Beatles: por que Tolkien vetou a versão de Senhor dos Anéis?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Roberta Forster, Fonte: First Things, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 


547 acessosBeatles: Sgt. Peppers vai ganhar versão mega especial de 50 anos5000 acessosMetallica: Bob Rock revela segredos do "Black Album"

Em 2002, a internet esteve em polvorosa com a notícia de que os Beatles teriam se aproximado de J. R. R Tolkien para falar sobre fazer um filme baseado em O Senhor dos Anéis estrelando os “Fab Four”.

Era uma vez os “Fab Four” – que arrebentava nas paradas pop – e eles decidiram direcionar seu olhar para o sombrio Lord Sauron fazendo um Senhor dos Anéis estrelado por eles mesmos. Mas um homem se colocou em seu caminho: J. R. R. Tolkien.

De acordo com Peter Jackson, que conhece um pouquinho sobre fazer filmes do Senhor dos Anéis, John Lennon foi o Beatle mais interessado em Senhor dos Anéis nos anos 60 – e ele quis fazer o Gollum, enquanto Paul McCartney faria o Frodo, Ringo Starr seria o Sam e George Harrison colocaria a barba por Gandalf. E ele abordou Stanley Kubrick para dirigir o filme.

McCartney contou para Jackson sobre o falido esquema quando os dois se encontraram na Academy Awards: “Isso era algo que o John estava direcionando e J. R. R. Tolkien ainda tinha os direitos autorais naquele tempo mas ele não gostava da ideia dos Beatles fazendo isso. Então ele matou a ideia.” Disse Jackson para o Wellington Evening em 2002.

“Provavalmente teriam saído algumas boas músicas do álbum,” disse Jackson.

Que o Tolkien não gostava dos Beatles não é surpresa alguma para os fãs nem de um, nem de outro, mas cartas do Tolkien nos deram uma pista de que sua oposição aos Beatles tinha uma dimensão mais pessoal.

Em 1953, Tolkien comprou uma casa na Sandfield Road de Oxford, um beco sem saída na época de sua mudança que posteriormente foi aberto para tráfego. Em uma carta de 1964 para Christopher Bretherton, Tolkien reclamou de “rádio, televisão, cachorros, bicicletas, e carros de todos os tamanhos” fazendo barulho “desde a manhã até as duas da madrugada.”

“Além disso”, Tolkien escreveu, “numa casa de três portas vive o membro de um grupo de jovens que estão, evidentemente, com o objetivo de se transformarem em um grupo Beatle. Nos dias em que eles resolvem ensaiar o barulho é indescritível”.

O aborrecimento de Tolkien com o "grupo Beatles" deve ter sido realmente forte, porque ele comprou uma casa na Sandfield Road para ter um lugar sossegado para sua doente esposa Edith. Tolkien escreveu em uma carta de 1953 para seu editor que ele se mudar para Sandfield Road foi “um ultimato do médico” para encontrar uma casa em “solo muito seco e quieto”.

Esse aborrecimento do escritor com a primeira banda de garagem em Sandfield Road é compreensível. E, por evitar o desastre que teria sido um Senhor dos Anéis Beatles, devemos aos seus anônimos membros uma nada pequena quantidade de agradecimentos.

Foto: Middle Earth News

Comente: O que você esperaria de uma abordagem dos Beatles para a obra de Tolkien?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Paul McCartneyPaul McCartney
De volta ao Brasil no final do ano, diz jornal

547 acessosBeatles: Sgt. Peppers vai ganhar versão mega especial de 50 anos1985 acessosRingo Starr: quem é maior, Beatles ou Justin Bieber?3559 acessosBeatles: documentário será lançado no cinema em Maio1023 acessosThe Beatles: tracklist detalhado da nova edição do "Sgt. Peppers"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Sgt. PeppersSgt. Peppers
Quem são as pessoas e quais os objetos da capa?

John LennonJohn Lennon
A versão de Marco Feliciano sobre a morte do Beatle

BeatlesBeatles
Editores da Rolling Stone elegem 100 melhores

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 16 de fevereiro de 2013
Post de 12 de outubro de 2014
Post de 30 de janeiro de 2017

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "J. R. R.Tolkien"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

MetallicaMetallica
Bob Rock revela segredos do "Black Album"

Eric ClaptonEric Clapton
Saiba mais sobre a doença que o acometeu

Kiko LoureiroKiko Loureiro
Em vídeo, debulhando no solo de "Tornado of Souls"

5000 acessosSeparadas no nascimento: Pitty e Amy Winehouse5000 acessosMonsters Of Rock 2015: conheça a loira que "deu um show" com o Steel Panther5000 acessosVocalistas: as vozes mais agudas do Metal segundo o Noisecreep5000 acessosSlayer: Os 5 álbuns que não podem sair do iPod de Kerry King4677 acessosRush: tênis de Neil Peart é feito no Rio Grande do Sul5000 acessosMichael Jackson: o rei do pop cometeu alguns plágios na carreira?

Sobre Roberta Forster

Sou paulista, apaixonada por rock'n'roll, fotografia e literatura, nascida nos maravilhosos anos 80, funcionária pública, graduada em Artes Visuais pela Universidade Belas Artes de São Paulo. Especializei-me em fotografia pela Escola Focus em 2008 e, atualmente, estudo Letras na Universidade de São Paulo - USP e atuo como fotógrafa de Rock e Heavy Metal para o Whiplash! quando Chronos permite. Prazer!

Mais matérias de Roberta Forster no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online