Led Zeppelin: Page surtado com bateria de dois bumbos de Bonham

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

Na biografia "Quando os Gigantes Caminhavam Sobre a Terra", escrita por Mick Wall, em um certo trecho somos apresentados a uma curiosa história envolvendo Jimmy Page, John Bonham e a bateria de dois bumbos que Bonzo havia ganhado.

4308 acessosBlend Guitar: os dez álbuns de Rock mais vendidos nos EUA5000 acessosDeath On Two Legs: a declaração de ódio de Freddie Mercury

Leia abaixo, é demais!

O baterista do Vanilla Fudge, Carmine Appice, de quem Bonham havia se aproximado durante o período em que o Led Zeppelin tocou com eles, telefonara para Bill Ludwig e sugerira que a empresa oferecesse ao jovem baterista do Led o mesmo apoio que Appice já recebia, incluindo uma bateria feita sob encomenda. Depois de ouvir o primeiro álbum do grupo, Bill concordou. O conjunto incluía dois bumbos de 66 centímetros – iguais aos de Appice -, que Bonham adorou, mas Jimmy Page e John Paul Jones odiaram. Ao contrário de Appice, Bonzo tinha “uma técnica com o pé direito diferente de todos os bateristas que conheci”, diz o escritor Chris Welch, ele mesmo um baterista e especialista no instrumento. “Ele já conseguia fazer com um bumbo o que alguém como Carmine – excelente baterista mas nada que se comparasse a Bonham – fazia com dois”.

O ex-roadie do Led Zeppelin, Glen Colson, lembra de ter montado o conjunto pela primeira vez e como Bonham “mandou ver”. O resultado, disse, foi que “Jimmy Page não conseguir entender o que Bonzo estava fazendo. O som da bateria era tão forte que ele não podia se concentrar – não conseguia manter o tempo. Por isso Jimmy me disse para nunca mais montar os dois bumbos de novo. Eles assustavam todo mundo”.

Na verdade, Bonham usaria a bateria com dois bumbos inúmeras vezes durante a segunda turnê da banda pelos Estados Unidos antes de que um exasperado Jimmy Page acabasse com aquilo. Apesar disso, eles reapareceriam esporadicamente. Appice insiste que Bonham depois teria dito que os usou na gravação de “Whole Lotta Love”, enquanto Jones recorda Bonham trazendo-os na surdina para as sessões de gravação de "Physical Graffiti" até Page perder completamente a cabeça e mandar os roadies esconderem o segundo bumbo para sempre.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 27 de fevereiro de 2016
Post de 23 de março de 2016

Blend GuitarBlend Guitar
Os dez álbuns de Rock mais vendidos nos EUA

56 acessosEm 08/11/1971: Led Zeppelin lança o seu clássico quarto álbum1333 acessosJohn Frusciante: Carta manuscrita para Jimmy Page colocada à venda1668 acessosRobert Plant: ouça "Bones of Saints", do álbum "Carry Fire"706 acessosLed Zeppelin: em vídeo, análise vocal de Robert Plant791 acessosYardbirds: álbum de 1968 produzido por Jimmy Page sai em novembro0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Black SabbathBlack Sabbath
Bill Ward lembra jam com Led Zeppelin

NovelasNovelas
10 clássicos do Rock que a Globo ajudou a popularizar

Led ZeppelinLed Zeppelin
Fãs do mundo todo tocando "Black Dog"

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"

QueenQueen
A declaração musical de ódio de Freddie Mercury

O futuro do Rock nacionalO futuro do Rock nacional
Bandas autorais devem "se tocar"

UmmagummaUmmagumma
Desentendimentos e confusões... o que é rock progressivo?

5000 acessosPreços: quanto custa para contratar a sua banda favorita5000 acessosQueen: as 10 melhores músicas da banda segundo a UCR5000 acessosMMA: os lutadores que curtem Rock e Heavy Metal5000 acessosAxl Rose: dez grandes performances sem Slash ou Duff4188 acessosPeavey: como marca revolucionou o mercado de amplificadores5000 acessosMetal Hammer: os melhores discos de 2016 segundo a revista

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online