Samael: metal industrial com contornos cinematográficos
Resenha - Hegemony - Samael
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 01 de julho de 2019
Seis anos após seu último trabalho de estúdio, a banda suíça Samael retornou em 2017 com "Hegemony". O sucessor de "Lux Mundi" também marcou uma mudança na formação do quarteto com a inclusão do baixista e guitarrista Thomas "Drop" Betrisey. O vocalista e guitarrista Michael "Vorph" Locher e o baterista Alexandre "Xytras" Locher completam a banda. Em Hegemony, a segunda guitarra ficou a cargo de Marco "Mak" Rivao, mas ele acabou sendo substituído pelo baixista Pierre "Zorrac" Carroz.
O que temos em "Hegemony" é a sonoridade que sempre marcou a trajetória do Samael. Ou seja: um metal atual, que flerta com o lado mais extremo do estilo e apresenta influências igualitárias tanto do gótico quanto do industrial. A edição nacional, lançada pela Hellion Records, vem com uma faixa bônus: "Storm of Fire".
Se você não está familiarizado com o som do Samael, o que posso dizer é que trata-se de um metal industrial (sem tanta ênfase no industrial, o que pessoalmente me agrada) muito bem executado, que ganha contornos cinematográficos devido a inserções orquestradas bem desenvolvidas. O vocal gutural e o uso frequente de blast beats, que são devidamente intercalados com muitos momentos onde o ritmo é mais convencional, enfatizam o aspecto extremo da sonoridade do quarteto. Já a onipresença de teclados, que em alguns momentos transformam-se em pianos, deixa a música do grupo bastante dramática e é o responsável por trazer para o universo da banda a legião de góticos que sempre acompanhou o Samael.
Como curiosidade, vale mencionar a versão para "Helter Skelter", clássico dos Beatles, que aqui foi vestida com a estética característica do Samael. O resultado é uma releitura inegavelmente curiosa, mas nada muito além disso.
"Hegemony" é mais um bom trabalho deste quarteto suíço, na estrada há mais de 30 anos e com uma sólida discografia. Se você ainda não conhece os caras, está aí uma ótima oportunidade. E se já é fã do Samael, certamente irá gostar bastante deste novo álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores álbuns de metal dos anos 90 pela Metal Hamme
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
Fita com registro de ensaio de Ozzy Osbourne em 1979 é encontrada
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Heavy Metal: as 10 introduções mais matadoras do estilo
Bandas em família que terminaram mal
Eric Clapton sobre um guitarrista de jazz que inveja: "Ele é um gênio!"

Samael lança "Black Matter Manifesto", sua primeira música inédita em 8 anos
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



