Iron Maiden: em 1983, mais técnico e profundo em Piece Of Mind
Resenha - Piece Of Mind - Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de agosto de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o estrondoso sucesso do disco "The Number Of the Beast", o Iron Maiden gravou seu sucessor nas Bahamas. Então, pouco mais de um ano após o álbum que marca a entrada de Bruce Dickinson na banda, é lançado o quarto disco de estúdio do Maiden, o épico "Piece Of Mind".
O Iron passou mais uma vez por uma mudança de integrante, já que o ótimo baterista Clive Burr foi substituído por Nicko McBrain, que tocava na banda francesa Trust. Logo nos primeiros segundos do trabalho, Nicko mostra todo seu valor, abrindo de forma categórica a excelente "Where Eagles Dare", música cheia de climas, que chega até mesmo a flertar de maneira tímida com o rock progressivo em alguns trechos.
A segunda faixa, "Revelations", é outro momento de destaque, sobretudo por sua letra um tanto quanto enigmática e por suas mudanças de andamento.
Na sequência, uma das músicas mais bacanas do grupo, "Flight Of Icarus", que como você deve ter imaginado, conta a historia de Ícaro, personagem da mitologia grega que tentou construir asas para voar, e obviamente não obteve sucesso. Para a sorte dos fãs de metal, rendeu uma baita de uma composição.
O combo de grandes músicas continua com a excelente "Die With Your Boots On" e "The Trooper", possivelmente top 5 entre as músicas mais famosas da banda, com destaque para seu riff icônico e refrão que lembra um grito de guerra.
A "balada" pesada "Still Life" merecia muito mais destaque do que merece, sobretudo por conta do trabalho magnífico de guitarras. "Quest For Fire" é heavy oitentista puro, e tem um clima único.
A veloz "Sun And Steel" abre as portas para a grandiosa e pesada "To Tame A Land" encerrar os trabalhos de maneira digna e honrosa.
Se existia alguma dúvida de que o Maiden era uma das maiores bandas do planeta, "Piece of Mind" ajudou a enterrar quaisquer questionamentos. Um disco com muitos clássicos, que mostrou uma banda coesa, entrosada (mesmo com a recente entrada de um novo integrante) e extremamente madura, tratando de diversos temas. Instrumental e liricamente, um dos trabalhos mais profundos do Maiden, e de certa forma, um prefácio para o que estava por vir, o inesquecível "Powerslave" (1984).
Um play clássico, que faz parte da principal trinca de ouro lançada pela Donzela até os dias de hoje.
Fundamental em qualquer coleção.
Ano de lançamento: 1983
Faixas:
"Where Eagles Dare"
"Revelations"
"Flight of Icarus"
"Die With Your Boots On"
"The Trooper"
"Still Life"
"Quest for Fire"
"Sun and Steel"
"To Tame a Land"
Formação:
Bruce Dickinson: vocal
Steve Harris: baixo
Dave Murray: guitarra
Adrian Smith: guitarra
Nicko McBrain: bateria
Outras resenhas de Piece Of Mind - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
Nervosa anuncia turnê como atração principal na América do Norte para 2027
Amon Amarth anuncia novo álbum de estúdio, "The Allfather Awakens"
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
Ringo Starr relembra a curiosa regra que os Beatles tinham para lidar com peidos na van
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
Iron Maiden publica vídeo retrospectivo oficial do Eddfest
Tony Iommi relembra Ozzy Osbourne; "Parece que ele ainda está aqui conosco"
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Iron Maiden: O início da fase clássica em Piece of Mind
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
Para Nicko McBrain, "The Number of the Beast" não está entre os melhores álbuns do Iron Maiden
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
Nicko McBrain compara sua música favorita do "The Book of Souls" com "Hallowed Be Thy Name"
O álbum dos anos 2000 que Nicko McBrain considera o melhor do Iron Maiden
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions


