Clássicos Imortais: os (quase) 30 anos de Metallica, o maior sucesso da história do metal
Resenha - Metallica - Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de março de 2020
O Metallica é uma das maiores e mais controversas bandas da história do metal. Ao mesmo tempo que acumula lançamentos maravilhosos, o grupo coleciona deslizes e mantém uma relação de amor e ódio com seus fãs. Curiosamente, um dos pontos que mais ocasionou ódio (ou indiferença) dentro dessa relação não foi um deslize, mas sim, o disco de heavy metal mais bem sucedido da historia do gênero: "Metallica", ou o "Black Album", lançado em 12 de agosto de 1991.
A razão para os fãs ficarem com a pulga atrás da orelha foi a mudança de estilo em relação aos primeiros lançamentos. O thrash metal inconsequente, rápido e agressivo de outrora foi substituído por uma sonoridade pesada, porém, muito mais polida, pronta para tocar em rádios de todo o planeta, missão que "Enter Sandman", "The Unforgiven", "Sad But True" e "Nothing Else Matters" cumpriram com louvor.
As quatro músicas citadas, cada qual com seu apelo, ajudaram o já conhecido Metallica a se tornar um fenômeno de proporções mundiais, que fez a banda ser conhecida tanto pelo metaleiro mais casca grossa até pela turma "Barrados no Baile", formada por mauricinhos e patricinhas insuportáveis de sua escola.
A pergunta que fica: o "Black Album" é ruim? Não. Nem de longe.
Talvez a seguinte analogia te faça entender melhor: vamos supor que você seja aquele banger podrão, subversivo e que não se importe com nada na vida. De repente, você arruma um trabalho, uma namorada (ou namorado), e apesar da revolta por dentro, começa a ter que tomar banho, pentear o cabelo e passar perfume com mais frequência. Pois bem, o Metallica cresceu e passou por um período de amadurecimento similar, ao contrário do que aconteceu com os fãs mais radicais.
Eu entendo perfeitamente a turma que resolveu virar as costas para o trabalho que James e sua turma fizeram no disco que leva o nome da banda. E lamento por cada um dessa turma, que nunca se permitiu gostar de algo que não fosse tão radical, já que as músicas contidas em "Metallica" são verdadeiras obras de arte, do começo ao fim, goste você de death metal, rock and roll ou apenas música de qualidade.
O quinto disco de estúdio do Metallica é pesado, sólido e mostra uma banda muito segura, sabendo o chão que pisa (coisa que o Metallica sempre fez, ao menos, até 1997, quando a vaca começou a deitar). O que diferenciou "Black Album" dos outros discos já lançados foi a diminuição da velocidade. Mas ainda sim, o pessoal que gosta da rapidez pode se deliciar com "Through the Never", "Holier Than Thou" e "Of Wolf And Man", duas composições excelentes, que poderiam muito bem estar em "...And Justice For All", por exemplo.
Para quem se contenta "apenas" com o peso e a melodia (que apareceu de forma escancarada neste disco), "Wherever I May Roam" , "Don´t Tread On Me", "My Friend Of Misery" e "The God That Failed", que tem um dos solos mais bonitos não só do Metallica, mas da historia do metal.
Um disco que vendeu milhões de cópias ao redor do mundo e quebrou todas as barreiras do preconceito deveria ser vangloriado dentro do universo do metal. Pelo contrário, é execrado pelo pessoal que está esperando a parte 2 de "Ride The Lightning" até hoje, e que nunca tocou guitarra fora da própria garagem.
James, Lars, Kirk e Jason nunca mais conseguiram atingir o nível de "Metallica". E da mesma forma que entendo os fãs que abandonaram a banda neste ponto, entendo o fato da banda nunca ter feito nada igual. Afinal de contas, atingir esse patamar de qualidade novamente seria difícil para qualquer ser humano.
Quase três décadas após seu lançamento, "Metallica" continua sendo alvo de críticas e elogios. Seja como for, é um clássico imortal que gravou seu nome na história.
Ficha Técnica
Álbum: Metallica
Artista: Metallica
Data de lançamento: 12 de agosto de 1991
Faixas:
"Enter Sandman"
"Sad But True"
"Holier Than Thou"
"The Unforgiven"
"Wherever I May Roam"
"Don´t Tread On Me"
"Through the Never"
"Nothing Else Matters"
"Of Wolf And Man"
"The God That Failed"
"My Friend Of Misery"
"The Struggle Within"
Formação:
James Hetfield - guitarra/vocal
Kirk Hammett - guitarra
Jason Newsted - baixo
Lars Ulrich - bateria
Outras resenhas de Metallica - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps