Tom Araya: "precisamos evoluir com o tempo"
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: Maximum Ink
Postado em 23 de janeiro de 2007
Paul Gargano, da revista Maximum Ink, entrevistou recentemente o frontman do SLAYER, Tom Araya. Entre outros temas Tom Araya comenta a evolução da banda.
Maximum Ink: É correto dizer que o SLAYER ficou mais politizado nos últimos anos?
Tom Araya: "De certa forma sim, mas não exatamente. Há mais comentários sobre problemas sociais, como 'isso é o que estou vendo, então vou escrever sobre isso'. Mas não gostamos muito de expressar abertamente nossas opiniões. Preferimos apenas descrever o que vemos e saber qual a sua opinião sobre o assunto, sobre o que estamos vendo. Talvez você veja algo diferente..."
Maximum Ink: Mas não podemos dizer que suas inspirações mudaram com o passar doa anos?
Tom Araya: "Sim, as nossas inspirações vão mudando, como o ambiente em que vivemos. Além disso, nós também amadurecemos, crescemos e começamos a ver as coisas de maneira diferente, então começamos a compor de maneira diferente. Isso não significa que vamos mudar as imagens e as idéias nas quais o SLAYER se baseia, apenas vamos modificar os cenários que descrevemos. Antes havia apenas demônios e vilões, agora escrevemos sobre os demônios e vilões da humanidade".
Maximum Ink: Isso é uma prova de que o SLAYER foi capaz de passar por essa evolução, porque muitas bandas da sua época não conseguiram.
Tom Araya: "Isso é apenas maturidade. Trata-se apenas de entender realmente do que se está falando. Quando eu, Dave [Lombardo, bateria], Jeff [Hanneman, guitarra] e Kerry [King, guitarra] nos conhecemos, ainda estávamos no ensino médio! Queríamos ser chamados de 'SLAYER' ('matadores') e sermos completamente diferentes do que Hollywood mostrava: Não queríamos ser garotos comportados, queríamos ser malvados, então não poderíamos escrever sobre festas, deveríamos escrever sobre Satã. Entende o que quero dizer? [Risos] Éramos jovens, Kerry gostava dessa coisa de satanismo e o VENOM era uma grande influência; aí e começamos a trabalhar nas músicas e a coisa toda se desenvolveu. Foi quando gravamos o álbum 'Show No Mercy' que tudo começou – eu tinha 22 anos e os outros tinham 19".
Maximum Ink: Então foi nesse momento que a evolução começou, e ainda não parou.
Tom Araya: "Sim. Todo mundo já foi jovem, mas quando crescemos, precisamos evoluir e mudar. Foi isso o que fizemos. Amadurecemos, e o álbum 'Reign Blood' marcou essa mudança. Tínhamos acabado de gravar o 'Hell Awaits', que era bem sombrio, diabólico e satânico, e mudamos de assunto no 'Reign in Blood', que falava menos de Satã e mais de problemas sociais... Mas de vez em quando fazemos questão de mencionar 'Satã'! [Risos]"
Maximum Ink: O fato de ser pai o "amansou" de alguma forma?
Tom Araya: "Não. A única coisa que faço diferente é tomar mais cuidado com o que falo [risos], por causa de meus filhos, da minha família. Isso é algo que faço inconscientemente… Eu e minha esposa somos grandes fãs de filmes de terror, como as refilmagens do 'Amityville Horror' ['Horror em Amityville'] e 'Texas Chainsaw Massacre' ['O Massacre da Serra Elétrica'] e deixamos nossos filhos ver esses filmes com a gente. Eles não são obrigados, mas podem, se quiserem... Eles têm 7 e 10 anos e de vez em quando perguntam: 'Isso é real'? Então conversamos com eles e deixamos claro que se trata apenas de um filme, e eles entendem. Aí eles assistem as partes que mostram como as cenas e os efeitos especiais foram feitos e começam a entender melhor que tudo é apenas a magia do cinema. É a mesma coisa com a música: deixamos eles escutarem o que quiserem".
Maximum Ink: A sua casa é de "Metal"?
Tom Araya: "É uma casa de variedades. Eles escutam metal, country, kid-pop... Eles simplesmente curtem música, o que me deixa satisfeito. Eles cantam, representam, e imitam um pro outro o que eles vêem nos vídeos".
Leia a entrevista completa (em inglês) no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
Biohazard se apresentará no Brasil em fevereiro de 2027
A tarefa que Edu Falaschi evitava no sítio de Ricardo Confessori na fase Angra
Malvada anuncia Cyz Mendes como nova vocalista
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Kiko Loureiro diz que foi idiota tocar no Rock in Rio com Angra e quase perder filha nascer
17 bandas famosas de rock e metal que nunca trocaram de integrantes
A banda tão boa que Eric Clapton não teve coragem de pedir para entrar nela

Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
O riff de Kerry King que nasceu nos bastidores da turnê de despedida do Slayer
Rick Rubin achou que faltava Satanás no Slayer e pediu que a banda voltasse às raízes
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
Os dois guitarristas que Kerry King nunca conheceu após décadas no Slayer
A "biografia não autorizada do Slayer" cantada por um rapper
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
Os motivos que explicam a grandiosidade de "Reign in Blood", segundo Tom Araya
A faixa de "Reign in Blood" que Tom Araya não é muito fã
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista



