Sunnata: O peso da Polônia
Resenha - Climbing The Colossus - Sunnata
Por José Sinésio Rorigues
Postado em 30 de março de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não tem preço se deparar com uma banda de metal e perceber que, a partir daquele momento, ela será um de seus grupos favoritos. Você passa a ouvir as músicas da banda com a mesma sofreguidão de um ex-vegetariano comendo carne. Pois foi o que aconteceu comigo quando ouvi, pela primeira vez, o ótimo álbum Climbing The Colossus, da banda polonesa SUNNATA. A banda foi formada em 2013, o álbum em questão foi lançado em 2014, mas somente agora eu tive o privilégio de ouvi-lo, após descobrir, por acaso, a banda (uma pena também você se dar conta que se o mundo fosse um lugar justo, esta banda deveria ser tão famosa quanto qualquer KYPCK ou NEUROSIS da vida)
O som do SUNNATA é pesadão, soturno, sorumbático, arrastado e, na maior parte do tempo, lento (pelo menos neste álbum, já que a banda mostra uma sonoridade ligeiramente mais rápida e diversificada no segundo trabalho). Ou seja: é basicamente uma mistura de doom metal e sludge metal, havendo ainda evidentes pitadas de stoner metal. O negócio é bom demais! Se você é fã, assim como eu, de bandas como TANKOGRAD (também da Polônia), KYPCK (da Finlândia) e NEUROSIS (dos Estados Unidos), não deixe de conferir este álbum do SUNNATA. Um amigo meu disse que o som do SUNNATA é o que o ALICE IN CHAINS estaria fazendo se fosse uma banda não de grunge, mas de heavy metal. Difícil discordar.
O álbum Climbing the Colossus nos presenteia com 12 faixas. Contudo, cinco delas são faixas instrumentais, com menos de um minuto de duração, a meu ver, totalmente desnecessárias. Mas o som do grupo é tão bom que este "pecadinho" é perdoável. Este é o único "senão" do álbum. De resto, é só aquela sonzeira pesada e sorumbática que nos remete às bandas que já citei acima. Ao todo, o álbum totaliza mais de 50 minutos de duração.
Até agora, não consegui decidir qual é a minha faixa favorita. Todas são excelentes, exatamente o que eu espero de uma banda dentro do estilo dos caras. As faixas instrumentais são batizadas apenas com algarismos romanos; as demais são batizadas com nomes não-compostos (apenas uma palavra). Os nomes são curiosos, como "Asteroid", "Stalagmites", "Monolith" e "Fomalhaut" (nome da estrela mais brilhante da constelação de Peixe Austral, que, na maior parte do ano, aparece no céu do Hemisfério Sul). Deu para perceber que a temática abordada nas músicas dos sujeitos é variada. Segundo a própria banda, o eixo central de suas letras é a espiritualidade.
Uma informação adicional: os integrantes do SUNNATA já são velhos conhecidos no âmbito do cenário heavy metal polonês: todos eles eram integrantes da extinta banda SATELLITE BEAVER. Ou seja: basicamente, aquela banda mudou de nome. Mas continua sendo a banda que você deve conhecer.
Ah, já ia me esquecendo: após este álbum, o grupo lançou mais dois ótimos trabalhos, em 2016 e 2018. Taí uma banda que promete.
A formação do SUNNATA é:
DOB – Baixo
ROB - Bateria
GAD – Guitarra
SZY – Guitarra e vocal
Track List do álbum Climbing The Colossus
1. I 00:41 (instrumental)
2. Orcan 04:58
3. II 00:18 (instrumental)
4. Asteroid 03:48
5. Seven 07:05
6. III 0:43 (instrumental)
7. Path 7:47
8. Stalagmites 7:08
9. Monolith 06:38
10. IV 00:41 (instrumental)
11. Fomalhaut 09:38
12. V 00:54 (instrumental)
Nota: 9
Bandas similares:
KYPCK, da Finlândia
TANKOGRAD, da Polônia
NEUROSIS, dos Estados Unidos
TYPE O NEGATIVE, dos Estados Unidos
TRYPTIKON, da Suíça
THE FORESHADOWKING, da Itália
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
"Suas calças fediam"; Linda Ronstadt diz que The Doors foi destruída por Jim Morrison
O hit dos anos 2000 com letra mórbida que ultrapassou 1 bilhão no Youtube
A canção de Mark Knopfler para uma Rainha que foi arruinada por outro guitarrista lendário
A opinião de Noel Gallagher sobre o Pink Floyd: "Morreria feliz se escrevesse essa"

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



