RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas

A música que Lennon compôs durante seu "quase caso de amor" com um homem

As primeiras bandas punk que fizeram Kurt Cobain se apaixonar pelo gênero

O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure

5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda

Thom Yorke sobre o que "OK Computer" realmente fala: "Não é sobre computadores"

O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock

Os dois Beatles que poderiam ter entrado nos Rolling Stones segundo Keith Richards

Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo

Flotsam and Jetsam divulga "Harvesting the Hate", faixa de seu próximo disco

Guerra das Malvinas: o hit de power metal que rendeu ameaças de morte ao Sabaton

O riff que Johnny Marr considera o melhor de sua carreira nos Smiths

A banda que Chris Cornell e Kurt Cobain concordavam que era ruim: "Fiquei ofendido"

O defeito que une Jethro Tull e AC/DC, e que foi apontado pelo parceiro de Elton John

A música romântica do AC/DC que Angus Young se arrepende de ter gravado


Edu Falaschi 2026

Kamala: Promessa não... Realidade!

Resenha - Karma - Kamala

Por
Postado em 05 de março de 2023

Quando eu era bem mais novo e fui parar num festival de metal no extinto e saudoso Hammer Rock Bar, aqui em Campinas, teve uma banda de uns caras todos vestidos de vermelho que tocava em afinação baixa e estava fazendo o show de lançamento de seu primeiro álbum e que instantaneamente me chamou a atenção... Era o Kamala!

A imprensa especializada na época gostou demais desse primeiro álbum a ponto de cravar que o Kamala era uma das novas promessas do metal nacional. Bem... Um pouco mais de quinze anos dessa afirmação, este que vos escreve afirma com muito gosto que o Kamala deixou de ser uma promessa pra se tornar realidade no circuito de bandas independentes do Brasil e do restante do mundo, afinal hoje eles são, ao lado de outra banda que não tem nada a ver com o som que fazem: o Francisco El Hombre, uma das poucas bandas campineiras que efetivamente conquistaram um público fiel fora de seu lugar de origem.

Kamala - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Disto isto, vamos ao novo álbum, intitulado "Karma"...

Já faz quase dez anos desde seu quarto petardo, o "Mantra", em que a banda decidiu por bem subir a afinação das cordas de Drop B para Drop D, o que em momento algum tirou o peso característico dos trabalhos anteriores. E aqui isto não é exceção!

Além das cordas, no "Mantra" houve a divisão de vozes cantadas pela banda inteira, porém, neste novo trabalho há algo que de forma muito tímida havia sido feito em "The Fall" do disco "Fractal" e ao longo de seu sucessor, o "The Seven Deadly Chakras": vozes limpas em contraste ao vocal rasgado do guitarrista e vocalista Raphael Olmos, aqui executados pela baterista Isabela Moraes.

O instrumental desde disco continua o que afirmo há bastante tempo: por mais que o Kamala seja considerado uma banda de Thrash Metal na maior parte do tempo, é nítida a influência vinda do Machine Head desde o primeiro disco tanto na forma de cantar quanto na forma das melodias de guitarra por mais que a afinação tenha subido do quarto álbum em diante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lembremos que este disco foi composto durante a Pandemia de COVID-19, onde dois singles, "Aimless" e "Dukkha" antecederam o atual trabalho (ambas poderiam tranquilamente fazer parte do tracklist deste álbum) e que suas letras, especialmente "Fear", refletem o grande período de isolamento em que todos nós precisamos passar e a dor de perder gente querida nos últimos anos.

Outras canções, como "Delusion" e "Made me Bleed", falam sobre pessoas que aparentemente são boas, mas que na realidade só querem te ver pelas costas e, se possível, sob a máscara do anonimato.

Por fim, temos "Misery and Pain" que finaliza o disco com um interlúdio mais calmo com guitarras limpas, um momento só visto em canções instrumentais como a vinheta "Dharma" e a introdução do primeiro álbum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Karma" é um ótimo disco que continua a manter todos os elementos característicos do som do Kamala e que pra mim tem apenas uma ressalva e é o que espero ver corrigido em trabalhos futuros: assim como no "Live in France", cuja apresentação contém energia e não se furta de permitir imperfeição pelas condições como fora captada, eu gostaria de poder ouvir um próximo álbum onde os três olhassem um pra cara do outro, o botão de "REC" fosse apertado e o som tocado saísse não só de um kit de percussão, mas também de amplificadores devidamente timbrados e que o que fora tocado e gravado ali, fosse aproveitado por inteiro, do jeito que fora concebido pela banda.

O Kamala, neste álbum, é:
Raphael Olmos – Voz/Guitarra
Isabela Moraes – Bateria/Voz
Zé Cantelli – Baixo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

TRACKLIST:
01. FORGIVE THE WEAK
02. KARMA
03. MY WILL BE DONE
04. MADE ME BLEED
05. FEAR
06. NEVER ENOUGH
07. DHARMA
08. DELUSION
09. MISERY AND PAIN

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Artie Oliveira

Campineiro de vinte e poucos anos que tá nesse negócio de roquenrou independente desde os 16 e não pretende picar a mula tão cedo.
Mais matérias de Artie Oliveira.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS