LaserDisc: A ascensão e queda do pai do CD
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 24 de novembro de 2011
A tecnologia Laserdisc, que utilizava um disco translúcido, foi inventada por David Paul Gregg em 1959 e patenteada em 1961 e 1990. Por volta de 1969, a Phillips tinha desenvolvido um video-disc em modo refletivo, que tinha vantagens sobre a mídia translúcida. A MCA e a Phillips decidiram juntar suas forças: elas demonstraram o videodisc primeiramente em 1972. O Laserdisc tornou-se disponível comercialmente em Atlanta (EUA) no dia 15 de Dezembro de 1978, dois anos depois da introdução do vídeo cassete no formato VCR e quatro anos antes do CD, que era baseado na tecnologia Laserdisc. A Phillips produziu os players, enquanto a MCA se encarregava dos discos. A cooperação Philips-MCA não foi bem-sucedida, e se desfez alguns anos depois. Vários dos cientistas responsáveis pelos primórdios da pesquisa (Richard Wilkinson, Ray Dakin e John Winslow) fundaram a Optical Disc Corporation (que hoje em dia é chamada de ODC Numbus).
‘Two of One’ do Metallica, com as duas versões do clipe de ‘One’ – nunca lançado fora do Japão
Em 1979, o Museu da Ciência e Indústria de Chicago abriu sua exibição ‘Jornais’, que usava Laserdiscs interativos para permitir que os visitantes procurassem pela primeira página de qualquer edição do jornal estadunidense Chicago Tribune. Esse foi um exemplo bem inovador de acesso público a informação armazenada eletronicamente em um museu.
O primeiro título em Laserdisc produzido nos EUA foi o lançamento de ‘Tubarão’ em 1978. Os dois últimos títulos fabricados nos EUA foram ‘A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça’ e ‘Vivendo no Limite’ em 2000. O último filme lançado no Japão foi a produção de Hong Kong ‘Tokyo Raiders’. Cerca de uma dúzia de títulos ainda seria lançada no Japão até o fim de 2001. A produção de players de Laserdiscs continuou até o dia 14 de janeiro de 2009, quando a Pioneer parou de fabricá-los.
Estimava-se em 1998 que os Laserdiscs estavam em aproximadamente 2% das residências estadunidenses (aproximadamente dois milhões). Em comparação, em 1999, os players estavam em 10% dos lares japoneses. O Laserdisc foi lançado no dia 10 de junho de 1981, e um total de 3.6 milhões de players foram vendidos no Japão. Um total de 16.8 milhões de players de Laserdiscs foram vendidos ao redor do mundo, dos quais 9.5 milhões foram fabricados pela Pioneer.
No começo do século XXI, o Laserdisc foi completamente substituído pelo DVD no mercado varejista Norte-americano, já que nem os players nem discos eram mais fabricados no continente. Os players ainda foram exportados para a América do Norte do Japão até o fim de 2001. O formato manteve alguma popularidade entre colecionadores estadunidenses, e em maior número, no Japão, onde formato sempre teve mais popularidade. Na Europa, o Laserdisc sempre permaneceu sendo um formato obscuro. Entretanto, ele foi escolhido pela British Broadcasting Company (BBC) para o projeto BBC Domesday no meio dos anos 80, um projeto voltado para escolas para comemorar 900 anos desde o lançamento do Domesday Book original na Inglaterra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"

22 Mashups de metal para headbangers comemorarem o aniversário de 44 anos de Britney Spears
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
5 curiosidades que você não sabia sobre o saudoso Ace Frehley do Kiss
O dia que os Beatles cantaram para 12% da população mundial
A icônica banda de heavy metal que recusou baterista por conta da cor da bateria
Led Zeppelin: a origem do anjo símbolo da banda


