Exodus: em 1985, uma lição de Thrash Metal e violência
Resenha - Bonded By Blood - Exodus
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de agosto de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No ano de 1985, a cena do rock/metal estava pegando fogo no mundo todo. Bandas começavam a brotar em todo canto do planeta, o número de fãs só crescia e estilos estavam tomando forma. Dentre essas vertentes da música pesada, o thrash metal ganhava destaque mundial, muito por conta do boom protagonizado, principalmente, por Metallica e Slayer. Então, de repente, um disco chega como um verdadeiro murro na cara mostrando ao mundo que havia muito para ser feito ainda: "Bonded By Blood", do Exodus.
Lançado dia 25 de abril, é um verdadeiro manual de instruções do thrash metal. Tudo, absolutamente tudo o que você quiser saber sobre o estilo está presente neste álbum. Guitarras rápidas e afiadas, cozinha extremamente rápida, peso e MUITA fúria.
Do primeiro riff ao último verso, "Bonded By Blood" é uma das obras mais violentas e insanas que já foi produzida por alguma banda. A impressão que se tem ao ouvir o disco é que todos os membros da banda estavam com o coração repleto de ódio e resolveram colocar tudo pra fora. Sorte a nossa.
A faixa título, que abre o disco, é "apenas" um dos maiores hinos do estilo. E não é para menos, já que estamos falando de uma música que resume bem o que é esse estilo tão apaixonante que recebeu o nome de thrash metal.
O massacre sonoro continua, ao som de outras pauladas como "No Love", "Piranha", "And Then There Were None" (com seu refrão inesquecível), "Metal Command", "Exodus", "A Lesson in Violence" e "Strike Of The Beast". Não existe muito segredo, é uma bordoada atrás da outra, sem tempo para descanso ou qualquer tipo de enrolação.
Poucas vezes uma banda estreou de maneira tão bem sucedida. Prova do tamanho de "Bonded By Blood" é que este é o único registro em estúdio gravado por Paul Baloff (que por sinal, fazia 25 anos de vida no dia que o álbum foi lançado) e mesmo assim, o carismático vocalista tornou se uma lenda do metal.
Se você não conhece o Exodus ou não sabe o que é thrash metal, essa lição de violência é um ótimo começo!
Avaliação final: além de ser o maior disco do Exodus, é um dos maiores clássicos do thrash metal. Certamente, figura entre os cinco trabalhos mais influentes do estilo. Necessário em qualquer discografia.
Ano de lançamento: 1985
Faixas:
"Bonded by Blood"
"Exodus"
"And Then There Were None"
"A Lesson in Violence"
"Metal Command"
"Piranha"
"No Love"
"Deliver Us to Evil"
"Strike of the Beast"
Formação:
Paul Baloff: vocal
Gary Holt: guitarra base e solo
Rick Hunolt: guitarra base e solo
Rob McKillop: baixo
Tom Hunting: bateria
Outras resenhas de Bonded By Blood - Exodus
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
Dave Mustaine homenageia o ator Chuck Norris, falecido nesta sexta-feira
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
O fenômeno britânico que é o atual ditador das regras do metal, segundo Lucas Inutilismo
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
Titãs e o integrante que era visto como um líder mas saiu por estar em outra
Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron Maiden
A profunda lição que Rick Wakeman aprendeu com um adolescente brasileiro


Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Gary Holt "cobra" do Metallica "cheque gordo" por sua participação em letra de mega clássico
Gary Holt explica por que o thrash metal está mais forte do que nunca
Exodus lança "Promise You This", faixa de seu próximo disco
Novo disco do Exodus é elogiado em resenha do Blabbermouth; "Vai esmagar seu crânio"
Gary Holt diz sentir-se mais inseguro nos EUA do que tocando na América Latina



