A exótica fase "hippie" do Judas Priest e o frustrado disco de estreia da banda, em 1974
Resenha - Rocka Rolla - Judas Priest
Por Yuri Apolônio
Postado em 19 de abril de 2025
O Judas Priest foi fundado no ano 1969, em Birmingham, uma cidade industrial na Inglaterra, mesmo local de onde surgiu o Black Sabbath, em torno desse mesmo período. Para o Judas, contudo, o sucesso só viria de fato uma década depois. Até porque, dessa primeira formação nenhum membro original permaneceria até a gravação do primeiro álbum, ainda que letras e composições do vocalista Al Atkins viessem a aparecer nas duas primeiras obras da banda.
No final de 1970, o Judas Priest se funde à banda Freight, momento em que passam a fazer parte da formação o guitarrista KK Downing e o baixista Ian Hill. Devido a falta de recursos financeiros e com uma família para sustentar, Al Atkins deixa o grupo no final de 72, sendo substituído pelo cunhado do baixista Ian Hill, Rob Halford.
No início de 74, o Judas Priest realiza os primeiros shows fora do Reino Unido e assina um contrato para gravação de um primeiro disco com a pequena Gull Records. É nesse período que, por sugestão da gravadora, Glenn Tipton junta-se à banda para a vaga de guitarrista, ao lado de KK Downing.

Como um quinteto, o Judas Priest lança o "Rocka Rolla" em setembro de 1974. Apesar de contar com a produção de Rodger Bain, que havia tido essa função nos três primeiros discos do Black Sabbath poucos anos antes, o "Rocka Rolla" é relativamente leve e tem um resultado comercial nulo!
Pelo menos, eles aparecem pela primeira vez na TV, no The Old Gray Whistle Test, da BBC, onde é curioso notar que a banda ainda não tinha criado aquela imagem clássica do heavy metal, sendo muito mais "hippie" e "cada um por si".
Quanto ao "Rocka Rolla", de fato, ele é um tanto irregular e polido demais, mas não deixa de ter canções interessantes como "Run of the Mill", "Rocka Rolla", "One for the Road" e "Never Satisfied". Há muito do blues aqui e um tanto de progressivo, mas já é possível notar a influência de bandas mais pesadas, em especial por meio dos riffs.
Segundo os membros do Judas, todo o disco foi gravado ao vivo no estúdio — o que dá uma sonoridade mais crua, ainda que o resultado final tenha ficado aquém do ideal por problemas técnicos, incluindo um perceptível chiado em algumas faixas.
Como a entrada de Glenn Tipton ocorre já com as gravações iniciadas, sua participação é limitada. Grande maioria de suas composições ficariam somente para serem trabalhadas no álbum seguinte. Várias músicas do disco, a propósito, foram compostas e em parceria com Al Atkins, e já faziam parte do repertório dos shows da banda.
Este texto é um trecho do roteiro do vídeo "Judas Priest e a invenção do metal moderno", publicado no canal "No Rastro do Som", no YouTube. Nele, trato detalhadamente da história da banda, disco por disco, até o lançamento de seu maior sucesso, o British Steel, em 1980. Para assistir o conteúdo conteúdo completo, é só clicar no vídeo abaixo.
Outras resenhas de Rocka Rolla - Judas Priest
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder

Judas Priest: o heavy, o blues e o progressivo em "Rocka Rolla"
60% dos melhores álbuns da década são dos EUA, aponta lista da Loudwire
Richie Faulkner não imagina o Judas Priest se aposentando tão cedo
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Elegant Weapons é "mais Hendrix do que Judas Priest", destaca Richie Faulkner
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Tom Morello explica o que fez assumir direção de documentário do Judas Priest
Richie Faulkner revela que Judas Priest viaja com fisioterapeuta após susto
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


