Pain Of Salvation: Daniel Gildenlöw fala sobre os Mamonas Assassinas
Por Thiago Sarkis
Postado em 01 de novembro de 2005
Sempre tive a vontade de escrever sobre os Mamonas Assassinas, mas nunca senti um bom momento para fazê-lo, ou sequer vislumbrei uma possibilidade em meio a tanto trabalho relacionado a estilos tão diversos, mas que, de um jeito ou de outro, nunca alcançavam a esfera do grupo brasileiro.
A verdade é que além de cômicos, eles eram bons músicos e tinham total ciência daquilo que estavam fazendo. Alcançaram rádios, televisões, revistas, compondo coisas bem inspiradas, calcadas em influências de rock e heavy metal que passaram despercebidas para muitos.
Hoje é comum e até engraçado nos pegarmos rindo de nós mesmos, nos divertindo com os exageros, radicalismos, movimentos, e idéias pitorescas dentro da música pesada. O Massacration é o maior expoente dessa tendência crítica muito valiosa. Um escracho mais que apropriado.
Pain Of Salvation - Mais Novidades
O CD de estréia da banda, "Gates Of Metal Fried Chicken Of Death" é lançado exatamente uma década após o debute auto-intitulado dos Mamonas Assassinas, no qual os guarulhenses assinaram uma das melhores sátiras - inclusive em termos instrumentais - ao metal com "Débil Metal".
Naquele mesmo disco, outras duas faixas se destacavam: a primeira delas é certamente "Bois Don’t Cry", que já no título faz alusão à emblemática "Boys Don’t Cry" do The Cure. No desenrolar da música, mais menções marcantes: "The Mirror" do Dream Theater (por volta de 1 minuto e 45 segundos), e "Tom Sawyer" do Rush (aos 2 minutos e 10 segundos).
Falamos de 1995, dois anos antes do surgimento oficial do Pain Of Salvation. Além de revelar um conjunto talentoso e, à época, muito promissor (atualmente realidade irrefutável), o lançamento de "Entropia" em 1997 trouxe uma curiosidade a mais para os brasileiros: a impressionante semelhança entre a introdução de "People Passing By", um dos primeiros sucessos de Daniel Gildenlöw e sua trupe, e "1406", abertura do álbum dos Mamonas.
Aproveitamos a vinda do Pain Of Salvation ao Brasil em 2005 para realizar o "Blind Ear" da Revista Roadie Crew, seção na qual os artistas escutam dez faixas de diferentes grupos, fazem comentários sobre elas, e tentam descobrir também de quem é a música. Seguimos estes padrões com Gildenlöw para a Roadie Crew edição nº 82 (capa: Live 'N' Louder Rock Fest: Scorpions / Nightwish). No entanto, levamos um bônus pra ele, justamente "1406", para nos divertirmos um pouco e também vermos como o líder do conjunto sueco reagiria.
Muito simpático e receptivo, o músico deu boas risadas com a situação e se surpreendeu. Confira abaixo.
Thiago Sarkis – Essa faixa onze é uma curiosidade relacionada ao Pain Of Salvation. Trata-se de uma banda brasileira.
Daniel Gildenlöw – Se não for aquela música específica do Angra que já ouvi (N. do E.: não sabemos ao certo qual a música que Daniel fala aqui), não vou reconhecer nem o artista, nem a música.
Thiago Sarkis – Tudo bem. Não se preocupe. (N. do E.: Colocamos a música "1406")
Daniel Gildenlöw – Ok. Parece-me que eles estão por dentro de "Entropia" (risos).
Thiago Sarkis – Não, na verdade eles são mais velhos que o Pain Of Salvation.
Daniel Gildenlöw – Mesmo? O guitarrista soa ‘americano’ demais, mas realmente isso parece bastante com "People Bassing By". Eles têm um baixo ‘funky’.
Thiago Sarkis – É, e sempre rolaram comentários sobre essa semelhança aqui no Brasil... até porque eles eram muito famosos...
Daniel Gildenlöw – Dá pra entender o porquê. A banda acabou?
Thiago Sarkis – Eles morreram...
Daniel Gildenlöw – Morreram? Todos?!?!? Foi um morticínio?
Thiago Sarkis – (risos) Acidente de avião...
Daniel Gildenlöw – Nossa... isso é triste. (N. do E.: mostramos a capa do disco). Que bela capa (risos). Não consigo entender nada que está escrito, mas dá pra ver que era uma banda cômica (risos).
Thiago Sarkis – (risos) Sim, eram mesmo.
Daniel Gildenlöw – Como é o nome? Mamonas Assá--- Assássinas? (N. do E.: Daniel tenta pronunciar o nome algumas vezes).
Thiago Sarkis – Quase isso... Mamonas Assassinas.
Daniel Gildenlöw – (risos) Legal. Interessante essa coincidência. A única diferença é que os slaps de "People Passing By" são feitos na guitarra, não no baixo. Mas também só ouvi algumas partes da música deles, não sei como é o resto direito.
Associação Livre
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
O álbum de rock que deslumbrou Elton John; "Nunca tinha escutado sons tão mágicos"
Andreas Kisser apresenta cinco álbuns essenciais para conhecer o Heavy Metal
A incrível música do Slipknot que Corey gostaria de nunca mais cantar, mas não consegue

G3 e Robert Fripp: Combinações indigestas para deixar artistas deslocados
A polêmica origem do termo Heavy Metal

Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
Pain Of Salvation: Daniel Gildenlöw fala sobre os Mamonas Assassinas



