RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire

A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"

A faixa que Neil Peart dizia ser sua favorita na bateria: "inacreditável"

A missão de treinar a nova cantora da Nervosa: o trabalho de Mayara Puertas com Prika

A música que Mike Portnoy mais gostou de gravar com o Avenged Sevenfold

15 curiosidades sobre o Megadeth, um dos maiores nomes da história do thrash metal

A música dos anos 2000 que foi inspirada em e-mail enviado por fã e superou 1 bilhão no Spotify

A lendária banda punk que foi parar no tribunal por causa de um encarte "proibido"

Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"

A banda de rock que mudou Jon Bon Jovi para sempre: "é a razão pela qual escrevo músicas"

O disco "polarizador" e subestimado do Exodus, de acordo com o Loudwire

As músicas "esquecidas" apontadas pela Metal Edge como algumas das melhores do Megadeth

Stray Cats anuncia volta à estrada após recuperação de Brian Setzer

Chris Impellitteri ficava "maluco" quando comparado a Yngwie Malmsteen

Jello Biafra é hospitalizado após sofrer AVC hemorrágico


Manifesto
Stamp

Sgt. Peppers: de onde veio a inspiração para a capa?

Por
Fonte: Collector's Room
Postado em 21 de novembro de 2010

Provavelmente o disco mais famoso da história, e também um dos mais influentes álbuns já gravados, "Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band" tem uma história tão rica quanto o seu impacto não só na música, mas na cultura pop como um todo.

Lançado originalmente em 1 de junho de 1967, "Sgt Pepper´s" virou o rock de cabeça para baixo com suas treze faixas, que traziam um refinamento e uma ousadia poucas vezes ouvida até então. Mas, além da música, outro aspecto de "Sgt Pepper´s" também chamou muita atenção: a sua capa. Criada pelo artista plástico e pintor Peter Blake, a capa traz uma montagem de imagens com diversas personalidades do século XX – nomes como Albert Einstein, Aleister Crowley, Bob Dylan, Edgar Allan Poe, Karl Marx, Lewis Caroll, Marilyn Monroe, Marlon Brando, Oscar Wilde, Tony Curtis, entre outros – ao lado de uma foto de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr vestidos como sargentos, clicada pelo fotógrafo Michael Cooper.

Beatles - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Mas de onde surgiu a inspiração que fez Blake criar uma das imagens mais marcantes da história da música? A resposta está na Idade Média, mais precisamente no século XVI, na obra "O Enterro do Conde de Orgaz", de autoria do pintor, escultor e arquiteto grego Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco. Pintada em 1586, a obra foi uma encomenda de Dom Andrés Núñez de Madrid em homenagem ao Senhor de Orgaz, Gonzalo Ruiz de Toledo, um dos maiores benfeitores da paróquia de Santo Tomé, na Espanha. O quadro foi concebido para ficar na capela onde localiza-se o túmulo do Senhor de Orgaz, e até hoje permanece no mesmo local – a capela de Nossa Senhora da Concepção, na Igreja de Santo Tomé, em Toledo, na Espanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

A similaridade entre a obra de El Greco e a colagem de Peter Blake é evidente. Não se pode provar que Blake se inspirou conscientemente em "O Enterro do Conde de Orgaz" para conceber a capa de "Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band", mas é correto supor que, ainda que inconscientemente, Peter Blake tenha encontrado uma referência na obra de El Greco, já que a pintura era enormemente conhecida em todo o mundo em 1967.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

De uma forma geral, ambas as composições tem o mesmo conceito: uma cena central sendo observada por personalidades. Na obra de El Greco estão presentes personagens como Santo Estevão, Santo Agostinho, monges e sacerdotes, dispostos em fileiras, uns sobrepondo os outros, exatamente da mesma maneira que Blake faria quatro séculos depois.

Como curiosidade, vale citar que "O Enterro do Conde de Orgaz" sofreu poucos reparos ao longo dos séculos. Em 1672 a obra teve a sua primeira limpeza, e em 1975 sofreu uma grande restauração. O local em que está localizada é aberto para visitação, então, se você estiver dando uma banda por Toledo, vale a pena dar uma passada pela Igreja de Santo Tomé e conferir, ao vivo, uma das pinturas mais famosas da história, e que serviu, mesmo de maneira inconsciente, como inspiração para uma das imagens mais famosas do século XX.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS