Dukatalon: Sludge metal, mas não apenas isso
Resenha - Involuntary Action - Dukatalon
Por Marcelo Hissa
Postado em 02 de abril de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O ano de 2020 está cada vez mais interessante para os apreciadores do Sludge/Doom. Acordando de um coma de 10 anos, o trio israelense Dukatalon lança o segundo álbum Involuntary Action e reestreia no cenário tentando se reestabelecer no concorrido cenário Sludge.

Daquela estréia pra cá só sobrou o vocalista e guitarrista Zafrir Tzori, 2/3 da banda já não é a mesma e apesar das mudanças o trio é afiadíssimo. Um turbilhão sonoro emerge do Involuntary Action desde os primeiros riffs. O som se propõe a ser aquele sludgezão sujo até a alma, com os vocais berrantes tangendo a cadência agressiva de riffs chiados empolgantes. Mas apesar de todo o peso, o som não se encerra nisso, toques de claridade progressiva impedem que o álbum se descambe em um amontoado de riffs distorcidos entulhados. As músicas se desenvolvem oscilantes criando um sentido de orientação. Conscience Bleeds, por exemplo, em seu terço terminal transcende o sludge através de uma melodia que se aproxima do psicodélico. Dark Pool é estruturada no progressivo, principalmente com oscilações de cadência, mesclando a velocidade Thrash, com o atípico tempo musical do math, com o groove Doom. Involuntary Action que dá nome ao álbum é a que mais se utiliza de tons sóbrios, mas sem se distanciar da segurança da distorção. Até o acústico se faz presente com Myopia.
Involuntary Action é o grito de despertar, a tentativa de reemergir das areias do esquecimento o nome de Dukatalon. Com um som pujante, sujo, salpicado de lucidez progressiva o trio vai reganhando visibilidade. Só desejamos não ter que ficar mais dez anos esperando para ouvir o sucessor dessa gema.
Tracklist
1. Above the Flames 05:30
2. No Consolation 04:32
3. Conscience Bleeds 05:19
4. Dark Pool 06:06
5. Involuntary Action 05:14
6. Blackened Disease 05:18
7. Myopia 02:10
8. Angels in Red 04:47
9. Quicksand Warning 08:00
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Os sete discos essenciais do Grave Digger
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
O show que o Queen encerrou pela metade a pedido dos contratantes
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Os 100 maiores hinos do rock progressivo segundo leitores da Classic Rock
Dave Mustaine: Não há solos no Nü Metal porque os guitarristas não sabem tocar
G.G. Allin: o extremo dos extremos



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



