Gwar: O legado de Oderus Urungus se mantém vivo
Resenha - Blood of Gods - Gwar
Por Marcelo Hissa
Postado em 03 de janeiro de 2018
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A troca de vocalista é um dos momentos mais atribulados de qualquer banda, afinal o frontman é um dos maiores elementos de identificação da banda, é o maestro que dá a cara ao público. O Gwar teve que passa por esse processo após o falecimento de Oderus Urungus em 2014. Eis que em 2017, depois de um hiato de 4 anos, o grupo lança o primeiro álbum sob a nova direção do baixista Blothar The Berserker.
A reestruturação não mudou a veia cômica do Gwar, mas rebuscou no peso, The Blood of Gods tem a vibração intensa do metal adicionada a sedução grudenta do Hard Rock. Algumas músicas tem um pegada mais tradicional como a abertura War On Gwar e a Viking Death Machine que pelo peso do baixo lembra o um Mothorhead mais radiofônico. Outras investem no peso Thrash como a The Sordid Soliloquy of Sawborg Destructo, a Crushed by the Cross e a empolgante Auroch. De diferente temos a El Presidente com instrumentos de sopro dando o clima festivo a música.
Destaque ainda para Phantom Limb, uma bela homenagem a Oderus Urungus, em tom mais sério ouve-se o choro do palhaço em linhas como "The hammer so heavy, The work is so hard, The chains that bound us together, Left us all scarred, The burden is greater, Since we lost your voice" e "Will you ever scream again? Your battle hymn, I can feel you". O cover do AC/DC não reinventa a roda e nem mata de tédio, na realidade é mais uma autoafirmação para os que desacreditaram o GWAR: If You Want Blood (You Got It).
Diante do fato de investir muito no visual-espetáculo a música do Gwar por vezes é subestimado. Para quem pressumia que a banda sucumbiria após o falecimento de Oderus Urungus, o Gwar sacode a poeira e dá o sangue para manter o legado musical de Oderus Urungus vivo e cheio de qualidade.
TrackList
1. War on GWAR 07:21
2. Viking Death Machine 04:16
3. El Presidente 04:22
4. I'll Be Your Monster 03:10
5. Auroch 04:06
6. Swarm 04:33
7. The Sordid Soliloquy of Sawborg Destructo 04:08
8. Death to Dickie Duncan 03:40
9. Crushed by the Cross 03:57
10. Fuck This Place 05:08
11. Phantom Limb 06:10
12. If You Want Blood (You Got It) 05:06
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Lamb of God anuncia extensa turnê norte-americana em 2026 com line-up brutal de apoio
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Ao falar sobre incidente com Frejat e Kravitz, Regis Tadeu chama a atenção para algo importante
O solo de Jimmy Page que Robert Plant odiava: "Você começa a parecer um pouco idiota"
A atitude de Gene Simmons que fazia Scorpions sentir nojo quando abria shows do Kiss
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



