Iron Maiden: em 1983, mais técnico e profundo em Piece Of Mind
Resenha - Piece Of Mind - Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de agosto de 2019
Nota: 10
Após o estrondoso sucesso do disco "The Number Of the Beast", o Iron Maiden gravou seu sucessor nas Bahamas. Então, pouco mais de um ano após o álbum que marca a entrada de Bruce Dickinson na banda, é lançado o quarto disco de estúdio do Maiden, o épico "Piece Of Mind".
O Iron passou mais uma vez por uma mudança de integrante, já que o ótimo baterista Clive Burr foi substituído por Nicko McBrain, que tocava na banda francesa Trust. Logo nos primeiros segundos do trabalho, Nicko mostra todo seu valor, abrindo de forma categórica a excelente "Where Eagles Dare", música cheia de climas, que chega até mesmo a flertar de maneira tímida com o rock progressivo em alguns trechos.
A segunda faixa, "Revelations", é outro momento de destaque, sobretudo por sua letra um tanto quanto enigmática e por suas mudanças de andamento.
Na sequência, uma das músicas mais bacanas do grupo, "Flight Of Icarus", que como você deve ter imaginado, conta a historia de Ícaro, personagem da mitologia grega que tentou construir asas para voar, e obviamente não obteve sucesso. Para a sorte dos fãs de metal, rendeu uma baita de uma composição.
O combo de grandes músicas continua com a excelente "Die With Your Boots On" e "The Trooper", possivelmente top 5 entre as músicas mais famosas da banda, com destaque para seu riff icônico e refrão que lembra um grito de guerra.
A "balada" pesada "Still Life" merecia muito mais destaque do que merece, sobretudo por conta do trabalho magnífico de guitarras. "Quest For Fire" é heavy oitentista puro, e tem um clima único.
A veloz "Sun And Steel" abre as portas para a grandiosa e pesada "To Tame A Land" encerrar os trabalhos de maneira digna e honrosa.
Se existia alguma dúvida de que o Maiden era uma das maiores bandas do planeta, "Piece of Mind" ajudou a enterrar quaisquer questionamentos. Um disco com muitos clássicos, que mostrou uma banda coesa, entrosada (mesmo com a recente entrada de um novo integrante) e extremamente madura, tratando de diversos temas. Instrumental e liricamente, um dos trabalhos mais profundos do Maiden, e de certa forma, um prefácio para o que estava por vir, o inesquecível "Powerslave" (1984).
Um play clássico, que faz parte da principal trinca de ouro lançada pela Donzela até os dias de hoje.
Fundamental em qualquer coleção.
Ano de lançamento: 1983
Faixas:
"Where Eagles Dare"
"Revelations"
"Flight of Icarus"
"Die With Your Boots On"
"The Trooper"
"Still Life"
"Quest for Fire"
"Sun and Steel"
"To Tame a Land"
Formação:
Bruce Dickinson: vocal
Steve Harris: baixo
Dave Murray: guitarra
Adrian Smith: guitarra
Nicko McBrain: bateria
Outras resenhas de Piece Of Mind - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps