Metal: o que seria NDH (Neue Deutsche Härte)?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Gisela Cardoso, Fonte: Wildchild
Enviar correções  |  Comentários  | 

Ao longo do tempo, vem surgindo novos estilos dentro do ramo do Metal devido à sua grande variedade de vertentes. Entretanto, a força de novos estilos revolucionários acabam se tornando movimentos, como é o caso do NWOBH (Nova Onda do Heavy Metal Britânico). Um outro caso seria o NDH. Mas o que seria esse termo?

515 acessosRammstein: "Se ninguém morrer, teremos um álbum novo em breve"5000 acessosLed Zeppelin: a inspiração por trás de "Kashmir"

NDH é a singla para o termo em alemão Neue Deutsche Härte, que traduzindo significa "Nova Dureza alemã". Indo direto ao ponto, NDH é um gênero musical derivado do Metal Industrial que mescla influências do Hard Rock, Heavy Metal, Rock alemão e Groove Metal. Como o nome mesmo diz, surgiu na Alemanha em meados dos anos 1990.

O termo foi inventado pela imprensa musical alemã após a estreia do álbum "Herzeleid", pela banda Rammstein em 1995.

As letras são geralmente em alemão, às vezes com palavras ou termos latinos. Usa a configuração básica de instrumentos de Metal: guitarra eléctrica distorcida, baixo, bateria e vocais, com teclado, sintetizadores e samplers. A ênfase está em uma demonstração de predominância, por excesso de pronunciar certas sílabas e letras (como o trinado uvular). Os vocais são predominantemente do sexo masculino e apresentado em forma de uma voz profunda. Gutural e gritar também é comum, presentes em algumas músicas de Oomph!, Rammstein, Stahlhammer, Samsas Traum e Megaherz.

Oomph!, formada em 1989, foi considerado a revelação do ano com o primeiro álbum "OOMPH!", lançado em 1992. A banda fez sucesso até nos Estados Unidos, onde o álbum chegou ao terceiro posto na parada das rádios universitárias. Estabeleceu os pilares do estilo em seu segundo álbum, Sperm, de 1994. Com isto eles abriram o caminho para que outras bandas alemãs ficassem conhecidas internacionalmente, inclusive Rammstein, que não esconde ter sido influenciada pela música de Oomph!. A banda alcançou um disco de ouro em 2004 pela música "Augen Auf!", na Áustria e na Alemanha.

Contudo, Rammstein é a praticante mais conhecida do estilo, bem-sucedido na Europa e no mundo. A banda Rammstein vendeu quase quatro milhões de discos na Alemanha, enquanto acumula disco de outro de platina no Brasil, Áustria, Bélgica, Holanda, Suíça, Dinamarca, Noruega, Polônia, Finlândia e a República Checa. O álbum auto-entitulado de estréia do "Eisbrecher", lançado em 2004, entrou na posição #13 na Deutschen Alternative Top 20 Chart, enquanto o segundo álbum do grupo, "Antikörper", chegou a 85ª posição na Alemanha.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

RammsteinRammstein
Onde o Linkin Park errou em sua nova direção musical

515 acessosRammstein: "Se ninguém morrer, teremos um álbum novo em breve"362 acessosRammstein: setlist e vídeo de show completo no Canadá2484 acessosRammstein: Veja o vídeo de "Sonne" em show na Alemanha458 acessosRammstein: tecladista lançará 2º livro0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rammstein"

Capas polêmicasCapas polêmicas
Slayer, Megadeth, Dream Theater, Carcass...

IdiomaIdioma
Bandas que já cantaram em sua língua natal

RammsteinRammstein
As dez melhores músicas da banda

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Rammstein"0 acessosTodas as matérias sobre "Oomph!"0 acessosTodas as matérias sobre "Stahlhammer"

Led ZeppelinLed Zeppelin
A inspiração por trás de "Kashmir"

SinceridadeSinceridade
E se as capas de discos dissessem a verdade?

Tarja TurunenTarja Turunen
A agressão de um fã durante show no México em 2000

5000 acessosRatos de Porão x Iron Maiden: resposta de Jão à entrevista de Bruce Dickinson5000 acessosPaixão nacional: o futebol e os roqueiros britânicos5000 acessosHeavy Metal: os maiores álbuns da história para os gregos5000 acessosSobre Joelhos, Metallica e o 1º Princípio da Filosofia5000 acessosPolêmica: as músicas mais controversas da história do Rock1376 acessosCristina Scabbia: musa elege sete filmes de terror italianos

Sobre Gisela Cardoso

Headbanger, Jornalista, Crítica de Metal, vocalista, instrumentista, anarco-comunista, vegetariana, apaixonada por Mitologia Nórdica e adoradora do Deus Metal. A música me move e as palavras constroem! @GisaGrind.

Mais matérias de Gisela Cardoso no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online