A música com que Robert Plant conquistou Jimmy Page em seu teste para o Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 09 de maio de 2025
O Yardbirds foi uma das primeiras bandas de blues da Inglaterra, e também uma das primeiras a fazer sucesso. Eles superaram a saída de Eric Clapton e depois de Jeff Beck, mas em 1968 seus integrantes já estavam tão de saco cheio que decidiram se separar.
O problema é que ainda tinha uma turnê pela Escandinávia para fazer. Coube então a Jimmy Page recrutar outros músicos para cumprir a agenda. A primeira escolha para vocalista foi Terry Reid, que recusou.
Led Zeppelin - Mais Novidades

Ao se ver obrigado a considerar outros nomes, Page lembrou de um vocalista que ele tinha visto em Birmingham, em uma banda chamada Hobbstweedle, cantando "Somebody To Love", do Jefferson Airplane: Robert Plant.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, sobre o convite para se juntar ao que viria a ser o Led Zeppelin Plant relembrou:
"Eu estava me apresentando numa faculdade quando [o futuro empresário do Led Zeppelin] Peter Grant e Jimmy Page apareceram e me perguntaram se eu gostaria de me juntar ao The Yardbirds. Eu sabia que os Yardbirds tinham tocado muito nos Estados Unidos (o que, para mim, significava um público a fim de saber o que eu tinha a oferecer); então, naturalmente, fiquei muito interessado."

Antes de escolher o vocalista, Page decidiu fazer um teste para ver ele em ação com uma das músicas que ele pretendia para o primeiro álbum de sua futura banda: "Baby I'm Gonna Leave You". Se tratava de uma canção folk que fez sucesso na voz de Joan Baez, e que o guitarrista tinha feito sua própria versão:
"Quando fiz o teste com Robert Plant e ouvi ele cantar, na hora pensei que devia ter algo de errado com ele em termos de personalidade, que devia ser impossível tocar com ele. Porque eu simplesmente não conseguia entender como era possível que ele já cantasse há anos, e ainda não tinha ficado famoso."

Originalmente, faria parte do The New Yardbirds além de Jimmy Page seu baixista, Chris Deja, que acabou desistindo para virar fotógrafo. Para seu lugar foi recrutado John Paul Jones. Após ser escolhido, Plant sugeriu para a bateria John Bonham — seu amigo de longa data e com quem já tinha tocado em outras oportunidades. Os quatro fizeram a turnê pela Escandinávia, e o resultado foi tão bom que de volta à Inglaterra eles entraram em estúdio o mais rápido possível para captar aquela mágica que havia entre eles.
E o resto é história!

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps