Katharos XIII: Avant-Garde metal de complexa audição
Resenha - Palindrome - Katharos XIII
Por Marcelo Hissa
Postado em 28 de fevereiro de 2020
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Para os curiosos que gostam de explorar o mundo em busca de bandas de regiões pouco convencionais que tocam músicas pouco convencionais sugiro que procurem na Romênia a banda Katharos XIII. Palindrome é o terceiro álbum da banda e o estilo é ... bem essa é a parte difícil, Doom Metal? Atmospheric Black Metal? Dark Jazz Metal? Avant-Garde Metal é o termo mais preciso para classificar bandas de difícil classificação.
Devo confessar que não sou grande entusiasta desse tipo de música. Um som complexo, de tempo oscilante, com sonoridade que não flui espontaneamente. Por momentos parece que duas músicas tocam ao mesmo tempo. Vidma que abre o álbum começa soturna com vocais femininos limpos em uma bizarra linha de bateria que mais desordena do que agrega. Vocais guturais surgem complementando a suavidade e de repente a música acaba sem acabar (!), dando espaço para saxofone (!!) e sinos de vento (!!!) que criam uma nova sonoridade dentro da mesma faixa até o fim verdadeiro. Na sequência mais 4 músicas aprofundam os conceitos estabelecidos na música primogênita, cada uma com mais de 10 minutos de duração. To a Secret Voyage tem um clima mais jazzístico que por momentos você se imagina vivendo em uma cena de filme Noir. Repentinamente a balada engata em um Atmospheric Black Metal progressista só para se alternar novamente com jazz. Repito; a viagem é turbulenta e por vezes confusa. O momento mais pés-no-chão vem com a ligeira linearidade de No Sun Swims Thundered onde doom metal se impõe, mas ainda assim alternante com reviravoltas de dark jazz metal.
Katharos XIII expõem a face mais exótica do heavy metal, destila um som muito intricado inconstante e de difícil audição. Apreciação exige esforço e concentração, atributos que nem todo mundo tem disposição ou tempo para desenvolver. Quem não aceita a filosofia desse tipo de som não consegue nem passar da primeira faixa.
Tracklist
1. Vidma 08:15
2. To a Secret Voyage 11:29
3. Caloian Voices 14:22
4. No Sun Swims Thundered 12:35
5.Xavernah Glory 10:57
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
O álbum que recolocou a carreira de Ozzy Osbourne de volta nos trilhos
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
Red Hot Chili Peppers: A faixa que Anthony Kiedis odeia "a música, a letra e o vocal"
O rockstar por quem Max Cavalera era fanático, mas não conheceu por causa da bebida
O papo reto que Ronnie James Dio mandou para Axl e o Guns N' Roses


Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



