De onde vem a "Lanterna dos Afogados", título de clássico dos Paralamas do Sucesso?
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de fevereiro de 2024
A banda brasileira Os Paralamas do Sucesso é responsável por músicas que se tornaram clássicos imortais do Rock brasileiro. Uma dessas músicas é a bela e tocante "Lanterna dos Afogados", que é faixa de "Big Bang", quinto disco de estúdio do grupo liderado por Herbert Vianna, lançado em novembro de 1989.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
"Lanterna dos Afogados" é um título marcante, mas, de onde veio esse nome? O termo veio de um capítulo do livro "Jubiabá", escrito por Jorge Amado e publicado em 1935. O capítulo em questão fala sobre o bar (fictício) chamado Lanterna dos Afogados, localizado no Porto de Salvador (Bahia), como informa o jornalista Júlio Ettore, em vídeo publicado no seu canal do Youtube.
No vídeo em que fala sobre "Lanterna dos Afogados", Júlio cita um artigo assinado por Juciara Maria Nogueira Barbosa, que é doutora em Cultura e Sociedade e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Segundo o artigo, publicado no site Bahia com História, o Lanterna dos Afogados servia como ponto de encontro para "estivadores, prostitutas, jogadores de capoeira, mestres saveiristas, pessoas do povo e marinheiros vindos de diversas partes do mundo que ali bebiam, comiam, conversavam, brigavam, cantavam e confraternizavam".
De acordo com Júlio, o bar que deu origem ao título do hit dos Paralamas "representa o sofrimento e a solidão dos excluídos e angustiados da sociedade. Por isso o Herbert constrói a letra do ponto de vista de alguém que está lá no bar e está oferecendo um ombro amigo."
Autor de "Lanterna dos Afogados", Herbert Vianna precisou de pouco tempo para escrever uma de suas obras mais famosas. Em entrevista à revista Vinho Magazine, o cantor e compositor detalhou como criou o clássico do Rock nacional.
"Certa vez, saí com minha namorada pra jantar. Sentei na moto, ela começou a conversar, mas pedi para que ela não falasse mais nada, porque estava com a melodia e a letra na cabeça. Quando chegamos ao restaurante, em Ipanema, o garçom veio saber o nosso pedido. ‘Papel e caneta, rápido’, foi o que eu pedi. Naqueles dez minutos de moto, da minha casa até o restaurante, a música foi composta", disse Herbert.
Agora que você sabe um pouco mais sobre "Lanterna dos Afogados", é hora de curtir esse grande som.
Música: "Lanterna dos Afogados"
Banda: Os Paralamas do Sucesso
Álbum: "Big Bang"
Letra
Quando tá escuro
E ninguém te ouve
Quando chega a noite
E você pode chorar
Há uma luz no túnel
Dos desesperados
Há um cais de porto
Pra quem precisa chegar
Eu tô na lanterna dos afogados
Eu tô te esperando
Vê se não vai demorar, oh
Uma noite longa
Pra uma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar
E são tantas marcas
Que já fazem parte
Do que eu sou agora
Mas ainda sei me virar
Eu tô na lanterna dos afogados
Eu tô te esperando
Vê se não vai demorar, oh
Uma noite longa
Pra uma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar
Eu tô na lanterna dos afogados
Eu tô te esperando, oh
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Edu Falaschi confirma membros do Angra e Fleshgod Apocalypse em show de São Paulo
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
Os erros e acertos do Bangers Open Air 2026, segundo canal Detector de Metal
O disco do Sepultura pelo qual Derrick Green gostaria de ser lembrado
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
Nicko McBrain anuncia o livro "Hello Boys and Girls!", que será lançado em outubro
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir

O icônico bordão do Faustão criado a partir de contestação dos Paralamas do Sucesso
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas


