Noel Gallagher e o álbum que é tão ruim que deve ser ouvido apenas uma vez e chapado
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de maio de 2025
Noel Gallagher nunca teve receio de desvalorizar parte de sua própria obra — e, em entrevista, voltou a demonstrar esse traço característico ao comentar "Be Here Now", terceiro álbum do Oasis, lançado em 1997. Para ele, o disco deveria ter sido ouvido apenas uma vez. "Naquele dia, chapado, de preferência no parque, bêbado – e nunca mais", disse, citando os amigos Coyley e Phil, de Manchester, como autores do veredito.
Oasis - Mais Novidades
A declaração, publicada pelo portal Far Out Magazine, reflete a relação ambígua do músico com um dos álbuns mais aguardados da década de 1990. Após o sucesso retumbante de "Definitely Maybe" (1994) e "(What’s the Story) Morning Glory?" (1995), "Be Here Now" chegou às lojas cercado de expectativa e foi inicialmente saudado como um triunfo do Britpop. Com o tempo, porém, passou a ser visto como um símbolo do excesso e da autossuficiência do gênero.
Para Noel, o disco sofre com um inchaço de produção. As sessões de estúdio, que usaram duas mesas de mixagem ao mesmo tempo, resultaram em camadas sonoras pesadas e repetitivas. Faixas como "All Around the World", com seus mais de nove minutos e múltiplas sobreposições de guitarras, são citadas como exemplos do desgaste que o álbum provoca em uma audição contínua.
Noel Gallagher e "Be Here Now"
Ainda assim, Gallagher reconhece o valor de algumas composições. Músicas como "Don’t Go Away" e "Stand By Me" seguem tocando o público, especialmente em apresentações ao vivo. O problema, segundo ele, está no formato do álbum, não no conteúdo em si.
O guitarrista também fez uma comparação com produções de outras épocas. Citou, por exemplo, "In the Air Tonight", de Phil Collins, como uma música icônica que hoje soa datada, especialmente no que diz respeito à produção de bateria. Segundo Noel, o mesmo destino recaiu sobre "Be Here Now", cuja sonoridade grandiosa envelheceu mal.
Mesmo ciente das falhas, ele encara a ideia de um disco feito para ser ouvido uma única vez com certo romantismo. "Não merece as mesmas repetições de Definitely Maybe ou Morning Glory, mas há algo poético em escutar tudo de uma vez só, sob as circunstâncias certas, e guardar como um sonho", declarou. Um sonho alto, barulhento — e com potencial de deixar os ouvidos latejando.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
Iggy Pop escolhe "a pior música já escrita", um hit que retrata - literalmente - uma viagem
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo


Turnê de reunião do Oasis supera Beyoncé em número de ingressos vendidos em 2025
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
Total Guitar: os melhores e piores covers da história
Top 5: Os roqueiros mais chatos da história


