Cinco formações que duraram pouco tempo, mas gravaram bons discos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de maio de 2023
Existem formações que marcaram a história do metal e ajudaram o estilo a se tornar um fenômeno de popularidade. Quem não se lembra, por exemplo, do time clássico do Black Sabbath, que gravou oito discos memoráveis? Ou então, do quinteto que integrou o Iron Maiden de 1982 até 1990?
Pois bem, por outro lado, temos formações que não duraram tanto tempo, mas gravaram bons discos. E essas "escalações" são tema de mais uma lista, elaborada pelo redator Mateus Ribeiro.
Aperte o play e confira cinco formações que duraram pouco tempo, mas gravaram bons discos.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Iron Maiden (1981-1982)
Formação: Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Steve Harris (baixo) e Clive Burr (bateria)
Disco gravado: "The Number Of The Beast" (1982)
Após a saída de Paul Di'Anno, Steve Harris contratou Bruce Dickinson para ser o vocalista do Iron Maiden, que na época também contava com Dave Murray, Adrian Smith e Clive Burr. O quinteto gravou o maravilhoso "The Number Of The Beast", que foi lançado em março de 1982 e se tornou um dos maiores clássicos da história do heavy metal.
Apesar de todo o sucesso alcançado por "The Number Of The Beast", a formação que o gravou ficou pouco tempo unida, já que Clive Burr foi demitido no mesmo ano que o álbum foi lançado e Nicko McBrain entrou em seu lugar.
Black Sabbath (1980-1982/1991-1992)
Formação: Ronnie James Dio (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Vinny Appice (bateria)
Discos gravados: "Mob Rules" (1981) e "Dehumanizer" (1992)
O Black Sabbath não mudou de formação em seus dez primeiros anos de história, mas a partir de 1980, o RH da banda inventora do heavy metal ficou mais movimentado que maternidade nove meses depois do Carnaval. Um dos times que o Sabbath formou após a fase Ozzy era uma verdadeira seleção: Ronnie James Dio, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice.
O quarteto acima citado se reuniu em duas ocasiões e gravou ótimos trabalhos. Em ambas as ocasiões, o time se desfez após as saídas de Dio e Appice.
Dream Theater (1991-1995)
Formação: James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Kevin Moore (teclado)
Discos gravados: "Images And Words" (1992) e "Awake" (1994)
O vocalista canadense James LaBrie se tornou membro do Dream Theater em 1991 e gravou "Images And Words", melhor trabalho da banda e um dos maiores clássicos da história do metal progressivo.
James foi a voz de um competente time, composto pelos exímios instrumentistas John Petrucci, John Myung, Mike Portnoy e Kevin Moore. O quinteto ainda gravou o venerado "Awake", mas Kevin decidiu sair da banda e seguir sua vida profissional por outros caminhos.
Anthrax (1992-1995)
Formação: John Bush (vocal), Scott Ian (guitarra), Dan Spitz (guitarra), Frank Bello (baixo) e Charlie Benante (bateria)
Disco gravado: "Sound Of White Noise" (1993)
O Anthrax foi um dos principais expoentes da prolífica cena thrash metal estadunidense dos anos 1980 e lançou ótimos álbuns, como "Spreading The Disease" e "Among The Living". No início da década seguinte, a banda fez uma mudança ousada em sua formação, que interferiu na sonoridade: o vocalista John Bush, vindo do Armored Saint, entrou no lugar de Joey Belladona.
O som do Anthrax ficou mais moderno, com traços de groove metal e metal alternativo, como pode ser ouvido no excelente "Sound Of White Noise". Lançado em maio de 1993, o primeiro disco do Anthrax com John Bush nos vocais apresenta grandes músicas, com destaque para "Only", um dos maiores hits do grupo.
O guitarrista Dan Spitz, que fazia parte do Anthrax desde 1983, saiu da banda em 1995 e retornou dez anos depois para uma breve reunião, mas John Bush saiu e Belladonna retomou seu posto.
Megadeth (2000-2002)
Formação: Dave Mustaine (guitarra/vocal), Al Pitrelli (guitarra), David Ellefson (baixo) e Jimmy DeGrasso (bateria)
Disco gravado: "The World Needs A Hero" (2001)
É claro que o Megadeth iria aparecer na lista. O quarteto liderado por Dave Mustaine teve várias formações ao longo de sua história, com destaque para a clássica, que permaneceu unida até o final da década de 1990. Após as saídas do baterista Nick Menza (1998) e do guitarrista Marty Friedman (2000), o patrão do Megadeth recrutou Jimmy DeGrasso (ex-Suicidal Tendencies) e Al Pitrelli (ex-Savatage).
O talentoso quarteto gravou apenas o subestimado "The World Needs A Hero" e se separou em 2002, quando Mustaine decidiu acabar com a banda.
Para ouvir cinco músicas de cada disco citado na lista, acesse a playlist abaixo. Não esqueça de começar a nos seguir no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps