RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence

A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne

Para Dave Mustaine, músicas devem provocar vontade de brigar ou fazer sexo

Nirvana - a escolha ousada de Kurt Cobain no Unplugged MTV

Zakk Wylde conta como escreveu "Ozzy's Song" para o novo álbum do BLS

O guitarrista que The Edge disser ser uma das vozes que "define" a guitarra

O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu

"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional

BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"

Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau

Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones

O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação

O gênero musical que Phil Collins nunca suportou ouvir, segundo o próprio

Fred Smith, baixista do Television, morre aos 77 anos

Eagles encerrará atividades em 2026, revela Don Henley


Stamp
Bangers Open Air

Fantastic Negrito: atualizando o blues em um disco incrível

Resenha - Last Days of Oakland - Fantastic Negrito

Por
Fonte: Collectors Room
Postado em 28 de junho de 2019

Fantastic Negrito é um caso sério. Este norte-americano nascido em Massachusetts e batizado como Xavier Amin Dphrepaulezz passou metade de vida tentando emplacar uma carreira artística. Inspirado por Prince, lançou um disco em 1996 chamado "The X Factor" e creditado apenas como Xavier, em que compôs todas as músicas e tocou todos os instrumentos. Não emplacou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Caiu na vida, vendeu drogas, acabou nas ruas de Oakland, sofreu um acidente de carro quase fatal em 1999 que o deixou em coma por três semanas, abriu uma boate ilegal em Los Angeles, desistiu do sonho e não sabia pra onde ir. Passou um tempo sem rumo e retornou para o seu primeiro amor, a música, assumindo a alcunha de Fantastic Negrito e gravou seu debut auto intitulado em 2014. A recepção positiva o motivou a gravar um segundo trabalho, e daí tudo mudou.

"The Last Days of Oakland" foi lançado em 3 de junho de 2016 e finalmente Xavier, que agora não é mais Xavier mas sim Fantastic Negrito, encontrou o seu lugar ao sol. O álbum encantou a crítica, ganhou o Grammy de Best Contemporary Blues Album em 2017 e alavancou a carreira do nosso amigo. Produzido pelo próprio Negrito, o disco traz quinze faixas espalhadas por 50 minutos de um som cativante, que bebe sem pudores no enorme caldeirão da música negra e une o blues ao funk, ao soul, ao rap e ao rhythm & blues, tudo com um groove acachapante e um clima pop que faz com que a audição seja uma experiência de empolgação crescente. Resumindo: não tem música ruim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Acompanhado por Masa Kohama (guitarra), LJ Holoman (piano e órgão), Cornelius Mims (baixo) e Omar Maxwell (bateria), Fantastic Negrito canta e toca piano e guitarra, completando uma banda que tem o balanço e a malandragem em seu DNA. Totalmente composto por Negrito e também produzido pelo músico, o disco traz ainda uma versão para "In the Pines (Oakland)", canção tradicional que o lendário bluesman Leadbelly gravou na década de 1940.

A voz de Fantastic Negrito vem carregada com doses generosas de feeling e possui um timbre arrepiante, intensificado pela forma sanguínea com que canta as letras, como se tudo saísse direto do seu coração. Instrumentalmente, há uma atualização inegável de um gênero bastante tradicional como o blues, que aqui ganha um ar mais moderno e contemporâneo, seja pelas batidas e ritmos ou pelos arranjos e timbres, todos conversando com o presente e jamais com o passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

A tradição do delta do Mississippi voa direto e sem escalas para a década de 2010 em "Working Poor", enquanto "About a Girl" e "In the Pines (Oakland)" são doces irmãs siamesas. "Scary Woman" é o que o Outkast faria se fosse uma banda de blues, enquanto "The Nigga Song" é de uma profundidade e um feeling incríveis.

"The Last Days of Oakland" é uma obra de arte, que ganha status de clássico moderno do blues com o reconhecimento – justo, diga-se de passagem – dado pelo Grammy. Um disco espetacular e que qualquer pessoa que ama a música, como eu e você, deveria ter como CD de cabeceira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bad Religion


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS