Iron Maiden: 30 anos do lançamento de "Piece of Mind"
Resenha - Piece of Mind - Iron Maiden
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 16 de maio de 2013
Em 16 de maio de 1983 o adorável mascote do IRON MAIDEN, Eddie, perdeu sua cabeça (além de sua cabeleira grisalha) e os fãs de Heavy Metal em todo planeta perderam as deles por causa de um dos mais queridos álbuns de metal de todos os tempos, "Piece of Mind".
Na verdade, para muitos fãs do MAIDEN, o quarto disco de estúdio da banda continua a ser o favorito. Para os membros do IRON MAIDEN, "Piece of Mind" foi um álbum crucial, que foi muito bem recebido assim como seu predecessor "The Number of The Beast".
Como de costume, foi o líder e baixista da banda, Steve Harris, que liderou a veia criativa por trás de "Piece of Mind". Ele elaborou sozinho a faixa de abertura "Where Eagles Dare", o épico encerramento "To Tame a Land" e a implacável e galopante faixa central "The Trooper", além da relativamente modesta "Quest For Fire".
Felizmente, Harris também contou com as constantes ajudas do guitarrista Adrian Smith e do vocalista Bruce Dickinson - que havia se juntado à banda um pouco tarde demais para adicionar suas idéias ao álbum "The Number of The Beast". Smith e Dickinson escreveram "Flight of Icarus", single de "Piece of Mind" e "Sun and Steel" e ambos colaboraram com Harris em "Die With Your Boots On". Bruce também mostrou do que era capaz na multi-facetada "Revelations". Dave Murray, guitarrista da banda, co-escreveu a interessante "Still Life" com Harris.
Finalmente, "Piece of Mind" marcou a chegada do baterista Nicko McBrain, que não só preencheu o posto do saudoso e amado Clive Burr (RIP) com uma boa proficiência técnica (no lugar do feeling clássico de Burr), mas também fez isso sem sacrificar seu pessoal e praticamente único som de bateria de jazz, que vários críticos da época diziam "não ser forte o suficiente" para o metal.
Na verdade, ninguém poderia saber na época que o IRON MAIDEN tinha finalmente garantido sua formação clássica (incluindo a equipe de apoio dos managers Rod Smallwood e Andy Taylor, o extraordinário produtor Martin Birch e até mesmo o ilustrador Derek Riggs, entre outros) que permaneceria inalterada pelos próximos cinco anos.
¨Piece of Mind¨ chegou ao terceiro lugar da parada inglesa, e foi o primeiro álbum da banda a alcançar o top 100 da Billboard 200 (chegando à 70ª posição). Em 1998 foi relançado com um CD bônus.
Outras resenhas de Piece of Mind - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps