Sgt. Peppers: de onde veio a inspiração para a capa?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collector's Room
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Provavelmente o disco mais famoso da história, e também um dos mais influentes álbuns já gravados, "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band" tem uma história tão rica quanto o seu impacto não só na música, mas na cultura pop como um todo.

Teoria da Conspiração: Slipknot troca membros em shows ao vivo?Motorhead: Lemmy conta seu segredo com as mulheres

Lançado originalmente em 1 de junho de 1967, "Sgt Pepper's" virou o rock de cabeça para baixo com suas treze faixas, que traziam um refinamento e uma ousadia poucas vezes ouvida até então. Mas, além da música, outro aspecto de "Sgt Pepper's" também chamou muita atenção: a sua capa. Criada pelo artista plástico e pintor Peter Blake, a capa traz uma montagem de imagens com diversas personalidades do século XX - nomes como Albert Einstein, Aleister Crowley, Bob Dylan, Edgar Allan Poe, Karl Marx, Lewis Caroll, Marilyn Monroe, Marlon Brando, Oscar Wilde, Tony Curtis, entre outros - ao lado de uma foto de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr vestidos como sargentos, clicada pelo fotógrafo Michael Cooper.

Mas de onde surgiu a inspiração que fez Blake criar uma das imagens mais marcantes da história da música? A resposta está na Idade Média, mais precisamente no século XVI, na obra "O Enterro do Conde de Orgaz", de autoria do pintor, escultor e arquiteto grego Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco. Pintada em 1586, a obra foi uma encomenda de Dom Andrés Núñez de Madrid em homenagem ao Senhor de Orgaz, Gonzalo Ruiz de Toledo, um dos maiores benfeitores da paróquia de Santo Tomé, na Espanha. O quadro foi concebido para ficar na capela onde localiza-se o túmulo do Senhor de Orgaz, e até hoje permanece no mesmo local - a capela de Nossa Senhora da Concepção, na Igreja de Santo Tomé, em Toledo, na Espanha.

A similaridade entre a obra de El Greco e a colagem de Peter Blake é evidente. Não se pode provar que Blake se inspirou conscientemente em "O Enterro do Conde de Orgaz" para conceber a capa de "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band", mas é correto supor que, ainda que inconscientemente, Peter Blake tenha encontrado uma referência na obra de El Greco, já que a pintura era enormemente conhecida em todo o mundo em 1967.

De uma forma geral, ambas as composições tem o mesmo conceito: uma cena central sendo observada por personalidades. Na obra de El Greco estão presentes personagens como Santo Estevão, Santo Agostinho, monges e sacerdotes, dispostos em fileiras, uns sobrepondo os outros, exatamente da mesma maneira que Blake faria quatro séculos depois.


Como curiosidade, vale citar que "O Enterro do Conde de Orgaz" sofreu poucos reparos ao longo dos séculos. Em 1672 a obra teve a sua primeira limpeza, e em 1975 sofreu uma grande restauração. O local em que está localizada é aberto para visitação, então, se você estiver dando uma banda por Toledo, vale a pena dar uma passada pela Igreja de Santo Tomé e conferir, ao vivo, uma das pinturas mais famosas da história, e que serviu, mesmo de maneira inconsciente, como inspiração para uma das imagens mais famosas do século XX.



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Capas"Todas as matérias sobre "Beatles"


Guitarristas: os dez mais ricos do Reino Unido em 2017Guitarristas
Os dez mais ricos do Reino Unido em 2017

The Beatles: banda foi vetada pela CBF na Copa de 66The Beatles
Banda foi vetada pela CBF na Copa de 66


Teoria da Conspiração: Slipknot troca membros em shows ao vivo?Teoria da Conspiração
Slipknot troca membros em shows ao vivo?

Motorhead: Lemmy conta seu segredo com as mulheresMotorhead
Lemmy conta seu segredo com as mulheres


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.