Sunnata: O peso da Polônia
Resenha - Climbing The Colossus - Sunnata
Por José Sinésio Rorigues
Postado em 30 de março de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não tem preço se deparar com uma banda de metal e perceber que, a partir daquele momento, ela será um de seus grupos favoritos. Você passa a ouvir as músicas da banda com a mesma sofreguidão de um ex-vegetariano comendo carne. Pois foi o que aconteceu comigo quando ouvi, pela primeira vez, o ótimo álbum Climbing The Colossus, da banda polonesa SUNNATA. A banda foi formada em 2013, o álbum em questão foi lançado em 2014, mas somente agora eu tive o privilégio de ouvi-lo, após descobrir, por acaso, a banda (uma pena também você se dar conta que se o mundo fosse um lugar justo, esta banda deveria ser tão famosa quanto qualquer KYPCK ou NEUROSIS da vida)
O som do SUNNATA é pesadão, soturno, sorumbático, arrastado e, na maior parte do tempo, lento (pelo menos neste álbum, já que a banda mostra uma sonoridade ligeiramente mais rápida e diversificada no segundo trabalho). Ou seja: é basicamente uma mistura de doom metal e sludge metal, havendo ainda evidentes pitadas de stoner metal. O negócio é bom demais! Se você é fã, assim como eu, de bandas como TANKOGRAD (também da Polônia), KYPCK (da Finlândia) e NEUROSIS (dos Estados Unidos), não deixe de conferir este álbum do SUNNATA. Um amigo meu disse que o som do SUNNATA é o que o ALICE IN CHAINS estaria fazendo se fosse uma banda não de grunge, mas de heavy metal. Difícil discordar.
O álbum Climbing the Colossus nos presenteia com 12 faixas. Contudo, cinco delas são faixas instrumentais, com menos de um minuto de duração, a meu ver, totalmente desnecessárias. Mas o som do grupo é tão bom que este "pecadinho" é perdoável. Este é o único "senão" do álbum. De resto, é só aquela sonzeira pesada e sorumbática que nos remete às bandas que já citei acima. Ao todo, o álbum totaliza mais de 50 minutos de duração.
Até agora, não consegui decidir qual é a minha faixa favorita. Todas são excelentes, exatamente o que eu espero de uma banda dentro do estilo dos caras. As faixas instrumentais são batizadas apenas com algarismos romanos; as demais são batizadas com nomes não-compostos (apenas uma palavra). Os nomes são curiosos, como "Asteroid", "Stalagmites", "Monolith" e "Fomalhaut" (nome da estrela mais brilhante da constelação de Peixe Austral, que, na maior parte do ano, aparece no céu do Hemisfério Sul). Deu para perceber que a temática abordada nas músicas dos sujeitos é variada. Segundo a própria banda, o eixo central de suas letras é a espiritualidade.
Uma informação adicional: os integrantes do SUNNATA já são velhos conhecidos no âmbito do cenário heavy metal polonês: todos eles eram integrantes da extinta banda SATELLITE BEAVER. Ou seja: basicamente, aquela banda mudou de nome. Mas continua sendo a banda que você deve conhecer.
Ah, já ia me esquecendo: após este álbum, o grupo lançou mais dois ótimos trabalhos, em 2016 e 2018. Taí uma banda que promete.
A formação do SUNNATA é:
DOB – Baixo
ROB - Bateria
GAD – Guitarra
SZY – Guitarra e vocal
Track List do álbum Climbing The Colossus
1. I 00:41 (instrumental)
2. Orcan 04:58
3. II 00:18 (instrumental)
4. Asteroid 03:48
5. Seven 07:05
6. III 0:43 (instrumental)
7. Path 7:47
8. Stalagmites 7:08
9. Monolith 06:38
10. IV 00:41 (instrumental)
11. Fomalhaut 09:38
12. V 00:54 (instrumental)
Nota: 9
Bandas similares:
KYPCK, da Finlândia
TANKOGRAD, da Polônia
NEUROSIS, dos Estados Unidos
TYPE O NEGATIVE, dos Estados Unidos
TRYPTIKON, da Suíça
THE FORESHADOWKING, da Itália
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
A crítica de fã a Bruno Sutter que foi tão embasada que ele aceitou e mudou postura
Titãs: o motivo pelo qual Arnaldo Antunes saiu da banda antes de "Titanomaquia"
Cinco formações que duraram pouco tempo, mas gravaram bons discos
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



