SoulSpell: a ópera metal brasileira em mais um ótimo capítulo
Resenha - Second Big Bang - SoulSpell
Por Ricardo Seelig
Postado em 19 de julho de 2019
Quarto álbum do SoulSpell, "The Second Big Bang" dá sequência à trajetória da metal opera capitaneada pelo baterista Heleno Vale com mais um belo disco. O álbum chega ao mercado brasileiro pela Hellion Records.
Como em todos os trabalhos anteriores do SoulSpell, temos aqui um disco conceitual que dá seguimento à trama que vem sendo contada desde o primeiro CD. "The Second Big Bang" traz doze faixas, sendo que duas delas - "Soulspell" e "Alexandria" - são novas versões para canções presentes no primeiro disco, "A Legacy of Honor" (2008). A produção é de Tito Falaschi, com mixagem e masterização a cargo de Denis Ward.
Além da banda titular formada por Heleno Vale (bateria), Jefferson Albert (vocal), Daisa Munhoz (vocal), Pedro Campos (vocal), Victor Emeka (vocal), Talita Quintano (vocal), Daniel Guirado (baixo), Leandro Erba (guitarra), Sérgio Pusep (guitarra) e Rodrigo Boechat (teclado), o disco traz, como é de praxe, muitos convidados especiais. Em "The Second Big Bang" temos a presença de Andre Matos, Arjen Lucassen, Blaze Bayley, Dani Nolden, Eduardo Ardanuy, Fábio Laguna, Fabio Lione, Frank Tischer, Jani Liimatainen, Kiko Loureiro, Markus Grösskopf, Oliver Hartmann, Ralf Scheepers, Tim "Ripper" Owens, Timo Kotipelto e Tito Falaschi. Um time de respeito, e que uma rápida passada pelo Google já deixa claras as credenciais.
Musicalmente, a banda segue trafegando pelo universo do metal melódico, em um trabalho de composição muito bem feito e que traz uma bem-vinda sensação de nostalgia em relação aos bons tempos do estilo. Mas isso não quer dizer que o disco soe datado, muito pelo contrário: os timbres são atuais, as dinâmicas das composições são atuais, fazendo tudo soar agradável e nem um pouco cansativo. A variação se dá ora pisando em terrenos mais prog como em "Horus's Eye" e "Game of Hours", ora diminuindo a velocidade em faixas como "Father and Son". Merecem destaque também as novas versões de "Soulspell" e "Avantasia", que com a nova interpretação conseguiram soar refrescantes como as novas canções.
O SoulSpell havia dado uma escorregada em seu último disco, "Hollow’s Gathering" (2012), que na minha opinião soou repetitivo e pouco criativo. No entanto, em "The Second Big Bang" Heleno Vale e sua turma conseguiram colocar o projeto novamente nos trilhos e o resultado é um álbum no mesmo nível de "The Labyrinth of Truths" (2010), segundo e até agora o melhor disco do grupo.
Outras resenhas de Second Big Bang - SoulSpell
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler


Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


