Beatles: por que Tolkien vetou a versão de Senhor dos Anéis?
Por Roberta Forster
Fonte: First Things
Postado em 14 de fevereiro de 2013
Em 2002, a internet esteve em polvorosa com a notícia de que os Beatles teriam se aproximado de J. R. R Tolkien para falar sobre fazer um filme baseado em O Senhor dos Anéis estrelando os "Fab Four".
"Era uma vez os "Fab Four" – que arrebentava nas paradas pop – e eles decidiram direcionar seu olhar para o sombrio Lord Sauron fazendo um Senhor dos Anéis estrelado por eles mesmos. Mas um homem se colocou em seu caminho: J. R. R. Tolkien.
De acordo com Peter Jackson, que conhece um pouquinho sobre fazer filmes do Senhor dos Anéis, John Lennon foi o Beatle mais interessado em Senhor dos Anéis nos anos 60 – e ele quis fazer o Gollum, enquanto Paul McCartney faria o Frodo, Ringo Starr seria o Sam e George Harrison colocaria a barba por Gandalf. E ele abordou Stanley Kubrick para dirigir o filme."
McCartney contou para Jackson sobre o falido esquema quando os dois se encontraram na Academy Awards: "Isso era algo que o John estava direcionando e J. R. R. Tolkien ainda tinha os direitos autorais naquele tempo mas ele não gostava da ideia dos Beatles fazendo isso. Então ele matou a ideia." Disse Jackson para o Wellington Evening em 2002.
"Provavalmente teriam saído algumas boas músicas do álbum," disse Jackson.
Que o Tolkien não gostava dos Beatles não é surpresa alguma para os fãs nem de um, nem de outro, mas cartas do Tolkien nos deram uma pista de que sua oposição aos Beatles tinha uma dimensão mais pessoal.
Em 1953, Tolkien comprou uma casa na Sandfield Road de Oxford, um beco sem saída na época de sua mudança que posteriormente foi aberto para tráfego. Em uma carta de 1964 para Christopher Bretherton, Tolkien reclamou de "rádio, televisão, cachorros, bicicletas, e carros de todos os tamanhos" fazendo barulho "desde a manhã até as duas da madrugada."
"Além disso", Tolkien escreveu, "numa casa de três portas vive o membro de um grupo de jovens que estão, evidentemente, com o objetivo de se transformarem em um grupo Beatle. Nos dias em que eles resolvem ensaiar o barulho é indescritível".
O aborrecimento de Tolkien com o "grupo Beatles" deve ter sido realmente forte, porque ele comprou uma casa na Sandfield Road para ter um lugar sossegado para sua doente esposa Edith. Tolkien escreveu em uma carta de 1953 para seu editor que ele se mudar para Sandfield Road foi "um ultimato do médico" para encontrar uma casa em "solo muito seco e quieto".
Esse aborrecimento do escritor com a primeira banda de garagem em Sandfield Road é compreensível. E, por evitar o desastre que teria sido um Senhor dos Anéis Beatles, devemos aos seus anônimos membros uma nada pequena quantidade de agradecimentos.
Foto: Middle Earth News
Comente: O que você esperaria de uma abordagem dos Beatles para a obra de Tolkien?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Vinnie Vincent define preço do seu novo álbum: 2 milhões de dólares por cópia
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
A curiosa lembrança que Phil Campbell enviou para o funeral de Lemmy Kilmister
A mensagem curta e grosseira que EMI teria enviado ao Venom nos anos 80
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
O curioso motivo que fez "Sonífera Ilha" ficar de fora do Acústico MTV dos Titãs
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Os quatro únicos clássicos dos Beatles que concorreram ao Grammy e perderam
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
Aos 85 anos, Ringo Starr anuncia novo álbum, "Long Long Road"
Mikael Åkerfeldt explica o que o faz considerar Opeth e Beatles progressivos
O momento em que George Harrison passou a respeitar Ringo Starr como compositor
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Futebol: conheça os times do coração de alguns rockstars
Led Zeppelin: A inspiração por trás do clássico "Kashmir"


