Exodus: em 1985, uma lição de Thrash Metal e violência

Resenha - Bonded By Blood - Exodus

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

10

No ano de 1985, a cena do rock/metal estava pegando fogo no mundo todo. Bandas começavam a brotar em todo canto do planeta, o número de fãs só crescia e estilos estavam tomando forma. Dentre essas vertentes da música pesada, o thrash metal ganhava destaque mundial, muito por conta do boom protagonizado, principalmente, por Metallica e Slayer. Então, de repente, um disco chega como um verdadeiro murro na cara mostrando ao mundo que havia muito para ser feito ainda: "Bonded By Blood", do Exodus.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lançado dia 25 de abril, é um verdadeiro manual de instruções do thrash metal. Tudo, absolutamente tudo o que você quiser saber sobre o estilo está presente neste álbum. Guitarras rápidas e afiadas, cozinha extremamente rápida, peso e MUITA fúria.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Do primeiro riff ao último verso, "Bonded By Blood" é uma das obras mais violentas e insanas que já foi produzida por alguma banda. A impressão que se tem ao ouvir o disco é que todos os membros da banda estavam com o coração repleto de ódio e resolveram colocar tudo pra fora. Sorte a nossa.

A faixa título, que abre o disco, é "apenas" um dos maiores hinos do estilo. E não é para menos, já que estamos falando de uma música que resume bem o que é esse estilo tão apaixonante que recebeu o nome de thrash metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O massacre sonoro continua, ao som de outras pauladas como "No Love", "Piranha", "And Then There Were None" (com seu refrão inesquecível), "Metal Command", "Exodus", "A Lesson in Violence" e "Strike Of The Beast". Não existe muito segredo, é uma bordoada atrás da outra, sem tempo para descanso ou qualquer tipo de enrolação.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Poucas vezes uma banda estreou de maneira tão bem sucedida. Prova do tamanho de "Bonded By Blood" é que este é o único registro em estúdio gravado por Paul Baloff (que por sinal, fazia 25 anos de vida no dia que o álbum foi lançado) e mesmo assim, o carismático vocalista tornou se uma lenda do metal.

Se você não conhece o Exodus ou não sabe o que é thrash metal, essa lição de violência é um ótimo começo!

Avaliação final: além de ser o maior disco do Exodus, é um dos maiores clássicos do thrash metal. Certamente, figura entre os cinco trabalhos mais influentes do estilo. Necessário em qualquer discografia.

Ano de lançamento: 1985

Faixas:

"Bonded by Blood"
"Exodus"
"And Then There Were None"
"A Lesson in Violence"
"Metal Command"
"Piranha"
"No Love"
"Deliver Us to Evil"
"Strike of the Beast"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Formação:

Paul Baloff: vocal
Gary Holt: guitarra base e solo
Rick Hunolt: guitarra base e solo
Rob McKillop: baixo
Tom Hunting: bateria


Outras resenhas de Bonded By Blood - Exodus

Exodus: O Aniversário de 30 Anos de "Bonded By Blood"

Exodus: "Bonded By Blood", obra-prima do Thrash Metal


Goo728 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 GooAdHor Goo336