Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular "Simple Man"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Maximiliano P., Fonte: Maximiliano P.
Enviar correções  |  Comentários  | 

Quando falamos em LYNYRD SKYNYRD, certamente surge em sua cabeça a antológica "Sweet Home Alabama". Certo?

1396 acessosLynyrd Skynyrd: banda processa ex-baterista e quer impedir filme5000 acessosGarimpeiro das Galáxias: Beldades globais e sua paixão pelo rock

Pois é... Não esqueçamos que essa grande banda sulista americana fez muito mais do que isso em sua valorosa carreira. Clássicos como a fantástica "Free Bird", "Call Me The Breeze", "Saturday Night Special", e a incrível balada "Tuesday`s Gone", regravada pelo Metallica, saíram do mesmo forno.

Entretanto, outra música dos caras merece um destaque maior ainda. Ela é, para mim, uma das maiores canções/composições da história do rock`n roll.

A estupenda "SIMPLE MAN" foi composta pelo então vocalista do LYNYRD, Ronnie Van Zant, e pelo guitarrista Gary Rossington há quase 37 anos. A música era a última do lado A do primeiro álbum da banda, cuja gravação finalizou em 30/04/1973. Felizmente para todos nós, amantes do rock, o LYNYRD conseguiu gravá-la antes do acidente aéreo que vitimou três dos membros da banda, entre eles Ronnie, e o legado da canção acabou se perpetuando.

A composição surgiu após a morte da avó de Ronnie. Em um dia qualquer, ele e Gary estavam no apartamento do vocalista e começaram a contar algumas histórias sobre ela. A partir disso, o guitarrista começou a dedilhar algumas notas e ambos puseram-se a montar uma letra sobre as recomendações das mulheres importantes de suas vidas, em especial mães e avós.

A letra foi composta em apenas uma hora e é especialmente tocante, apesar de sua simplicidade. Trata dos ensinamentos de uma mãe para o seu filho sobre as coisas mais importantes da vida: a fé, o amor, a humildade e o desapego material.

A tradução da letra é mais ou menos a seguinte:

“Mamãe me disse quando eu era jovem; Sente-se ao meu lado, meu único filho; E ouça atentamente o que eu disser; Se você fizer isso, poderá ajudá-lo em algum dia ensolarado.

Relaxe, não viva tão rápido; Problemas surgirão e irão passar; Vá encontrar uma mulher e você vai encontrar o amor; E não se esqueça, filho, que há alguém lá em cima.

E seja um homem simples; Seja algo que você ame e entenda; (...); Você não vai fazer isso por mim filho, se você puder?

Esqueça sua cobiça pelo ouro do homem rico; Tudo que você precisa está na sua alma; E você pode fazer isso se tentar; Tudo que eu quero para você meu filho, é a sua satisfação.

Rapaz, não se preocupe ... Você vai encontrar a si mesmo; Siga seu coração e mais nada; E você pode fazer isso se tentar; Tudo que eu quero para você meu filho, é a sua satisfação.”

Atualmente, o LYNYRD segue se apresentando mundo afora, com Johnny Van Zant, irmão de Ronnie, nos vocais. Comumente ele diz à platéia, quando a banda vai tocar essa música, “para que pensemos e lembremos os roqueiros que estão no céu”. Um minuto de silêncio a todos eles por respeito e depois a música no volume máximo por agradecimento.

(O vídeo abaixo foi editado por cristianmilk)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 01 de fevereiro de 2016
Post de 27 de maio de 2017

Lynyrd SkynyrdLynyrd Skynyrd
Banda processa ex-baterista e quer impedir filme

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Lynyrd Skynyrd"

Rixa?Rixa?
Lynyrd Skynyrd x Neil Young - Amigos ou inimigos?

Lynyrd SkynyrdLynyrd Skynyrd
Curiosidades e números sobre "Freebird"

Artimus PyleArtimus Pyle
O Lynyrd Skynyrd atual é uma fraude

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Lynyrd Skynyrd"

CamisetasCamisetas
Beldades globais e sua paixão pelo rock

HumorHumor
Os roqueiros mais chatos das redes sociais

Lady GagaLady Gaga
"O Iron Maiden mudou a minha vida!"

5000 acessos20 Filmes Mais Punk: "Rock N Roll High School" em primeiro5000 acessosSlash: por que ele usa óculos escuros o tempo todo?5000 acessosSom ruim, fezes e urina: Um brinde à farsa de Woodstock5000 acessosRock brasileiro: por que ele perdeu espaço para o funk e o pop?5000 acessosKerry King: "não gaste com caixão, as minhocas me comerão!"2476 acessosAngra: veja Rafael Bittencourt "ensinando" Bruno Valverde a tocar bateria

Sobre Maximiliano P.

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online