crew', enquanto os Beach Boys excursionavam. Apesar de ser um gênio, Brian não tinha a disciplina e a fibra necessários para dar o próximo passo....
CF: E qual foi esse passo? O golpe?
SP: O golpe, que consistia em eliminar a barreira entre a arte e o pop. O Sr Wilson, na verdade, criou uma obra de arte pura, inviável do ponto de vista mercadológico. Os Beatles foram além, ultrapassando as limitações de estúdio da época, criaram novas técnicas de gravação e reinventaram os conceitos de pop, de álbum e, de quebra, Os Anos Sessenta!
CF: Quando você diz 'os Beatles', quer dizer que os demais também colaboraram? Qual foi sua real participação na concepção do álbum e das canções?
SP: Enorme. Meu nome está na capa, não está?
CF: Sim, o Sr teve a ousadia de colocá-lo lá, sem o menor receio de que fosse descoberto.
SP: A maior façanha do diabo foi convencer a todos da sua inexistência.
CF: Muito bem. E o Sr tem esperanças de recuperar seu prestígio com essa delação?
SP: Na verdade, eu não me preocupo com isso. As gerações passam, mas eu não. Se escolhem passar sem mim, o problema é delas. E eu também posso muito bem pular algumas, como um atavismo.
CF: Então por que o Sr resolveu fazer a confissão?
SP: Eu devia esse pequeno favor a um amigo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
O álbum de 1973 que Brian May nunca conseguiu ouvir sem frustração
Slash diz que pagou R$ 8 milhões a mais para ex-esposa por engano e agora quer o dinheiro de volta
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
Pink Floyd: os álbuns da banda, do pior para o melhor, pela UCR
Greta Van Fleet: Robert Plant "odeia" aquele vocalista
Max Cavalera e Igor Cavalera contam por que fizeram as pazes após uma década afastados



O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
A música do "Sgt. Pepper's" gravada por John Lennon acidentalmente chapado de LSD
A música dos Beatles que despertou em Scott Stapp a vontade de ser artista
A frase que Paul McCartney escreveu e acreditava que sobreviveria para sempre
Os dois álbuns de meados dos anos sessenta que Jimmy Page colocou no centro da evolução do rock
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
A música dos Beatles em que George Harrison dizia ter escrito trechos sem receber crédito
A música que John Lennon gravou como sua despedida: "Como uma premonição"
O show dos anos oitenta que fez George Harrison perceber que ainda podia fazer rock
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
Humor: O que pensa Bolsonaro de alguns álbuns polêmicos do Heavy Metal?
Slipknot: "pastor" detecta mensagens subliminares nas capas



