The Who: Live At Leeds é o único registro ao vivo oficial com a formação original
Resenha - Live At Leeds - Who
Por José Luis Moreira
Postado em 03 de agosto de 2020
Após o lançamento de sua Ópera Rock "Tommy" - a primeira do gênero em toda história – e de sua brilhante apresentação no festival de Woodstock, fatos ocorridos em 1969, a banda formada por Pete Townshend (compositor, guitarra e vocais), Roger Daltrey (Vocais), John Entwistle (baixo e vocais) e Keith Moon (bateria e vocais), resolve sair em uma grande turnê para promover a sua ópera rock, e, ao voltarem para a Inglaterra, decidem por gravar o primeiro álbum ao vivo da banda. O lugar escolhido para este concerto foi a Universidade de Leeds. O dia, foi o dos namorados, em 14 de fevereiro, data em que este evento é comemorado no Reino Unido, e o ano, 1970. A expectativa do público era a de que seria um show de rock, característico da banda, em que Townshend e Moon destruiriam seus instrumentos como acontecia a cada show que faziam. Mas o que seu fiel público e nem a própria banda sabiam, é que naquela data, o The Who iria protagonizar um dos melhores shows de rock realizados até então, como também gravariam o melhor álbum de rock ao vivo de todos os tempos.
O primeiro álbum a ser editado, saiu no formato LP com apenas seis músicas, mas o suficiente para justificar o seu lançamento. Nunca uma banda de rock havia se apresentado com tanta energia e barulho como neste show. Ao passar dos anos, e com o acréscimo de algumas faixas, o álbum foi reeditado no formato CD, em 1995. Mas foi em 2001 que o material foi relançado, desta vez como CD duplo "Edição de Luxo", totalmente remasterizado, com mais músicas, e em caráter definitivo. No CD 1 o grupo apresenta canções de seus álbuns que foram lançados nos anos anteriores à 1969. "I Can’t Explain", "Substitute" e "Summertime Blues" são exemplos de como tocar com um volume ensurdecedor, porém, melodioso. E é em "My Generation", canção título do primeiro álbum, lançado no Reino Unido em 1965 - hino do movimento "Mod" que entoou em toda a Inglaterra na segunda metade da década de 1960 - que a banda faz um medley em que apresenta vários hits com seus mais de quinze minutos de duração, com as baquetas quase que invisíveis de Keith Moon, os geniais solos e saltos de Townshend, a marcação precisa e repleta de improvisações de Entwistle e a versatilidade dos vocais de Daltrey, fazem desta faixa a que melhor representa o grupo neste memorável show. E, como não poderia deixar de ser, o CD 2 trás a vigorosa e genial apresentação de "Tommy", completinha!

Nesta histórica apresentação o "Rhythm and Blues" teve um de seus melhores momentos.
Vale ressaltar que este álbum é o único registro ao vivo (oficial) com a formação original da banda.
O The Who, ao lado dos Beatles, dos Rolling Stones e do Led Zeppelin, sintetizaram o que o rock and roll produziu de melhor nos anos de 1960 e 1970.
Outras resenhas de Live At Leeds - Who
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
O significado do gesto de Alissa White-Gluz no vídeo do DragonForce que ninguém percebeu
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Nicko McBrain revela conselhos para seu substituto no Iron Maiden
Rafael Bittencourt revela que músicas do Angra foram inspiradas por sua esposa
Carl Palmer traz ao Brasil o show que revive Emerson, Lake & Palmer sem hologramas
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
Nevermore - O retorno da banda que nunca saiu da mente dos brasileiros
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Porque Steve Harris não foi à estreia do documentário sobre o Iron Maiden?
A opinião de Paulo Ricardo do RPM sobre a cantora de axé Daniela Mercury
A sincera reação de Bruce Dickinson quando Nicko McBrain disse que se sentiu traído por ele
L7 anuncia a "The Last Hurrah", sua turnê de despedida
O melhor disco da NWOBHM não é do Saxon ou Iron Maiden, segundo Gary Holt
O baterista que não tinha técnica alguma e é um dos favoritos do Regis Tadeu
A banda formada por colegas de escola que se tornou um ícone do rock brasileiro

A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
A canção do The Who que dava sono em John Entwistle quando a banda tocava ao vivo
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
Gene Simmons tentou seguir os passos do The Who e fez o pior disco de sua carreira
Pete Townshend acha que "Tommy" tem mais a ver com os dias de hoje do que tinha quando lançado


