The Who: Live At Leeds é o único registro ao vivo oficial com a formação original
Resenha - Live At Leeds - Who
Por José Luis Moreira
Postado em 03 de agosto de 2020
Após o lançamento de sua Ópera Rock "Tommy" - a primeira do gênero em toda história – e de sua brilhante apresentação no festival de Woodstock, fatos ocorridos em 1969, a banda formada por Pete Townshend (compositor, guitarra e vocais), Roger Daltrey (Vocais), John Entwistle (baixo e vocais) e Keith Moon (bateria e vocais), resolve sair em uma grande turnê para promover a sua ópera rock, e, ao voltarem para a Inglaterra, decidem por gravar o primeiro álbum ao vivo da banda. O lugar escolhido para este concerto foi a Universidade de Leeds. O dia, foi o dos namorados, em 14 de fevereiro, data em que este evento é comemorado no Reino Unido, e o ano, 1970. A expectativa do público era a de que seria um show de rock, característico da banda, em que Townshend e Moon destruiriam seus instrumentos como acontecia a cada show que faziam. Mas o que seu fiel público e nem a própria banda sabiam, é que naquela data, o The Who iria protagonizar um dos melhores shows de rock realizados até então, como também gravariam o melhor álbum de rock ao vivo de todos os tempos.
O primeiro álbum a ser editado, saiu no formato LP com apenas seis músicas, mas o suficiente para justificar o seu lançamento. Nunca uma banda de rock havia se apresentado com tanta energia e barulho como neste show. Ao passar dos anos, e com o acréscimo de algumas faixas, o álbum foi reeditado no formato CD, em 1995. Mas foi em 2001 que o material foi relançado, desta vez como CD duplo "Edição de Luxo", totalmente remasterizado, com mais músicas, e em caráter definitivo. No CD 1 o grupo apresenta canções de seus álbuns que foram lançados nos anos anteriores à 1969. "I Can’t Explain", "Substitute" e "Summertime Blues" são exemplos de como tocar com um volume ensurdecedor, porém, melodioso. E é em "My Generation", canção título do primeiro álbum, lançado no Reino Unido em 1965 - hino do movimento "Mod" que entoou em toda a Inglaterra na segunda metade da década de 1960 - que a banda faz um medley em que apresenta vários hits com seus mais de quinze minutos de duração, com as baquetas quase que invisíveis de Keith Moon, os geniais solos e saltos de Townshend, a marcação precisa e repleta de improvisações de Entwistle e a versatilidade dos vocais de Daltrey, fazem desta faixa a que melhor representa o grupo neste memorável show. E, como não poderia deixar de ser, o CD 2 trás a vigorosa e genial apresentação de "Tommy", completinha!

Nesta histórica apresentação o "Rhythm and Blues" teve um de seus melhores momentos.
Vale ressaltar que este álbum é o único registro ao vivo (oficial) com a formação original da banda.
O The Who, ao lado dos Beatles, dos Rolling Stones e do Led Zeppelin, sintetizaram o que o rock and roll produziu de melhor nos anos de 1960 e 1970.
Outras resenhas de Live At Leeds - Who
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
O clássico que o Rainbow nunca tocou ao vivo porque Ritchie Blackmore esqueceu o riff
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Van Halen disponibiliza show "Live Without a Net" na íntegra online
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot
Anette Olzon explica por que se recusa a cantar certas músicas do Nightwish ao vivo
A canção de rock nacional que fez o radicalismo roqueiro de Regis Tadeu escorrer pela calça
A desconhecida banda de rock com filho de Gilberto Gil que poderia ter sido fenômeno
5 discos dos anos 2020 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez


A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
Gene Simmons tentou seguir os passos do The Who e fez o pior disco de sua carreira
Pete Townshend acha que "Tommy" tem mais a ver com os dias de hoje do que tinha quando lançado
Phil Collins pediu para substituir Keith Moon no The Who
Pete achou que o disco seria um fracasso, e ele virou um dos grandes clássicos do The Who
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


