Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular "Simple Man"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Maximiliano P., Fonte: Maximiliano P.
Enviar correções  |  Comentários  | 

Quando falamos em LYNYRD SKYNYRD, certamente surge em sua cabeça a antológica "Sweet Home Alabama". Certo?

186 acessosSom de Peso: grandes bandas de Southern Rock5000 acessosOs fãs mais chatos do mundo da música

Pois é... Não esqueçamos que essa grande banda sulista americana fez muito mais do que isso em sua valorosa carreira. Clássicos como a fantástica "Free Bird", "Call Me The Breeze", "Saturday Night Special", e a incrível balada "Tuesday`s Gone", regravada pelo Metallica, saíram do mesmo forno.

Entretanto, outra música dos caras merece um destaque maior ainda. Ela é, para mim, uma das maiores canções/composições da história do rock`n roll.

A estupenda "SIMPLE MAN" foi composta pelo então vocalista do LYNYRD, Ronnie Van Zant, e pelo guitarrista Gary Rossington há quase 37 anos. A música era a última do lado A do primeiro álbum da banda, cuja gravação finalizou em 30/04/1973. Felizmente para todos nós, amantes do rock, o LYNYRD conseguiu gravá-la antes do acidente aéreo que vitimou três dos membros da banda, entre eles Ronnie, e o legado da canção acabou se perpetuando.

A composição surgiu após a morte da avó de Ronnie. Em um dia qualquer, ele e Gary estavam no apartamento do vocalista e começaram a contar algumas histórias sobre ela. A partir disso, o guitarrista começou a dedilhar algumas notas e ambos puseram-se a montar uma letra sobre as recomendações das mulheres importantes de suas vidas, em especial mães e avós.

A letra foi composta em apenas uma hora e é especialmente tocante, apesar de sua simplicidade. Trata dos ensinamentos de uma mãe para o seu filho sobre as coisas mais importantes da vida: a fé, o amor, a humildade e o desapego material.

A tradução da letra é mais ou menos a seguinte:

“Mamãe me disse quando eu era jovem; Sente-se ao meu lado, meu único filho; E ouça atentamente o que eu disser; Se você fizer isso, poderá ajudá-lo em algum dia ensolarado.

Relaxe, não viva tão rápido; Problemas surgirão e irão passar; Vá encontrar uma mulher e você vai encontrar o amor; E não se esqueça, filho, que há alguém lá em cima.

E seja um homem simples; Seja algo que você ame e entenda; (...); Você não vai fazer isso por mim filho, se você puder?

Esqueça sua cobiça pelo ouro do homem rico; Tudo que você precisa está na sua alma; E você pode fazer isso se tentar; Tudo que eu quero para você meu filho, é a sua satisfação.

Rapaz, não se preocupe ... Você vai encontrar a si mesmo; Siga seu coração e mais nada; E você pode fazer isso se tentar; Tudo que eu quero para você meu filho, é a sua satisfação.”

Atualmente, o LYNYRD segue se apresentando mundo afora, com Johnny Van Zant, irmão de Ronnie, nos vocais. Comumente ele diz à platéia, quando a banda vai tocar essa música, “para que pensemos e lembremos os roqueiros que estão no céu”. Um minuto de silêncio a todos eles por respeito e depois a música no volume máximo por agradecimento.

(O vídeo abaixo foi editado por cristianmilk)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Lynyrd SkynyrdLynyrd Skynyrd
Banda cancela vinda à América Latina

186 acessosSom de Peso: grandes bandas de Southern Rock478 acessosBlend Guitar: em vídeo, dez maiores duos de guitarras no Rock329 acessosLynyrd Skynyrd: "Sweet Home Alabama" por orquestra de hardware0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Lynyrd Skynyrd"

News.com.auNews.com.au
Guns, Floyd, Lynyrd e Van Halen são os melhores solos?

Sweet Home...Sweet Home...
O mito da disputa Lynyrd Skynyrd x Neil Young

ObamaObama
Astros do rock que não apoiam o presidente

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Lynyrd Skynyrd"


Do Pop ao MetalDo Pop ao Metal
Os fãs mais chatos do mundo da música

Whiplash.NetWhiplash.Net
Como enviar conteúdo ou se tornar um colaborador do site?

Bruce DickinsonBruce Dickinson
"Prefiro errar a usar monitores com as letras das músicas!"

5000 acessosSaúde: bater cabeça pode causar danos ao cérebro5000 acessosReligião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo5000 acessosGuns N' Roses: álcool, drogas e intrigas nos primórdios da banda5000 acessosMetallica: "eu deveria ter feito aulas de bateria", diz Lars Ulrich5000 acessosThe Beatles: fotos da última sessão com os quatro juntos5000 acessosDavid Coverdale: frontman pede desculpas a Robert Plant

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 01 de fevereiro de 2016
Post de 27 de maio de 2017


Sobre Maximiliano P.

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online