Fantastic Negrito: atualizando o blues em um disco incrível
Resenha - Last Days of Oakland - Fantastic Negrito
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 28 de junho de 2019
Fantastic Negrito é um caso sério. Este norte-americano nascido em Massachusetts e batizado como Xavier Amin Dphrepaulezz passou metade de vida tentando emplacar uma carreira artística. Inspirado por Prince, lançou um disco em 1996 chamado "The X Factor" e creditado apenas como Xavier, em que compôs todas as músicas e tocou todos os instrumentos. Não emplacou.
Caiu na vida, vendeu drogas, acabou nas ruas de Oakland, sofreu um acidente de carro quase fatal em 1999 que o deixou em coma por três semanas, abriu uma boate ilegal em Los Angeles, desistiu do sonho e não sabia pra onde ir. Passou um tempo sem rumo e retornou para o seu primeiro amor, a música, assumindo a alcunha de Fantastic Negrito e gravou seu debut auto intitulado em 2014. A recepção positiva o motivou a gravar um segundo trabalho, e daí tudo mudou.
"The Last Days of Oakland" foi lançado em 3 de junho de 2016 e finalmente Xavier, que agora não é mais Xavier mas sim Fantastic Negrito, encontrou o seu lugar ao sol. O álbum encantou a crítica, ganhou o Grammy de Best Contemporary Blues Album em 2017 e alavancou a carreira do nosso amigo. Produzido pelo próprio Negrito, o disco traz quinze faixas espalhadas por 50 minutos de um som cativante, que bebe sem pudores no enorme caldeirão da música negra e une o blues ao funk, ao soul, ao rap e ao rhythm & blues, tudo com um groove acachapante e um clima pop que faz com que a audição seja uma experiência de empolgação crescente. Resumindo: não tem música ruim.
Acompanhado por Masa Kohama (guitarra), LJ Holoman (piano e órgão), Cornelius Mims (baixo) e Omar Maxwell (bateria), Fantastic Negrito canta e toca piano e guitarra, completando uma banda que tem o balanço e a malandragem em seu DNA. Totalmente composto por Negrito e também produzido pelo músico, o disco traz ainda uma versão para "In the Pines (Oakland)", canção tradicional que o lendário bluesman Leadbelly gravou na década de 1940.
A voz de Fantastic Negrito vem carregada com doses generosas de feeling e possui um timbre arrepiante, intensificado pela forma sanguínea com que canta as letras, como se tudo saísse direto do seu coração. Instrumentalmente, há uma atualização inegável de um gênero bastante tradicional como o blues, que aqui ganha um ar mais moderno e contemporâneo, seja pelas batidas e ritmos ou pelos arranjos e timbres, todos conversando com o presente e jamais com o passado.
A tradição do delta do Mississippi voa direto e sem escalas para a década de 2010 em "Working Poor", enquanto "About a Girl" e "In the Pines (Oakland)" são doces irmãs siamesas. "Scary Woman" é o que o Outkast faria se fosse uma banda de blues, enquanto "The Nigga Song" é de uma profundidade e um feeling incríveis.
"The Last Days of Oakland" é uma obra de arte, que ganha status de clássico moderno do blues com o reconhecimento – justo, diga-se de passagem – dado pelo Grammy. Um disco espetacular e que qualquer pessoa que ama a música, como eu e você, deveria ter como CD de cabeceira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
Dave Mustaine homenageia o ator Chuck Norris, falecido nesta sexta-feira
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
O fenômeno britânico que é o atual ditador das regras do metal, segundo Lucas Inutilismo
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
A música dos anos 2000 que fala sobre manipulação e superou 1 bilhão no Spotify
O dia que John Lennon confidenciou segredo a Pelé no intervalo de sua aula de japonês
O desafio que Cazuza fez Paulo Ricardo cumprir para provar que não tinha medo de sua AIDS


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



