Metallica: S&M2 e a Sinfonia da destruição
Resenha - S&M2 - Metallica
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 21 de outubro de 2020
Esse título que introduz essa resenha pode ser uma provocação, só por causa do nome do hit da banda-rival do Metallica, o Megadeth do Dave Mustaine. Mas, vamos ao que interessa.
À pedidos dos fãs, James Hetfield (v/g), LArs Ulrich (bt), Kirk Hammett (g) e Rob Trujillo (bx) resolveram fazer dois shows, com a Orquestra Sinfônica de São Francisco, para comemorar os 20 anos do disco S&M, lançado em 1999, com a colaboração do saudoso Michael Kamen.
No lugar de Kamen, foi chamado o regente Edwin Outwater, com o auxílio de Michael Tilson Thomas. Ambos mantiveram os arranjos do falecido maestro do S&M. Depois disso, os shows foram exibidos nos cinemas de todo o mundo (Brasil incluindo). E, um ano depois, foram lançados, em formatos físicos, o S&M2.
Quem ouviu (e viu) o primeiro disco de 99, pôde sentir toda a vibe entre banda e orquestra, cujos arranjos são de arrepiar até o mais radical fã do Metallica. Agora, os anos se passaram, a banda lançou três discos e a pergunta que não quer calar: cadê o som da orquestra?
Veja bem: ouvindo o S&M2, dá para sacar que o protagonismo da banda é evidente, por causa do peso das guitarras, deixando a orquestra em segundo plano. Se bem que, pelo lado musical, pode-se ouvir os arranjos.
Os destaques são The Ecstasy of Gold (do também saudoso Ennio Morricone), The Call of Ktulu, For Whom the Bell Tolls, The Day That Never Comes e The Memory Remains, que a platéia cantou o nanana no final da música, para arrepiar até os componentes.
O repertório do disco teve faixas novas com as antigas, que estavam do primeiro S&M, como a No Leaf Clover. Também tocaram duas músicas clássicas: a Scythian Suite, de Sergei Prokofiev e The Iron Foundry, de Mosolov. O momento mais comovente foi compensado com o solo vocal de Hetfield, em The Unforgiven III. All Within My Hands, do renegado St. Anger, ganhou um tom melancólico.
E os fãs do saudoso Cliff Burton ganharam um presente: uma apresentação de (Anesthesia) - Pulling Teeth, com o baixo de Scott Pingel. A parte final foi só de clássicos: Wherever I May Roam, One, Master of Puppets, Nothing Else Matters e Enter Sandman.
Resumindo: é um registro ruim? Pelo contrário. É uma comemoração histórica. O Metallica se consagrou, em sua carreira, com esse registro. Infelizmente, no Brasil, não tem lançamento nacional.
Para finalizar: James Hetfield, saia dessa e volta a fazer o que você mais gosta!
Fonte: Esporro Público
http://www.instagram.com/esporropublico
Outras resenhas de S&M2 - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
O que James Hetfield pensa de cantores que dublam nos próprios shows
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
O clássico do Queen que Rick Rubin tentou estragar de propósito; "Era uma gravação perfeita"
Ed Motta diz que não é muito fã do Rush por conta da voz de Geddy Lee
O jovem guitarrista inovador que fez Eric Clapton lembrar da primeira vez que viu Prince
Skid Row anuncia seu novo vocalista, Justin Sargent
Stewart Copeland revela que clima tenso não amenizou durante reunião do Police
Lista: 50 discos de rock e metal sem uma única música fraca
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A instrumental do Iron Maiden que não tem solo e representa som de temido exército
Metallica: novo S&M2 celebra legado da banda e presenteia os fãs
Metallica: S&M2 é muito barulho por pouca coisa
Rolling Stone publica listas com os 200 melhores rocks do século atual
David Ellefson comenta relação entre "Go to Hell", do Megadeth e "Enter Sandman", do Metallica
O baterista que defende Lars Ulrich no caso Napster mais que o próprio Lars
Por que James Hetfield do Metallica foi expulso de sua própria casa, segundo o próprio
Sete músicas inesperadas em álbuns de metal que deram muito certo, segundo a Ultimate Guitar
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
A notícia traumática sobre o Metallica que Cliff Burton deu a Scott Ian do Anthrax



