Quarto Astral: Uma viagem através do som da banda
Resenha - Fenda Uni-Verso - Quarto Astral
Por Renan Soares
Postado em 26 de fevereiro de 2018
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Começo esse texto dizendo com toda a sinceridade do mundo que nunca fui lá muito fã de rock progressivo, pode ter uma banda ou outra que me agrade, mas no geral, está muito longe de ser um dos meus estilos favoritos. Mas, mesmo assim, sempre que me apresentam uma banda da vertente faço questão de dar aquela conferida.
E foi assim que conheci a banda pernambucana Quarto Astral, um colega me apresentou o som deles e eu resolvi dar uma conferida mais a fundo no seu trabalho. Então, decidi dar uma ouvida no disco mais recente deles, o "Fenda Uni-Verso", lançado em 2016.
Eis então minha opinião sobre o trabalho:
É um som peculiar de se ouvir, logo de início, na faixa de abertura "Tudo é Um", se estranha o riff de abertura que é uma coisa longa e sonoramente viajada. Mas, isso é uma característica da própria banda, antes mesmo de começar a ouvir o disco, se percebe que as músicas em sua grande maioria são de 5 minutos para cima, ou seja, o Quarto Astral é um grupo que procura trabalhar bem seus solos.
Mas uma coisa é fato, o instrumental da banda faz o ouvinte entrar em uma espécie de "transe", pois, eles tocam de uma forma que faz parecer que eles estavam bem "viajados" (entendam como quiserem) quando compuseram as músicas, e tentaram através disso levar aqueles que os ouvem nessa vigem junto com eles. Aliás, a própria temática de suas letras aborda questões de misticismo, naturalismo, conexão com o universo e todas as coisas ao seu redor, ou seja, coisas consideradas "viajadas" pela opinião popular.
Ao longo das músicas, percebe-se claramente no som do trio uma forte influência do rock psicodélico dos anos 60 e 70, e também alguns elementos do jazz, o que é um ponto positivo principalmente para os mais saudosistas que curtem um som mais antiquado.
Na segunda faixa encontramos um ponto negativo do álbum, que é a música "Visões", sendo ela completamente instrumental. Ao meu ver, a música parece uma longa intro perdida no meio do disco e feita de forma incompreensível, e o fato dela durar mais de três minutos também não ajuda.
Fora isso, todas as outras faixas se mostram de bastante qualidade e agradável para os ouvidos, sendo as de mais destaques em minha opinião, a "Força Vital" e o single "Terráqueos".
No geral, Quarto Astral é uma banda legal de se ouvir, tecnicamente eles têm qualidade, mas, não é um som para qualquer ouvido, pois, suas longas músicas, com seus longos solos e riffs viajados podem soar cansativo para alguns. Mas claro que para os fãs da vertente progressiva isso não será nenhum empecilho.
Mas, a melhor dica para aqueles que se arriscarem no som deles é estar na mesma vibe que eles e se deixar levar pela música, podendo até ser uma coisa relaxante.
TRACKLIST:
1- Tudo é Um
2- Visões
3- A Passagem
4- O Contato
5- Terráqueos
6- They Are Among Us
7- Força Vital
8- Universe in Flames
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O hábito do Ace Frehley que colocava equipe do Kiss em risco de ir em cana
Como (e por que) Adrian Smith saiu do Iron Maiden em 1990, segundo Nicko McBrain


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



