O batismo de fogo brasileiro do Queen
Por João Renato Alves
Fonte: Blog Van do Halen
Postado em 20 de março de 2011
As passagens de grandes artistas estrangeiros pelo território brazuca nos anos 1970 eram atos quase clandestinos, regados a muita confusão nos bastidores. Alice Cooper, Genesis e Rick Wakeman estavam entre os poucos que se aventuraram por essa terra-sem-lei do show business. Falta de estrutura e a inexperiência local em eventos dessa magnitude fizeram com que tumultos e acidentes fossem parte do roteiro. Sem contar os constrangimentos a que os gringos eram submetidos, com taxas abusivas na alfândega e equipamentos sendo roubados.
Esse foi o cenário que o Queen topou encarar. A ousadia partiu da Toco Produções Artísticas, que bancou a produção estimada em dois milhões de dólares, um valor que, proporcionalmente para a época, era ainda mais alto que na realidade atual. Com apoio total da mídia – TV e Rádio Bandeirantes transmitiram o show – uma multidão lotou o Morumbi na sexta-feira, 20 de Março. Nunca houve um número exato (o que também era bem comum em atrações desse porte), mas estima-se que quase 200 mil pessoas lá estiveram. No dia seguinte, nova dose, também com ingressos esgotados.
Antes mesmo de começar a série de apresentações pelo continente – que incluiu ainda quatro datas na Argentina e uma na Venezuela – o quarteto desembarcou no Rio de Janeiro para aproveitar o carnaval. Brian May foi ao Baile Vermelho e Preto, enquanto os seus companheiros aproveitaram os festejos na boate Regine’s. Falando na Cidade Maravilhosa, relatos nunca confirmados oficialmente dão conta que o quarteto se ofereceu para tocar no Maracanã. O valor da venda de ingressos seria revertido para entidades de assistência a deficientes físicos, já que aquele era simbolicamente o ano de ajudar os portadores dessa necessidade.
Mas em São Paulo o grupo não decepcionou, mostrando porque era uma das formações mais talentosas que já existiram no mundo da música. A atitude showman de Freddie Mercury, junto ao assombroso talento de Brian May – destacado pela imprensa à época como a alma musical do grupo – conquistou a platéia desde o início. A platéia deu seu show à parte, surpreendendo os próprios músicos, que não esperavam uma recepção tão calorosa – lembremos que o Brasil ainda não tinha a fama que possui atualmente junto aos artistas gringos.
O quarteto ainda voltaria quatro anos depois como atração principal do primeiro Rock In Rio. Foi uma maneira de consolidar a história de concertos em território nacional, que eles mesmo ajudaram a iniciar. Dali pra frente seria regra na agenda das bandas a passagem pela terra descoberta por Cabral. Sendo assim, vamos pagar nosso tributo aos precursores. Até porque poucos dos que passaram depois eram tão espetaculares. Deus salve a rainha!
O que rolou no show
- We Will Rock You (Fast Version)
- Let Me Entertain You
- Play the Game
- Somebody to Love
- Save Me
- Now I’m Here
- Dragon Attack
- Fat Bottomed Girls
- Love of My Life
- Flash
- The Hero
- Crazy Little Thing Called Love
- Bohemian Rhapsody
- Tie Your Mother Down
- Another One Bites the Dust
- Sheer Heart Attack
- We Will Rock You
- We Are the Champions
- God Save the Queen
Fontes: Revistas Showbizz e Veja, site queenbrazil.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Guns N' Roses lança duas novas canções
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


Site americano aponta 3 bandas gigantes dos anos 1970 que quase fracassaram antes da fama
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A razão que fez Freddie Mercury se recusar a tocar clássico do Queen: "Som horrível"
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
Os destaques do funeral de Lemmy Kilmister


